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quinta-feira, 30 de abril de 2015

terça-feira, 28 de abril de 2015

Carrinho de plástico

Material: carrinho de plástico, tampinhas de garrafa pet, tinta, banbu brinquedo feito de plástico reciclado e bambu.


Aviões de brinquedo com materiais recicláveis

Material utilizado: garrafas pet, isopor, latas de alumínio, tampinhas, embalagens de iogurte, restos de brinquedos antigos, cotonetes e papel.

Esses aviões à jato, comerciais e de acrobacia estiveram expostos na feira de produtos reciclados que aconteceu durante o Festival Lixo e Cidadania, em BH.


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Desfile de moda com material reutilizado

Relatório de Atividades – Projeto Ecológico

Atividade: Desfile Ecológico e Culminância do Projeto

1- Introdução

A Unidade Escolar desenvolveu uma série de atividades pedagógicas voltadas para a temática ambiental. O objetivo central foi sensibilizar e conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, incentivando práticas de reutilização, reciclagem e sustentabilidade.

2- Atividades Realizadas

Desfile Ecológico: alunos apresentaram roupas e adereços confeccionados com materiais reutilizados, mostrando criatividade e consciência ambiental.

Concurso de Desenhos: com o tema Meio Ambiente, estimulando a expressão artística e a reflexão sobre a causa ecológica.

Exposições: de brinquedos confeccionados com materiais recicláveis e de plantas cultivadas pelos estudantes.

Apresentações Culturais: danças temáticas reforçando a valorização da natureza e o compromisso com sua preservação.

3- Objetivos do Projeto

Promover a conscientização ambiental entre os alunos.

Estimular a criatividade e o protagonismo estudantil.

Valorizar práticas de reciclagem e reaproveitamento de materiais.

Integrar arte, cultura e educação ambiental em atividades escolares.

4- Resultados Observados

Grande envolvimento dos alunos nas atividades propostas.

Participação ativa da comunidade escolar.

Produção de trabalhos criativos e significativos relacionados ao tema.

Fortalecimento da cultura de preservação ambiental dentro da escola.

5- Conclusão

A culminância do projeto ambiental na Unidade Escolar foi marcada por momentos de aprendizado, criatividade e reflexão. As atividades desenvolvidas contribuíram para ampliar a consciência dos alunos sobre a preservação do meio ambiente, incentivando atitudes sustentáveis que podem ser levadas para além da escola, alcançando famílias e comunidade.







domingo, 26 de abril de 2015

Amigo secreto

A atividade será integrada na Semana Mundial do Brincar, realizada em maio.

Participarão da atividade crianças, de um a quatro anos, do berçário II ao jardim I. As mesmas trocarão brinquedos elaborados por eles e professores, na própria escola, com materiais reutilizados. Da experiência, já surgiram carros, chocalhos e aviões. A atividade está sendo um incentivo para o coleguismo entre as crianças. A troca de brinquedos enfoca valores como o carinho e o respeito. Além disso, vai incentivar a preservação e a valorização do meio ambiente, bem como a criatividade dos estudantes.

Entre as brincadeiras programadas, além do amigo secreto, haverá construções de brinquedos antigos, atividades com cordas e patins, canto e dança.



sábado, 25 de abril de 2015

Miniatletismo

Inspirado nos valores olímpicos, foi proporcionada na aula a prática e o conhecimento de modalidades atléticas que podem ser praticadas de forma simples e com baixo custo.
Para facilitar a prática das atividades, alunos e professores confeccionaram os equipamentos com materiais recicláveis. Com essa proposta, além de desenvolver a psicomotricidade, foi ressaltada a importância de atitudes sustentáveis individuais e coletivas, estimulando a conscientização ambiental dos alunos.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

A Libras é formada por cinco parâmetros: Configuração de mão (CM), Ponto de articulação (PA), Movimento (M), Orientação (O), Expressão facial-corporal (EFC). A alteração de um desses parâmetros pode resultar em um sinal diferente ou inexistente.

Na Língua Brasileira de Sinais (Libras), a direção da mão e olhar são importantes para a significação dos sinais. A Libras é uma lígua espaço-visual, o que significa que a comunicação é feita principalmente de forma visual, usando as mãos, expressões faciais e movimentos do corpo.
Dia Nacional da Língua de Sinais (Libras) - 24 de abril 

As  expressões faciais são parte integrante da estrutura da Libras e transmitem o estado emocional do indivíduo.
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A estrutura da Língua Brasileira de Sinais é constituída de parâmetros primários e secundários que se combinam de forma seqüencial ou simultânea.

