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sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

A história "A Lagarta Comilona" - The Very Hungry Caterpillar - é uma história infantil de Eric Carle que conta a transformação de uma lagarta em borboleta.


Sinopse

A lagarta come de tudo, até as páginas de um livro, e se torna grande e gorda. Ela constrói um casulo e fica lá dentro por mais de duas semanas. Ao sair, a lagarta se transforma em uma borboleta.

The Very Hungry Carterpillar é um daqueles livros que toda criança precisa conhecer e, se considerarmos o cenário de aprendizagem do inglês, ele se torna ainda mais especial. O livro conta a história de uma pequena lagarta, desde o dia em que ela saiu de seu ovo e muito faminta começou a se alimentar, até o dia em que se torna uma linda borboleta. Em termos de possibilidades de exploração de vocabulário temos os dias da semana, os números, as frutas (e outros alimentos), os conceitos de tiny, small e big, e é claro, o fascinante ciclo de vida da borboleta.

Objetivos educacionais

A história pode ser usada para trabalhar diversos aspectos do desenvolvimento infantil, como:

Linguagem,
Expressão corporal,
Habilidades numéricas,
Expressão gráfica,
Noção temporal,
Dia e noite,
Ciclo da borboleta,
Cores,
Quantidade,
Alimentação saudável.

Através da história “Uma Lagarta Muito Comilona”, as crianças podem ser envolvidas em atividades que abordam diversos aspectos do desenvolvimento infantil, como linguagem, expressão corporal, habilidades numéricas e expressão gráfica.





A lenda do Pé Grande


Pode ser trabalhada na educação infantil de forma interativa, estimulando a curiosidade e o respeito pela diversidade cultural.

Como trabalhar a lenda do Pé Grande na educação infantil?

Ler histórias sobre o Pé Grande
Fazer atividades lúdicas que envolvam a identificação e localização dos pés no corpo
Explorar diferentes texturas e materiais que provocam sensações nos pés
Brincar de caçar o Pé Grande em cenas do livro "Encontre o Pé Grande"

O que é a lenda do Pé Grande?

O Pé Grande, também conhecido como Sasquatch, é uma figura lendária que é descrita como um macaco humanóide
A lenda do Pé Grande é contada há mais de 200 anos
O Pé Grande ganhou fama mundial em 1951, quando o alpinista britânico Eric Shipton publicou fotografias de pegadas humanoides
Os primeiros relatos sobre o Pé Grande remontam a 1924, em Washington, nos Estados Unidos
O Pé Grande é conhecido como Yeti ou Abominável Homem das Neves no Tibet, Mapinguari na Amazônia e Yowie na Austrália

Os pintinhos não nascem todos no mesmo dia, pois o período de incubação dos ovos de galinha dura 21 dias

Como ocorre o desenvolvimento dos pintinhos? 

Nos primeiros dias, formam-se o aparelho digestivo, o sistema nervoso e os olhos

Até o segundo dia, formam-se os vasos sanguíneos e o coração

Até o terceiro dia, começam a formar-se as narinas

Até o quarto dia, começam a formar-se a boca e a língua

Aos cinco dias, formam-se o estômago verdadeiro (proventrículo) e o estômago mecânico (moela)

Aos seis dias, começa a formar-se o bico

Aos sete dias, o abdome se torna saliente devido ao desenvolvimento das vísceras

Aos oito dias, começam a formar-se as penas

Como cuidar dos pintinhos recém-nascidos?

A temperatura interna dos pintinhos deve estar entre 40°C e 40,6°C 

Nos primeiros 30 dias de vida, os pintinhos devem receber uma alimentação que contenha pelo menos 21% de proteína bruta 










Projetos

Realizar atividades de experimentação com ovos variados 

Fazer um portfólio com animais que botam ovos, como pintinho, codorna e tartaruga 

Pintar e colar uma galinha com casca de ovo e palha de milho 

Montar um ninho de palha e colocar pintinhos e uma galinha feitos de caixa de ovo 

Atividades 

Comparar ovos crus e cozidos

Descascar ovos e pintá-los

Pintar a gema com a cor amarelo ouro e colar em uma folha de acetato transparente

Colocar gesso dentro das cascas de ovos vazias e pintá-los

Comparar o tamanho do ovo de galinha com o do ovo de avestruz

Leitura de livros

Ler livros de histórias sobre os animais que botam ovos 

Ler o livro "Era uma vez um ovo", que conta a história de um pintinho que sai da casca e vira galinha 

Conhecimentos que podem ser desenvolvidos Conhecer diferentes texturas e sensações, Desenvolver a coordenação motora fina, Desenvolver a imaginação e criatividade, Desenvolver a percepção sonora. 





quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Brinque com argila com os alunos e propicie uma experiência riquíssima

A argila por ser uma material maleável e fluído, permite a criança a ter um maior contato com os sentidos, liberar seus movimentos, desenvolver a percepção, a psicomotricidade: fatores importantes na sua formação.










