Uma das funções desta técnica é desenvolver a criação e a composição de formas variadas como um caminho onde aos poucos, as imagens vão surgindo por agrupamentos das partes, dando forma e possibilitando uma nova comunicação e expressão das formas visuais.
O recorte, a colagem e a psicomotricidade abrem novos horizontes de pesquisa sobre o desenvolvimento do individuo como um todo, favorecendo sua percepção corporal e espacial. A abordagem dos artistas e de suas respectivas produções artísticas utilizando procedimentos de recorte, dobradura e colagens, associadas às atividades lúdicas, contribuem para a formação estética do educando, e a aproxima universos culturais, aparentemente distantes, de sua cultura local. O mesmo ocorre com a prática da leitura de imagens em sala de aula, que conduz o educando à familiarização com os elementos da linguagem visual, bem como aproxima a produção artística universal do cotidiano escolar.
No período da realização do projeto na escola com o 6º ano, no inicio os educandos apresentavam dificuldades de coordenação motora e não conheciam vários tipos de materiais. As dificuldades também foram verificadas na expressão e organização das ideias no registro por escrito. No decorrer de cada aula do projeto eles demonstravam interesse e gostavam do que estavam fazendo. Ficaram familiarizados com o uso da tesoura e da cola, e gradativamente conheceram e aprenderam mais sobre a variedade de papéis e suas gramaturas, texturas, cores, ampliando seu repertório no uso apropriado desses materiais.
Outra observação que fazemos é no campo afetivo: houve interação crescente do grupo, maior cooperatividade entre os colegas, inclusive se conscientizavam da necessidade de ajudar na arrumação dos materiais, da sala de aula, e no final passaram a guardar os materiais.
O retorno dos alunos em relação ao projeto é que foi bem aproveitado e que gostariam de continuar participando no ano letivo seguinte, o que nos leva a crer que os conhecimentos construídos foram significativos na formação desses alunos, 30 e que é necessário pensar neste enfoque no ensino das artes visuais, uma vez que contribui para diversos aspectos da aprendizagem do aluno do ensino fundamental.
O projeto pode ter sua continuidade com os mesmos educandos, em outros anos, e também ser aplicado com outros educandos de outras séries, já que o projeto é aberto a muitos desdobramentos. Pode ainda ser aprofundado e pesquisado com outras atividades em relação a outros movimentos artísticos.
O exercício de pesquisa do professor é de fundamental importância, pois proporciona revitalização no trabalho de sala de aula e, principalmente, possibilita ao docente a ampliação e a atualização de conhecimentos em arte, afirmando a relação inseparável do ensino e da aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.