Os parâmetros primários são: 

a) Configurações das mãos , em que as mãos tomam as diversas formas na realização de sinais. De acordo com a autora, são 46 configurações de mãos na Língua Brasileira de Sinais; 

b) Ponto de articulação , que é o “espaço em frente ao corpo ou uma região do próprio corpo, onde os sinais são articulados. Esses sinais articulados no espaço são de dois tipos, os que articulam no espaço neutro diante do corpo e os que se aproximam de uma determinada região do corpo, como a cabeça, a cintura e os ombros”; 

c) Movimento, que é um “parâmetro complexo que pode envolver uma vasta rede de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, os movimentos do pulso, os movimentos direcionais no espaço até conjuntos de movimentos no mesmo sinal. O movimento que as mãos descrevem no espaço ou sobre o corpo pode ser em linhas retas, curvas, sinuosas ou circulares em várias direções e posições”. 

Quanto aos parâmetros secundários tem-se:

 a) Disposição das mãos , em que as “articulações dos sinais podem ser feitas apenas pela mão dominante ou pelas duas mãos. Neste último caso, as duas mãos podem se movimentar para formar o sinal, ou então, apenas a mão dominante se movimenta e a outra funciona como um ponto de articulação”; 

b) Orientação da palma das mãos , “é a direção da palma da mão durante o sinal: voltada para cima, para baixo, para o corpo, para frente, para a esquerda ou para a direita. Pode haver mudança na orientação durante a execução do movimento”; 

c) Região de contato , “refere-se à parte da mão que entra em contato com o corpo. Esse contato pode-se dar de maneiras diferentes: através de um toque, de um risco, de um deslizamento etc.” 

d) Expressões faciais “muitos sinais, além dos parâmetros mencionados acima, têm como elemento diferenciador também a expressão facial e/ou corporal, traduzindo sentimentos e dando mais sentido ao enunciado e em muitos casos determina o significado do sinal”. Ou seja, podem expressar as diferenças entre sentenças afirmativas, interrogativas, exclamativas e negativas.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Jogo de chá

As meninas adoram brincar de casinha, uma brincadeira criativa, onde se cria histórias e se diverte com bonecas e acessórios lindos. E para que essa atividade seja ainda mais gostosa e animada, que tal esse lindo jogo de chá? Elas irão adorar!
Material; argolas dos lacres das garrafas. copinhos de danoninho, garrafa de água de coco, tiras garrafa pet, contact, eva


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Menino

Menino
Material: caixa de leite, retalhos, touca de lã, cadarço, tinta.

Lagosta

Materiais: caixa de ovos de papelão, tinta, limpadores de cachimbos vermelho, olhinhos


Características da lagosta 
A lagosta é um crustáceo, um animal invertebrado do grupo dos artrópodes.
Possui corpo achatado e hábitos noturnos.
Vive associada ao substrato, escondendo-se durante o dia em rochas e corais.
Apresenta comportamentos migratórios.

Importância do estudo de animais na educação infantil
Observar o mundo natural e o comportamento dos animais ajuda a compreender a nossa natureza. 
Desenvolve sentimentos positivos em relação aos animais. 
Incentiva a proteção e o respeito. 
Permite que os alunos aprendam semelhanças e distinções entre os diferentes seres vivos. 

Considerações sobre a relação entre lagostas e crianças 
A hierarquia de dominância das lagostas pode ser comparada ao comportamento infantil.
Observar o comportamento das lagostas pode ajudar a compreender melhor os filhos e como se relacionar com eles.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Meios de transporte

Material: Caixas de leite ou suco, palitos de churrasco ou canudos, barbantes ou cadarços, garrafas pet, tampinhas plásticas, rolos de papel toalha, papelão, caixas de sapatos.


Reutilizando periféricos

 Exemplo criativo do que fazer com a quantidade cada vez maior de  periféricos.



Escorpião


Cobra (teclados)


sábado, 18 de abril de 2015

Trenzinhos feitos com caixa de ovos

Esse lindo trenzinho parece simples, mas demora um pouquinho para ser produzido. 
Será uma atividade barata, distrativa e divertida para as crianças, em um dia que tenham de ficar em casa (dias muito frios ou chuvosos). 
Material: caixa de ovos, rolo de papel toalha, tintas, cola, papel colorido, fitas ou cordas, tesoura, furador e pincéis.



segunda-feira, 13 de abril de 2015

Escola na Guatemala é construída com pneus!