Para ensinar o sistema de numeração decimal para a educação infantil, pode-se utilizar:

Jogos e atividades que estimulem a contagem

Material dourado 10 barras formam uma placa, 10 placas formam um cubo, Representar números com o material dourado.

Jogos
Jogos de tabuleiro
Brincadeira de blocos, separando formas e tamanhos
Arremesso de bolinha do balde e depois contar quantas cada um acertou

Atividades

Orientar a escrita na tira dos números que a criança conhece, de um em um
Colar novas tiras às anteriores e enrolar no palito
Caminho com trilhas e números, no qual os números são sorteados e a criança conta quantas casos usará

Objetivos

Estimular a contagem
Permitir que os alunos pensem sobre sequências numéricas
Refletir sobre a qualidade do que está sendo proposto para os alunos
Propor atividades que permitam aos alunos colocar em jogo hipóteses e a revisão e a reconstrução de novos conhecimentos



A pintura é uma atividade sensorial que pode ser feita com bebês a partir dos 6 meses

Ela estimula os sentidos, a coordenação motora, a percepção das cores e a criatividade.

Benefícios da pintura

Desenvolve a comunicação, pois ajuda as crianças a expressar sentimentos
Estimula a criatividade, pois a expressão artística está ligada à imaginação
Desenvolve o raciocínio lógico
Forma memórias e lembranças felizes
Aproxima a família

Como fazer pintura com bebês

Pode-se usar tinta comestível
Pode-se fazer uma impressão das mãos do bebê
Pode-se fazer um painel colorido para pintar sem fazer sujeira
Pode-se fazer um desenho com a tampa da caneta na bandeja de isopor
Pode-se passar o rolinho de tinta em toda a bandeja de isopor e pressionar no papel

Considerações importantes

Quanto mais natural a tinta for, mais segura será a atividade
É importante expor as crianças a diversas formas de arte

O jacaré pode ser utilizado na educação infantil para estimular a curiosidade, a imaginação, a socialização, a cooperação e o respeito aos animais

Objetivos

Desenvolver o conhecimento sobre os jacarés
Compreender como os jacarés nascem
Trabalhar o brincar como forma de aprendizagem
Pesquisar a cadeia alimentar dos jacarés
Conscientizar-se sobre a importância de respeitar os animais

Atividades

Ler histórias sobre jacarés, Dramatizar histórias sobre jacarés, Trabalhar com músicas sobre jacarés, Explorar corporalmente com o jacaré, Brincar de faz de conta com o jacaré.

Benefícios

Estimular a imaginação e a curiosidade

Desenvolver habilidades motoras e cognitivas
Estimular a socialização e a cooperação
Aprender sobre regras de convívio, respeito e a importância de cuidar do outro
Desenvolver a capacidade de imitar, imaginar, representar sem medo da imposição do adulto
Aprender a entender e internalizar regras no mundo em que está inserida

Os jacarés lúdicos sempre encantaram, seja através das músicas, brinquedos e brincadeiras.

Vamos aprender um pouco mais sobre a vida deste réptil.

Objetivo Geral: Investigar os jacarés, para conhecer os benefícios e riscos que eles oferecem aos os seres humanos.

Objetivos Específicos: Desenvolver o conhecimento sobre os jacarés;

Compreender como os jacarés nascem;

Trabalhar o brincar como forma de aprendizagem;

Pesquisar a cadeia alimentar dos jacarés;

Conscientizar-se sobre a importância de respeitar os animais.

Metodologia:

Conversações dirigidas nas rodinhas de conversa;

Hora do conto com materiais alternativos referente ao tema;

Jogos e brincadeiras;

Modelagem com massinha de modelar;

Recorte e colagem;

Roda de música;

Interpretações de textos;

Confecção de móbiles;

Construção do ninho do jacaré;

Observar e participar do “nascimento” dos jacarés.

Representação gráfica;

Construção do lago do jacaré;

Confecção de gráfico;

Observação de vídeos sobre os jacarés;

Pesquisa sobre os jacarés no Chromebook.

Resultados alcançados:

Compreender que o projeto é de suma importância, pois ele nos ensina o respeito que devemos ter com a flora e fauna, respeitando o habitat dos animais, bem como o próprio animal.

