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Arte da Colagem

O recorte e a colagem são procedimentos inesgotáveis de possibilidades e de variações, que atingem todas as faixas etárias. É importante no meio escolar principalmente no ensino fundamental, para desenvolver e aprimorar as habilidades motoras de modo geral, contribuindo consequentemente no desenvolvimento do aspecto afetivo e cognitivo. Além disto, também possibilita explorar intensamente a psicomotricidade, pois favorece os movimentos das articulações e a organização do pensamento que funciona como uma análise da construção de uma nova forma, além de desafiar o educando a planejar suas ações, prever resultados e experimentar possibilidades com os materiais e com os elementos da linguagem visual.

Uma das funções desta técnica é desenvolver a criação e a composição de formas variadas como um caminho onde aos poucos, as imagens vão surgindo por agrupamentos das partes, dando forma e possibilitando uma nova comunicação e expressão das formas visuais.

O recorte, a colagem e a psicomotricidade abrem novos horizontes de pesquisa sobre o desenvolvimento do individuo como um todo, favorecendo sua percepção corporal e espacial. A abordagem dos artistas e de suas respectivas produções artísticas utilizando procedimentos de recorte, dobradura e colagens, associadas às atividades lúdicas, contribuem para a formação estética do educando, e a aproxima universos culturais, aparentemente distantes, de sua cultura local. O mesmo ocorre com a prática da leitura de imagens em sala de aula, que conduz o educando à familiarização com os elementos da linguagem visual, bem como aproxima a produção artística universal do cotidiano escolar.

No período da realização do projeto na escola com o 6º ano, no inicio os educandos apresentavam dificuldades de coordenação motora e não conheciam vários tipos de materiais. As dificuldades também foram verificadas na expressão e organização das ideias no registro por escrito. No decorrer de cada aula do projeto eles demonstravam interesse e gostavam do que estavam fazendo. Ficaram familiarizados com o uso da tesoura e da cola, e gradativamente conheceram e aprenderam mais sobre a variedade de papéis e suas gramaturas, texturas, cores, ampliando seu repertório no uso apropriado desses materiais.

Outra observação que fazemos é no campo afetivo: houve interação crescente do grupo, maior cooperatividade entre os colegas, inclusive se conscientizavam da necessidade de ajudar na arrumação dos materiais, da sala de aula, e no final passaram a guardar os materiais.

O retorno dos alunos em relação ao projeto é que foi bem aproveitado e que gostariam de continuar participando no ano letivo seguinte, o que nos leva a crer que os conhecimentos construídos foram significativos na formação desses alunos, 30 e que é necessário pensar neste enfoque no ensino das artes visuais, uma vez que contribui para diversos aspectos da aprendizagem do aluno do ensino fundamental.

O projeto pode ter sua continuidade com os mesmos educandos, em outros anos, e também ser aplicado com outros educandos de outras séries, já que o projeto é aberto a muitos desdobramentos. Pode ainda ser aprofundado e pesquisado com outras atividades em relação a outros movimentos artísticos.

O exercício de pesquisa do professor é de fundamental importância, pois proporciona revitalização no trabalho de sala de aula e, principalmente, possibilita ao docente a ampliação e a atualização de conhecimentos em arte, afirmando a relação inseparável do ensino e da aprendizagem.















O termo "colagem" deriva do latim "collare". No entanto, como algumas línguas latinas não possuíam uma tradução ou significado para esse termo, adotou-se o termo francês "collage". Em Língua Portuguesa ficou "colagem", que significa "grudar". 
A colagem também pode ser chamada de Arte Popular, Arte Aplicada ou Expressão Artística.
Dentre as artes visuais, a colagem apresenta inúmeras possibilidades de exploração de técnicas, recursos e materiais. Em Arte-Terapia, a colagem é uma poderosa técnica de desenvolvimento da criatividade e da imaginação infantil , além do desenvolvimento de várias habilidades. 
Na Psicopedagogia, é um forte estimulador das aprendizagens. Iniciando a técnica, utilize figuras geométricas pré- recortadas e as crianças criam livremente. Material que pode ser utilizado: jornal, revistas, papel, linhas, fitas, botões, fotografias, retalhos de tecidos, rótulos, eva, ...
Esta atividade desenvolve como habilidades:
-cognitivas: o planejamento, organização do trabalho.
-motoras: a coordenação motora fina através do manejo do pote de cola e formas
-sensoriais: as várias texturas dos papéis
-psicológicas: possibilidade de escolha das peças a serem utilizadas.



A técnica de recorte e colagem vem estimular no indivíduo a capacidade de observação, coordenação motora, idéia de espaço.
Diante de inúmeros materiais expressivos e a iniciativa de realizar o trabalho e suas idéias, utilizará os elementos escolhidos, de maneira que satisfaça o seu lado criativo.
Assim seu lado criativo irá aflorar fazendo com que ele utilize os materiais de maneira que produza uma obra dentro de seu pensamento.
Entretanto ao finalizar seu trabalho o indivíduo irá através da técnica de recorte e colagem mostrar o produto de seu lado expressivo, é observado, que o homem vive seus sentimentos através de suas experiências no decorrer de sua vida, já que a própria vida humana se incumbe de arrumar a trajetória de cada indivíduo.
Por conseguinte a arte é importante não como uma terapia formal , mas como um auxílio para o conhecimento pessoal de cada indivíduo para com a sociedade.


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