Na Guatemala, em San Juan Comalapa, uma escola foi construída com material reutilizado. O projeto de construção verde, realizado pela ‘Long Way Home’ (LWH) para a elaboração da ‘Escola Maya Técnico Profissional’, foi feito usando pneus reciclados e garrafas. Este material é abundante e, quando cheio de lama, fornece massa térmica para regular a temperatura interna do edifício. Em alguns casos eles são deixados visíveis, fazendo parte do design da construção. Este tipo de edificação melhora o meio ambiente e altera a consciência da comunidade. Pois, os materiais utilizados na construção são poluentes potenciais caso sejam descartados de maneira incorreta no meio ambiente. A ideia é oferecer aos alunos as habilidades necessárias para romper o ciclo da pobreza na área. Na escola as crianças aprenderão sobre a cultura maia, currículo nacional da Guatemala e competências profissionais verdes. Será a primeira instituição educacional profissionalizante no local.


Um pneu automotivo tem vida útil de cinco anos. No meio ambiente, demora 600 anos para se decompor. A reciclagem evita a poluição, ajuda em questões de saúde pública, como na reprodução do mosquito da dengue, e ainda pode representar uma oportunidade de negócios. Descoberto pelo setor da construção civil, o material vem sendo cada vez mais usado em variadas situações, desde pisos drenantes a manta acústica.

Cores e formas da bandeira do Brasil


Cores e Formas da Bandeira do Brasil

O desafio de conhecer novas formas geométricas e montar a bandeira do Brasil foi encarado de frente pelos alunos.
Com atenção e criatividade, eles exploraram cada detalhe, sobrepondo as figuras geométricas até dar forma ao símbolo nacional.
No início, parecia complicado, mas com persistência e cooperação, a turma conseguiu montar a bandeira com muito orgulho.

Material utilizado: embalagem de ovos (reciclada), recortes coloridos em verde, amarelo, azul e branco.

Além de trabalhar formas geométricas (retângulo, losango, círculo) e cores, a atividade estimulou a coordenação motora, a percepção visual e o trabalho em equipe.

Cores e formas da bandeira do Brasil


Tema: Geometria e Cidadania
Turma: Educação Infantil / Anos Iniciais do Fundamental
Duração: 50 minutos
Material: embalagens de ovos (recicladas), cartolinas coloridas (verde, amarelo, azul e branco), tesoura sem ponta, cola, pincéis e tintas.

Objetivos de Aprendizagem:

Reconhecer e identificar as principais formas geométricas planas (retângulo, losango, círculo).

Relacionar cores e formas na construção da bandeira do Brasil.

Desenvolver coordenação motora fina por meio do recorte e colagem.

Estimular a cooperação e trabalho em grupo.

Valorizar o símbolo nacional como representação de identidade e cidadania.

Etapas da Aula:

1- Acolhida e Conversa Inicial (10 min)

Mostrar a bandeira do Brasil e conversar:

Quais formas vocês conseguem ver?

Quais cores aparecem?

O que a bandeira representa?

2- Exploração das Formas (10 min)

Apresentar figuras geométricas recortadas (retângulo, losango, círculo).

Relacionar cada figura com a parte da bandeira.

Fazer associações lúdicas: o círculo como “bola do mundo”, o losango como “diamante/brilho do Brasil”.

3- Mão na Massa: Montagem da Bandeira (20 min)

Usar embalagens de ovos pintadas como base da bandeira.

Sobrepor as figuras geométricas (retângulo verde, losango amarelo, círculo azul e faixa branca).

Montar individualmente ou em grupos pequenos.

4- Exposição e Socialização (10 min)

Cada grupo apresenta sua bandeira.

Roda de conversa sobre o que aprenderam ao unir cores e formas.

Avaliação:

Observação da participação na identificação de cores e formas.

Habilidade em recortar, colar e sobrepor as figuras.

Capacidade de trabalhar em grupo e concluir a atividade.

Expressão verbal ao falar sobre a bandeira.

Desdobramentos:

Expor as bandeiras na sala ou no corredor da escola.

Relacionar a atividade com outras bandeiras (estaduais, municipais, escoteiras, olímpicas).

Criar uma “bandeira da turma” usando novas formas geométricas inventadas pelos alunos.


Bandeira do Brasil com Tampinhas

Tema: Geometria, Reciclagem e Cidadania
Turma: Educação Infantil / Anos Iniciais
Duração: 50 minutos
Materiais:

Tampinhas verdes, amarelas, azuis e brancas (de garrafa PET, leite, etc.)