Conclusão: Além de conhecer os jacarés, o projeto envolverá a natureza, os cuidados com o meio ambiente, o respeito com os animais, a importância de mantê-los em seu habitat natural, nos tornando ao longo do trabalho agentes de cuidado, onde juntos vamos poder divulgar o respeito e cuidado com a fauna e flora.

A pintura com carimbo e o recorte são atividades que podem ser usadas na educação infantil para desenvolver habilidades como a coordenação motora, a criatividade e a concentração

Pintura



Desenvolve a criatividade, imaginação, concentração e atenção

Estimula a coordenação motora

Proporciona momentos de manuseio com tintas

Permite conhecer o próprio corpo e suas possibilidades

Aguça a percepção das crianças

Recorte

Desenvolve a motricidade, a noção de espaço, lateralidade, direção e equilíbrio
É um exercício que precede a alfabetização
Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, concentração, criatividade, integração de conceitos, fortalecimento da confiança, socialização e cooperação


Atividades com pintura e recorte
Desenhar uma figura geométrica, recortar, fazer várias linhas na parte de trás da figura e colar as partes sobre a folha de base
Mergulhar objetos do cotidiano na tinta e pressionar no papel
Misturar tintas para criar novas cores




Na educação infantil, é importante ensinar os símbolos nacionais para que as crianças desenvolvam um senso de identidade e pertencimento à nação

 


Objetivos 

Identificar os principais símbolos nacionais e seus significados
Valorizar as diferenças culturais
Estimular a comunicação e a expressão artística
Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica
Promover o respeito e o patriotismo

Atividades 
Cantar o Hino Nacional, Aprender sobre o significado da Bandeira, Realizar atividades lúdicas que envolvam a exploração dos símbolos, Desenvolver trabalhos manuais, Ler e colorir textos sobre o Hino Nacional. 

Importância
A familiaridade precoce com os símbolos nacionais aprimora a compreensão da cultura e história do país 
Contribui para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e engajados com o bem-estar da sociedade e do país 
Promove o desenvolvimento cognitivo e emocional integral das crianças 

Os símbolos nacionais do Brasil são: 
Bandeira Nacional, Hino Nacional, Armas Nacionais, Selo Nacional. 


Na educação infantil, é possível falar sobre bombeiros para ensinar sobre segurança, cidadania, primeiros socorros e valores como solidariedade e coragem

O que dizer sobre bombeiros?

Os bombeiros são profissionais que protegem as pessoas e o patrimônio de perigos como incêndios.
Os bombeiros são vistos como heróis que arriscam a vida para salvar outras pessoas.
Os bombeiros são exemplos de valores como solidariedade, coragem e compromisso com a comunidade.

Atividades com bombeiros na educação infantil

Visitar o Corpo de Bombeiros
Desenhar ou escrever sobre o que foi aprendido
Participar de projetos como o Bombeiro Mirim
Brincar com brinquedos que representem a atuação dos bombeiros

Objetivos das atividades

Desenvolver a capacidade de perceber que as ações têm efeitos nas outras pessoas
Demonstrar atitudes de solidariedade e cuidado
Expressar sentimentos, desejos e ideias
Ampliar conhecimentos e experiências
Estimular o interesse pela vida social
Contribuir para a convivência na sociedade
Alertar para possíveis acidentes








O agogô é um instrumento musical afro-brasileiro que pode ser usado na educação infantil para trabalhar a coordenação motora, o ritmo e a percepção sonora.

Objetivos Desenvolver a coordenação motora e rítmica, Desenvolver a percepção sonora, Desenvolver o cognitivo, Aprender a criar sons com instrumentos musicais, Aprender a acompanhar ritmos de música.

Como usar o agogô na educação infantil
O agogô pode ser usado para marcar o pulso e conduzir o ritmo
O agogô pode ser usado para criar sons e acompanhar ritmos de música
O agogô pode ser usado para trabalhar a consciência corporal
O agogô pode ser usado para que as crianças compreendam seus limites físicos e reconheçam suas habilidades

Características do agogô

O agogô é um instrumento musical afro-brasileiro com duas campânulas de ferro
O agogô é percutido por vareta de metal ou madeira
O agogô é muito popular em melodias de forró, samba e em rodas de capoeira
O agogô é tocado em festas e rituais religiosos, principalmente nas crenças afro-brasileiras

O movimento de pinça é uma habilidade que ajuda a criança a segurar objetos pequenos com os dedos polegar e indicador.

É fundamental para o desenvolvimento motor e cognitivo, e está relacionado com a escrita, desenho e manipulação de objetos.

Importância do movimento de pinça
Ajuda a criança a pegar o lápis, Estimula a coordenação motora fina, Desenvolve a destreza manual, Favorece a concentração.

