Translate

VOCÊ PEGA UMA COISA E TRANSFORMA EM OUTRA. NÃO É APENAS RECICLAGEM, É ARTE!

Desde a pré-história, a arte sempre teve um sentido transformador, que não precisa de justificativas.
Esta para confundir, perturbar, provocar e incitar o espectador... um convite a reflexão sobre questões filosóficas e cotidianas.


A finalidade do blog é :
A experiência da resignificação, de somar conhecimentos sobre a matéria que está sendo tratada. Especialmente aquelas que são complexas em locomover o objeto de estudo ao laboratório, por exemplo, na Astronomia. A observação junto com a experimentação, fazem parte de um método científico que trabalha de maneira complementária e permite realizar a verificação empírica dos fenômenos.

É a resignificação da mente humana.

É a simplicidade e complexidade em um mesmo trabalho, transcendendo os limites físicos e lúdicos.

A RECICLAGEM MATERIAL , NÃO É A FINALIDADE DO BLOG.

E frente a resignificação no que concerne a conscientização ambiental:

A relação consumista precisa ser reeducada,pois a raiz de impactos sociais e ambientais é o consumo desenfreado, desequilibrado e descarte inadequado!

O consumo consciente ajuda a diminuir impactos negativos no meio em que vivemos.
Precisa-se ressignificar os pensamentos e conscientizar da vida em coletivo; conciliar o meio social e o natural ; e reavaliar a aprendizagem humana na perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.


SUSTENTABILIDADE NÃO É SÓ MEIO AMBIENTE. TEM A VER COM LEGADO E RELAÇÕES HUMANAS. É um ato de civilidade, faz parte de uma harmonia social que demonstra respeito pelo próximo e torna a sociedade mais justa.

Renata Bravo
brincadeirasustentavel@gmail.com

Muito obrigada aos visitantes

Seguidores

"Ludus est necessarius ad conversationem humanae vitae."

[O brincar é necessário para a vida humana.]

São Tomás de Aquino

quinta-feira, 26 de março de 2015

Xadrez gigante - 4º ano ensino fundamental

Nesta atividade, desenvolvida em uma aula de Ed. Física, o xadrez foi utilizado como recurso lúdico para propiciar momentos de integração e ajudar o aluno a ser mais receptivo ao conhecimento.

Desse modo, a idéia do xadrez gigante, surgiu como forma de estimular os alunos a praticar um esporte, que auxilia na concentração e na disciplina.

Peças gigantes de xadrez, ganharam formas pelas mãos dos alunos do 4º ano.

A confecção do jogo durou três meses, com a busca de 100 garrafas pet, matéria prima para o jogo.

Ao mesmo tempo em que arrecadavam as garrafas, os alunos realizavam pesquisas sobre as regras, as movimentações e a história do jogo, bem como todas as possibilidades estratégicas que o mesmo proporciona.

Outra vantagem alcançada foi a oportunidade de mesclar a questão ambiental com o raciocínio lógico do jogo. Se depararam com o reflexo do consumo desenfreado, e deram valor aos materiais reutilizáveis, procurando fazer um descarte mais adequado, na medida do possível.

A confecção das peças teve um custo mínimo, porque se vale de garrafas pet, montadas sobre 16 moldes plásticos.

Leia mais:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.