Base de papelão ou bandeja de embalagem de ovos

Cola quente (para professor) ou cola líquida forte (para alunos, com ajuda)

Moldes impressos das formas (retângulo, losango e círculo)

Objetivos de Aprendizagem:

Identificar e relacionar formas geométricas com a bandeira do Brasil.

Trabalhar cores através do reaproveitamento de tampinhas.

Estimular a coordenação motora fina e o raciocínio espacial.

Incentivar a consciência ambiental pelo uso de material reciclado.

Desenvolver o espírito de cooperação ao montar juntos a bandeira.

Etapas da Aula:

1- Roda de conversa inicial (10 min)

Apresentar a bandeira e perguntar:

Quais formas aparecem?

Quais cores vocês enxergam?

O que a bandeira significa?

2- Exploração das formas geométricas (10 min)

Mostrar moldes: retângulo, losango, círculo.

Relacionar com a bandeira:

Retângulo verde → fundo da bandeira

Losango amarelo → riqueza do Brasil

Círculo azul → céu/planeta Terra

3- Montagem da bandeira com tampinhas (20 min)

Cada grupo usa a base de papelão/embalagem.

Organizar as tampinhas por cor.

Montar as formas:

contorno do retângulo verde;

losango amarelo no centro;

círculo azul com faixa branca por cima.

4- Apresentação e socialização (10 min)

Expor as bandeiras prontas.

Conversar sobre o aprendizado em cores, formas e sustentabilidade.

Avaliação:

Reconhecimento das formas e cores.

Participação na montagem.

Criatividade no uso das tampinhas.

Trabalho em grupo e organização.

Sugestões extras:

Fazer uma exposição de arte reciclada com as bandeiras.

Comparar a bandeira com outras (estaduais, municipais, escoteiras).

Propor que cada grupo invente uma “bandeira da turma” só com tampinhas coloridas.

domingo, 12 de abril de 2015

Carrilhão de vento - instrumento musical de percussão

Material: chaves pintadas, pedaço de madeira, cordas.


Os Instrumentos de Percussão estão no início de tudo, eu não diria nem que são os avós e sim os ancestrais de toda a família dos Instrumentos Musicais. Literalmente são do tempo das cavernas. Para se ter uma ideia, em muitos campos arqueológicos são encontradas representações de pessoas dançando em torno de um tambor. E ainda, Muitos objetos musicais também são encontrados, como toras de árvore fossilizadas, possivelmente usadas como tambores primitivos, e diversas versões de litofones, rochas de diversos tamanhos que eram dispostas sobre um tronco ou buraco no chão, usadas para produzir música melódica por percussão.

Afinal, o que é um Instrumento de Percussão
“Instrumento de percussão é um instrumento musical cujo som é obtido através da percussão (impacto), raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas.” É o mais simples e o mais complexo. Isso porque, das formas de classificação de Instrumentos Musicais, o de percussão é o monos preciso, e o que possui maior variedade, de modelos, formatos, timbres e cores. A grande maioria desses instrumentos possui função rítmica. Contudo, existem instrumentos como o xilofone, que possuem funções harmônicas e melódicas.

Embora haja uma variedade de instrumentos produzidos especificamente com essa finalidade, qualquer batuque, mesmo o mais ‘rustico’, feito com objetos comuns pode ser considerado como percussão. Ou seja, quando você era criança e batia as panelas da sua mãe, já executava um tipo estranho de percussão. Aliás é possível fazer percussão com qualquer coisa, desde quando você batuca os dedos em uma mesa até quando os mesmos batem nas antigas máquinas de escrever.

Classificação dos Instrumentos de Percussão

Embora coletivamente chamados de instrumentos de percussão, essa categoria pode ser subdividida por diversos critérios. As formas mais comuns de classificação dividem os instrumentos de percussão por definição do som (se podem produzir notas afinadas ou não), por método de execução (percussão, agitação ou atrito) ou por elemento produtor de som (idiofones, membranofones e cordas percutidas). Uma vez que nenhuma dessas formas é completa, em geral elas são combinadas. Assim podemos dizer que um xilofone é um idiofone percutido de altura definida e que um Taiko é um membranofone percutido de altura indefinida. Entendeu? Não, bem, vamos tentar explicar abaixo.

Por definição de som

Os instrumentos de percussão podem ser classificados de acordo com a possibilidade de produzirem sons de altura determinada ou indeterminada (com afinação ou não).