Atividades que desenvolvem o movimento de pinça

Brincadeiras com massinha de modelar
Montagem de quebra-cabeças
Trabalhos manuais com colagem
Rasgar papéis
Pintar com algodão e pinça
Construção com palitos de picolé

Desenvolvimento do movimento de pinça

O movimento de pinça começa a se desenvolver por volta dos 8 ou 9 meses de idade
Inicialmente, o movimento é desajeitado, mas aos poucos se torna mais preciso

Importância da escrita minúscula

A letra minúscula é importante para a escrita, pois permite que a criança identifique hastes descendentes e ascendentes.






Origami, formas e colagem em 3D

Essa atividade pode ser realizada apenas com cores primárias, para adicionar outro conceito.


- Identificação de linhas retas e curvas: uma atividade lúdica para desenvolver a coordenação motora dos nossos pequenos

- O material concreto desenvolve o raciocínio do aluno estimulando o pensamento lógico matemático, na construção de esquemas conceituais dando contornos e significados. É por meio dessas interações com o meio físico e social, que a criança constrói seu conhecimento.


Meio ambiente de forma lúdica na educação infantil

Promover brincadeiras educativas

As brincadeiras educativas também podem ser uma forma divertida de ensinar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. Algumas opções são: construção de brinquedos com materiais recicláveis, jogos sobre reciclagem e cuidado com a natureza, entre outras.

Atividades para o Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil
Crie objetos com materiais recicláveis.
Conte histórias sobre a natureza.
Faça uma horta.
Incentive uma apresentação teatral.
Faça um jogo sobre mudanças de hábitos.
Desenvolva um projeto de coleta seletiva.
Faça experimentos ecológicos.


Elabore com seus alunos, uma floresta com rolinhos de papelão


 

Atividades sobre soldados na educação infantil podem ser lúdicas e interativas, e têm como objetivo valorizar o profissional do exército e a importância dele para o país

Em homenagem a esse dia, os alunos da Educação Infantil fizeram um lindo chapéu e marcharam como soldados. O objetivo principal era visar a importância desse profissional para nossa pátria e valorizá-lo.

Atividades

Roda de conversa e desenho de soldados,

Marcha dos soldados,

Fazer chapéus de soldado,

Atividades de arte com materiais reutilizáveis.

Como fazer atividades sobre soldados?

O Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto, pode ser celebrado na Educação Infantil com atividades lúdicas que valorizem o trabalho dos soldados.

Ensinar as crianças sobre as missões dos soldados

Marchar como soldados

Começar com uma roda de conversa para que as crianças compartilhem o que sabem sobre soldados

Apresentar imagens de soldados em diferentes situações

Propor que as crianças desenhem o que entenderam sobre a profissão

Ensinar comandos simples como “marche”, “pare” e “vire”

Organizar uma marcha ao som de uma música militar

Propor que as crianças façam chapéus de soldado

Propor atividades de arte com materiais reutilizáveis

Objetivos

Entender que os soldados ajudam a proteger o país

Valorizar o profissional do exército e a importância dele para o país

Desenvolver a capacidade de seguir instruções

Desenvolver a criatividade

Desenvolver a capacidade de participar ativamente

Sobre o Dia do Soldado
O Dia do Soldado é uma homenagem a Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, que nasceu em 25 de agosto de 1803. Os soldados têm como responsabilidade ajudar a proteger o país, socorrendo as pessoas em desastres naturais e ajudando em missões de paz pelo mundo.


A brincadeira de bolinha de gude na educação infantil estimula a coordenação motora, a concentração, a agilidade e a atenção das crianças. Além disso, favorece a socialização e o trabalho em grupo.



Objetivos da brincadeira

Desenvolver a coordenação motora fina
Estimular a criatividade
Explorar diferentes técnicas artísticas
Incentivar a percepção visual
Reconhecer cores
Fortalecer os laços entre as crianças
Desenvolver a capacidade de concentração

Como brincar

Traçar pequenos círculos com giz ou fita adesiva no chão
Cada círculo representará um "buraco"
Os alunos formam uma fila e, um de cada vez, tentam acertar a bolinha de gude dentro de um dos buracos
Aquele que conseguir, ganha a bolinha de gude
No final do jogo, aquele que tiver mais bolinhas de gude ganha

Variações do jogo

Desenhar as linhas de arremesso
Fazer buracos do tamanho de um punho, com o salto do sapato

Considerações

O professor deve circular entre os alunos, orientando e auxiliando aqueles que tiverem mais dificuldades

Capoeira

A capoeira é uma excelente atividade física e de uma riqueza sem precedentes para ajudar na formação integral do aluno. Ela atua de maneira direta sobre a criança, nos aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor.

