Xadrez gigante - 4º ano ensino fundamental
- Concentração
- Memória
- Paciência
- Planejamento
- Poder de decisão
- Raciocínio lógico
Nesta atividade, desenvolvida em uma aula de Ed. Física, o xadrez foi utilizado como recurso lúdico para propiciar momentos de integração e ajudar o aluno a ser mais receptivo ao conhecimento.
Desse modo, a idéia do xadrez gigante, surgiu como forma de estimular os alunos a praticar um esporte, que auxilia na concentração e na disciplina.
Peças gigantes de xadrez, ganharam formas pelas mãos dos alunos do 4º ano.
A confecção do jogo durou três meses, com a busca de 100 garrafas pet, matéria prima para o jogo.
Ao mesmo tempo em que arrecadavam as garrafas, os alunos realizavam pesquisas sobre as regras, as movimentações e a história do jogo, bem como todas as possibilidades estratégicas que o mesmo proporciona.
Outra vantagem alcançada foi a oportunidade de mesclar a questão ambiental com o raciocínio lógico do jogo. Se depararam com o reflexo do consumo desenfreado, e deram valor aos materiais reutilizáveis, procurando fazer um descarte mais adequado, na medida do possível.
A confecção das peças teve um custo mínimo, porque se vale de garrafas pet, montadas sobre 16 moldes plásticos.
Leia mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.