Altura indeterminada

A maior parte dos instrumentos de percussão. Esses são caracterizados pela ausência de escala, ou seja, produzem apenas um único som ou uma gama de sons muito reduzida. São utilizados precisamente pelo timbre e características sonoras que apresentam e geralmente possuem função puramente rítmica. Esses instrumentos produzem notas cuja altura não pode ser perfeitamente determinada, seja porque seus sons têm duração muito curta, seja por possuírem uma grande quantidade de parciais não harmônicos, ou ainda porque produzem variações aleatórias de altura ao longo de sua duração. Isso faz com que acompanhem bem, sem interferir na harmonia (sem que seus sons sejam percebidos como desafinados), canções compostas em qualquer tonalidade. São talvez a forma de instrumentos musicais mais antiga, dado que qualquer objeto consegue produzir sons simples: quer a bater, raspar, etc.

Entre eles podemos citar o agogô, afoxé, carrilhão, castanhola, chimbal, triângulo, blocos sonoros e muitos tipos de tambor.

Altura determinada


Instrumentos de percussão cuja vibração produz sons que obedecem à série harmônica e permitem a perfeita afinação de suas notas. Muitos possuem diversos componentes, cada um afinado em uma altura diferente, como os xilofones ou timbales. Outros permitem a variação de afinação durante a execução como o tímpano ou, ainda que de forma limitada, alguns tipos de tom-tom e o berimbau. Estes instrumentos podem exercer papel melódico ou harmônico em uma canção. Tecnicamente, qualquer instrumento de cordas pode ser executado por percussão e nesse caso estaria enquadrado nessa categoria (como o piano ou um violão com cordas percutidas).

Por forma de execução

Percussão propriamente dita


Instrumentos executados por impacto com o elemento produtor de som, quer seja uma pele, corda ou o próprio corpo do instrumento. Este é o meio mais comum de execução. A percussão pode ser executada com baquetas (como na bateria, gongos ou vibrafones) martelos (como alguns carrilhões), as mãos (como o bongô) ou o próprio corpo do instrumento (como as claves). Um teclado pode ser utilizado para provocar o impacto dos martelos, como na celesta ou no carrilhão.

Agitação

Instrumentos cuja execução depende da agitação, com as mãos ou outro meio, de todo o instrumento, como o caxixi, ganzá, maracas e chocalhos.

Atrito


Instrumentos em que a produção do som depende do atrito ou fricção. Este atrito pode ser realizado com baquetas (como no reco-reco e no guiro), com um pano úmido (cuíca) ou com uma rede de contas, como o xequerê e o afoxé.

Por elemento produtor de som


De acordo com a classificação Hornbostel-Sachs, os instrumentos são classificados de acordo com o elemento que vibra para produzir o som. Neste sistema, os instrumentos de percussão podem ser classificados em idiofones, membranofones e cordas percutidas.

Alguns nomes de Instrumentos de Percussão
Nos idiofones percutidos é a vibração de todo o instrumento musical que produz o som. Exemplos:

Agogô
Afoxé
Bloco sonoro
Caneca
Carrilhão
Casaca
Castanhola
Caxixi
Chimbau
Chocalho
Ganzá
Pratos
Reco-reco
Sino
Sinos tubulares
Triângulo
Xequerê





Nos membranofones percutidos, o som é produzido por uma membrana esticada, tal como uma pele, tecido ou membrana de material sintético. Exemplos:

Atabaque
Batá
Bateria
Bongô
Caixa (instrumento)
Cuíca
Pandeiro
Repinique
Rebolo
Surdo
Tantã (tambor)
Tambor
Tamborim
Tímpano
Tom-tom
Zabumba



Mosaico Sustentável com Tampinhas PET

Mosaico com tampinhas de garrafas pet e desenhos alusivos à proteção ambiental.


Cartilha Educativa

Mosaico Sustentável com Tampinhas PET
Autora: Renata Bravo 

1- Apresentação

Criar mosaicos com tampinhas PET é uma atividade divertida que une arte, criatividade e cuidado com o meio ambiente.
Mas antes de colar a primeira tampinha, é importante saber de onde elas vêm e por que temos tantas no planeta.

2- De onde vêm as tampinhas?

As tampinhas usadas nessa atividade vêm de garrafas e embalagens que compramos no dia a dia — água, refrigerantes, sucos e até produtos de limpeza.
Hoje, o planeta tem muito mais plástico do que consegue absorver porque consumimos de forma exagerada.

