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VOCÊ PEGA UMA COISA E TRANSFORMA EM OUTRA. NÃO É APENAS RECICLAGEM, É ARTE!

Desde a pré-história, a arte sempre teve um sentido transformador, que não precisa de justificativas.
Esta para confundir, perturbar, provocar e incitar o espectador... um convite a reflexão sobre questões filosóficas e cotidianas.


O propósito do blog é: a experiência da ressignificação, de somar conhecimentos sobre a matéria que está sendo tratada. Especialmente aquelas que são complexas em locomover o objeto de estudo ao laboratório, por exemplo, na Astronomia. A observação junto com a experimentação, fazem parte de um método científico que trabalha de maneira complementária e permite realizar a verificação empírica dos fenômenos.

É a ressignificação da mente humana.

É a simplicidade e complexidade em um mesmo trabalho, transcendendo os limites físicos e lúdicos.

A RECICLAGEM MATERIAL , NÃO É A FINALIDADE DO BLOG.

E frente a ressignificação no que concerne a conscientização ambiental:

A relação consumista precisa ser reeducada,pois a raiz de impactos sociais e ambientais, é o consumo desenfreado, desequilibrado e descarte inadequado!

O consumo consciente ajuda a diminuir impactos negativos no meio em que vivemos.
Precisa-se ressignificar os pensamentos e conscientizar da vida em coletivo; conciliar o meio social e o natural ; e reavaliar a aprendizagem humana na perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.


SUSTENTABILIDADE NÃO É SÓ MEIO AMBIENTE. TEM A VER COM LEGADO E RELAÇÕES HUMANAS. É um ato de civilidade, faz parte de uma harmonia social que demonstra respeito pelo próximo e torna a sociedade mais justa.

Renata Bravo
brincadeirasustentavel@gmail.com
ORAI E VIGIAI

Bem vindo e muito obrigada pela visita!

Plasticidade quer dizer MOLDÁVEL. Ter capacidade de se transformar, é uma das características do nosso sistema nervoso. A plasticidade neural é uma propriedade intrínseca do ser humano que acontece durante a aprendizagem ou durante as mudanças compensatórias causadas por uma lesão. Até pouco tempo acreditava-se que a plasticidade existia somente na infância, ou seja, enquanto o cérebro não teria se formado completamente. Atualmente sabe-se que milhares de neurônios são criados diariamente também no cérebro adulto, gerando mudanças contínuas durante toda a vida.

A arte é perfeita,
é moldável ,
é alcançável,
é transformadora.

Natação para crianças

A importância da natação formativa para crianças
A prática da natação formativa trás diversos benefícios às crianças no dia a dia, tornando-se uma excelente ferramenta de educação. Através da linguagem corporal, as crianças expressam seus sentimentos, pensamentos e emoções. A estimulação motora e vivência de novos movimentos ajudam a criança a conhecer seu corpo e auxiliam na comunicação e desenvolvimento da linguagem.
As aulas infantis de natação, são ricas em movimentos e experiências aquáticas que ajudam no desenvolvimento das crianças, principalmente na faixa etária de 4 a 6 anos em que elas já tem movimentos mais coordenados.
A variação de movimentos na água aumentam o repertório motor da criança, através da natação ela adquire sincronismo de movimentos de pernas e braços de forma alternada e simultânea, controle da respiração, consciência das posições de seu corpo e do espaço que ele ocupa dentro da água, facilitando seu deslocamento. Na água devem ser desenvolvidas as habilidades aquáticas e autonomia de deslocamento, devemos enfatizar as atividades e exercícios de sobrevivência na piscina, ou seja, a criança ao cair na piscina, terá condições de deslocar-se até um local de apoio com segurança.
Iniciamos o aprendizado dos nados com o trabalho de pernas, o movimento deve ser continuo e propulsivo para encaixarmos a movimentação de braços com apoio e logo após a respiração, coordenando todo o nado. Os deslocamentos podem começar com pequenas distâncias nadadas e serem aumentados de acordo com a melhora dos movimentos e propulsão das crianças.
Brinque nas aulas, um movimento de perna, pode virar um tubarão, um foguete, um avião, faça da aula um espaço de aprendizado e lazer. A ludicidade deve estar sempre presente nas aulas, brincando durante a aula a criança equilibra o aprendizado dos nados com o prazer. Podemos desenvolver a ludicidade através de brincadeiras de faz-de-conta, personagens que as crianças tenham identificação, jogos e histórias contadas.
Enfim, nadar contribui para o desenvolvimento físico, social e cognitivo da criança, auxiliando no equilíbrio de suas atividades cotidianas e na sua formação como indivíduo.
Gustavo Borges

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