A sua riqueza está nas várias formas de ser contemplada na escola, onde o aluno, através de sua prática ordenada, poderá assimilá-la e, assim, atuar nas linhas com as quais mais se identificar.

Socialmente, é muito rica, pois a criança está sempre brincando, se desenvolvendo e ajudando o amigo a crescer.

Por meio dos movimentos rápidos da capoeira, é possível controlar a agressividade e proporcionar harmonia entre o corpo e a mente


A capoeira na educação infantil pode trazer vários benefícios para o desenvolvimento das crianças, como a coordenação motora, a autoconfiança e o pensamento crítico.

Coordenação motora
A capoeira usa todo o corpo, o que ajuda a desenvolver a coordenação motora
A capoeira ajuda a melhorar o equilíbrio, a flexibilidade e a agilidade
A capoeira ajuda a desenvolver a percepção corporal

Autoconfiança

A capoeira ajuda a superar a timidez e a desenvolver confiança
A capoeira ajuda a desenvolver a autoconfiança na realização dos movimentos

Pensamento crítico

A capoeira ajuda a desenvolver o pensamento crítico
A capoeira ajuda a desenvolver a capacidade de resposta rápida diante de cada situação

Convivência e respeito

A capoeira ensina a conviver e a respeitar o próximo
A capoeira promove a igualdade das relações

Saúde

A capoeira pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade
A capoeira pode ajudar a dar coragem e controle emocional
A capoeira pode ajudar a prevenir doenças e a manter o bom funcionamento corporal

A capoeira também pode envolver aspectos lúdicos, artísticos, estéticos e musicais

Agogô

Instrumentos musicais que vão acrescentar motivação à prática  da capoeira.



A preensão é um dos movimentos mais importantes do ser humano.

A preensão é a habilidade de segurar, agarrar ou pegar objetos, e é um marco importante no desenvolvimento infantil. É uma função manual que se desenvolve desde o nascimento.

Fases de desenvolvimento da preensão

Reflexo de preensão
O bebê fecha as mãos automaticamente quando toca a mão ou se coloca um objeto próximo

Preensão palmar

A criança pega objetos com a mão toda, como uma bola, um jogo de encaixe ou uma escova de cabelo

Preensão digital

Os dedos são a principal ferramenta de suporte, e a criança começa a usar mais o cotovelo e antebraço

Preensão quadrípode
A criança usa os quatro dedos para pegar e manipular o objeto

Preensão tripoide

A criança usa o indicador e o polegar em forma de pinça, e o dedo médio para dar suporte

Como estimular a preensão palmar Brincadeiras e atividades simples do dia a dia, Brinquedos educativos, Estimular a força da mão.

A preensão palmar é fundamental para que a criança possa segurar o lápis, trocar de roupa, manter o brinquedo na mão e segurar a colher.









Desde bebê, já possuímos este ato motor, porém no início somente como reflexo também conhecido como reflexo palmar.

Com a maturação do Sistema Nervoso Central, o que era reflexo vai se tornando ato intencional e cada vez mais refinado. O bebê começa a aprimorar o movimento sendo capaz cada vez mais de pegar coisas de tamanhos menores, chegando até mesmo a conseguir pegar um grão de feijão através do movimento da pinça.

É comum educadores nomearem a preensão de pressão, mas são coisas bem diferentes. A preensão é o movimento que a mão realiza em torno de um objeto para pegar. A pressão é a força que a mão realiza sobre um determinado objeto. Para tanto, ao olharmos uma criança escrevendo por exemplo, podemos observar tanto a preensão do lápis quanto a pressão que é exercida sob ele durante o grafismo.

Como já disse, a pinça é um ato motor refinado. Inicialmente o bebê usa a mão toda para pegar, para depois começar a utilizar bem mais os dedos polegar e indicador, que irão ser responsáveis pela pinça. Como o movimento vai se tornando preciso, também devido ao aprimoramento do olhar que acompanha o movimento das mãos (viso motor), podemos realizar atividades de enfiagem e encaixe com maior estabilidade das mãos (sem tremor) e precisão.

Propiciar brinquedos que favoreçam encaixes com pinça, pode auxiliar muito na precisão do grafismo. Também, ensinar a criança desde cedo a executar atividades básicas do seu dia a dia, como amarrar sapatos, abotoar, afivelar, favorece no desenvolvimento do tônus das regiões das mãos e braços, o que será exigido para a execução de uma escrita de qualidade tanto no ritmo quanto na quantidade de palavras.