Isso se chama consumo desenfreado.
Significa que compramos mais do que precisamos e descartamos muito rápido, sem pensar no impacto.

Quando jogadas no lixo comum:

As tampinhas demoram centenas de anos para se decompor.

Podem matar animais marinhos que as confundem com comida.

Poluem rios, mares e solo, prejudicando a natureza.

- Por isso, transformar tampinhas em arte é uma forma de reaproveitar algo que já existe, mas o mais importante é consumir com consciência.

3- Os 3 Rs da Sustentabilidade

Antes de pensar em reciclar, precisamos lembrar:

- Reduzir – Compre apenas o necessário.

-Reutilizar – Use de novo sempre que possível.

- Reciclar – Dê o destino correto aos resíduos.

4- Objetivos da Atividade

Ensinar sobre consumo consciente.

Reaproveitar materiais que iriam para o lixo.

Desenvolver coordenação motora fina e percepção de cores.

Estimular o trabalho em equipe e a paciência.

5- Materiais Necessários

Tampinhas de garrafas PET de várias cores e tamanhos.

Base de MDF, papelão grosso ou placa plástica.

Cola quente ou cola de silicone.

Molde impresso ou desenhado (frutas, flores, animais).

Caneta ou lápis para marcação.

Tesoura sem ponta (uso supervisionado).

6- Passo a Passo

- Escolha do desenho – Decida qual figura será criada.

- Separação das tampinhas – Organize por cor e tamanho.

- Montagem – Cole primeiro o contorno, depois preencha.

- Acabamento – Deixe secar bem e, se quiser, aplique verniz à base de água.

7- Dicas Pedagógicas para Professores

Relacionar o desenho criado com conteúdos de Ciências (ex.: ciclo das plantas, tipos de animais).

Fazer contagem das tampinhas e discutir quantos produtos foram consumidos para juntá-las.

Conversar sobre como reduzir o uso do plástico no dia a dia.

Criar uma exposição para mostrar aos pais e comunidade escolar.

8- Reflexão para Crianças

- "Se cada tampinha contasse uma história, quantas garrafas teriam sido compradas?
Será que precisávamos de todas elas?"

9- Benefícios para as Crianças

Melhora da coordenação motora fina.

Estímulo à criatividade.

Trabalho em equipe.

Conscientização ambiental.

- Mensagem final:
"Criar arte com tampinhas é legal, mas cuidar para que elas existam em menor quantidade no mundo é ainda mais importante!"



Ícones virtuais em libras

Ícones e logomarcas retirados da internet.
Alfabeto manual da Língua Brasileira de Sinais - desenhos de Cleber Couto
Idéia da composição - professora e intérprete Raquel Ferreira



sábado, 11 de abril de 2015

Quadro de coração

 Parte das atividades de educação infantil para comemorar o Dia das Mães, estão ligadas à fazer, confeccionar, produzir ou pintar alguma lembrancinha ou presente para a mamãe. Então, para fugir da colagem de sempre ou não repetir a idéia do ano passado porque sobrou material, veja essa forma interessante de se reaproveitar caixas de ovos.

O ideal é que todos os quadrados sejam cortados na mesma medida. E para se fazer um quadrinho pequeno é preciso se utilizar de 12 quadrados.
Material: caixas de ovos, papelão, tinta e cola branca ou cola quente. 







quinta-feira, 9 de abril de 2015

Thomas e seus amigos

Educação, igualdade de gênero, cidades sustentáveis, consumo responsável, vida terrestre.



Reproduzi os personagens a partir de caixas de sapato

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram incorporados de maneira amigável ao conteúdo dos desenhos animados, destinados a crianças de até seis anos de idade. As mensagens, que incluem também lições de vida, têm por objetivo inspirar a próxima geração de cidadãos globais para eliminar a pobreza, reduzir a desigualdade, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente, enfrentar as mudanças climáticas e construir um mundo sustentável.

O conteúdo das animações foi revisado por diversas agências da ONU para adaptação a uma linguagem infantil. Na série, nove episódios apresentam cinco dos 17 ODS: Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Gênero (ODS 5), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS11), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) e Vida Terrestre (ODS 15).

Maher Nasser, diretor da Divisão de Outreach do Departamento de Informação Pública da ONU, explicou que trabalha com parceiros para traduzir as mensagens da ONU em linguagem acessível para crianças e jovens. "Reconhecemos o poder da indústria de entretenimento em alcançar amplas audiências ao contar histórias. Uma vez que as crianças entendam estes conceitos, crescerão adultos mais responsáveis". afirmou.