Este trabalho teve como temática a importância do brincar na educação infantil para
a psicomotricidade e foi desenvolvido em uma sala de aula do Maternal II de um
Centro Educacional.
O estudo
apresentado só foi possível após observar 18 alunos de 02 a 03 anos da supracitada
sala de aula, diagnosticando assim, várias dificuldades do brincar na educação para
a Psicomotricidade, levando em consideração que a estimulação deve acontecer de
forma apropriada perante bases fundamentais para a composição emocional, física e
social. Observou que todos os educandos de acordo com a faixa etária têm direito a
uma educação de qualidade e acesso ao conhecimento, pois, para que o
aprendizado ocorra é necessário respeitar os diferentes estágios do
desenvolvimento infantil, sendo importante que os professores analisem as suas
ações pedagógicas, para atuar de acordo com as obrigações educacionais de cada
educando. Assim, o estudo em destaque identificou nos alunos as dificuldades
encontradas no processo da psicomotricidade que são essenciais para o pleno
desenvolvimento da criança e diante da fundamentação teórica buscou subsídios
para que esta problemática fosse solucionada, demonstrando as ações que foram
utilizadas na prática.
Atividades trabalhadas
COORDENAÇÃO MOTORA FINA:
• Modelagem com massinhas;
• Trabalhos com objetos pequenos como pinças;
• Traçar por cima do pontilhado
• Ligar os pontos; • Contornar objetos.
PESSOAL - SOCIAL:
• Demonstrar respeito por si próprio e outro as
pessoas;
• Organizar e arrumar os materiais
• Preservar os espaços e deixá-los em condições de
serem usados por outras pessoas;
• Fazer uso de expressões que se referem à
saudação, agradecimento;
• Respeitar o próximo e as diferenças físicas,
sexuais, sociais, raciais e étnicas
• Colaborar nas atividades realizadas na sala de aula;
• Capacidade em interagir e cooperar com os
colegas;
• Respeitar e esperar a vez para falar;
• Criar o hábito de ouvir o próximo;
• Compartilhar os materiais com os colegas.
O brincar é o fundamental meio para a aquisição da aprendizagem da
criança, ao qual desenvolve gradualmente os conceitos voltados para o
aprimoramento de conhecimentos e que estão interligados com o seu convívio.
Assim, no estudo em destaque foram abordados através da Fundamentação
Teórica, conceitos sobre o tema através de alguns autores renomados, destacando
a importância do brincar na educação infantil diante dos processos educacionais,
sendo a base que formará autoconceito de si e do próprio mundo. Mesmo diante de
muitos métodos há vários problemas no decorrer desse processo e o professor,
juntamente com a equipe de profissionais que fazem parte do ambiente escolar,
podem ajudar para o bom desenvolvimento do educando.
Assim, diante do diálogo realizado com os pais e responsáveis, foi
compreendido os problemas encontrados diariamente no espaço escolar. Esse
momento com os pais e responsáveis foi muito importante, pois, na maioria das
vezes, esse encontro acontece somente no ato da matrícula, onde não podem faltar
no serviço por trabalharem na diária e, assim a falta de interação entre as famílias e
a escola acaba prejudicando o processo educacional perante o desenvolvimento das
crianças.
Um dos fatores que prejudicam o pleno desenvolvimento das crianças é o
vício por bebidas, cigarros e até outros tipos de drogas que alguns pais possuem, e
acabam perdendo a noção de suas responsabilidades com seus filhos. Diante das
observações realizadas foi verificado que a maioria das crianças sofre agressões em
casa por familiares, ou chegam ao Centro em estado precário tanto no que diz
respeito a sua higiene quanto na alimentação e assim, acabam exigindo do Centro de Educação Infantil o que não conseguem em casa, ou seja, carinho,
proteção, atenção, alimentação.
Assim, diante do brincar a professora proporcionou o processo da
aprendizagem, onde as crianças adquiriram experiências diante da troca de
informações despertando o senso crítico e aprimorando seu pleno desenvolvimento.
Assim, foi possível verificar que o os alunos do maternal II de um Centro de Educação Infantil não possuíam total habilidade básica para a Psicomotricidade, assim foram
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trabalhadas as áreas direcionadas para a Psicomotricidade, sendo desenvolvidas
em dupla ou quando necessária desenvolvida individualmente.
No ambiente escolar, a professora interagiu os temas abordados com o que
os alunos conheciam diante do seu meio social, pois assim, as crianças aprendem
melhor um conteúdo quando já conseguem dominar os anteriores e a troca de
conhecimento entre o aluno e o professor também favorece tal aprendizagem.
Assim, após as atividades desenvolvidas as crianças tiveram a área
psicomotora aprimorada, sendo considerado um instrumento importante que auxilia
na promoção da prevenção e intervenção, ao qual proporciona resultados positivos
diante de dificuldades no que diz respeito ao processo de aprendizagem.
Diante das leituras e das observações realizadas ficou evidente que quando
a criança é estimulada a explorar, sentir e experimentar, será capaz de construir sua
própria aprendizagem funcionando como uma fonte de estímulos para desenvolver
sua capacidade criativa.