Material: caixas de papelão
quinta-feira, 30 de abril de 2015
quarta-feira, 29 de abril de 2015
terça-feira, 28 de abril de 2015
Carrinho de plástico
Material: carrinho de plástico, tampinhas de garrafa pet, tinta, banbu brinquedo feito de plástico reciclado e bambu.
Aviões de brinquedo com materiais recicláveis
Material utilizado: garrafas pet, isopor, latas de alumínio, tampinhas, embalagens de iogurte, restos de brinquedos antigos, cotonetes e papel.
Esses aviões à jato, comerciais e de acrobacia estiveram expostos na feira de produtos reciclados que aconteceu durante o Festival Lixo e Cidadania, em BH.
segunda-feira, 27 de abril de 2015
Desfile de moda com material reutilizado
Unidade Escolar Roque Alencar promoveu um desfile ecológico com material reutilizado. Na oportunidade aconteceu um concurso de desenhos onde o tema era meio ambiente, visto a escola está desenvolvendo durante toda a semana atividades voltadas a essa causa, ainda na culminância do projeto aconteceu apresentações de danças, exposições de brinquedos confeccionados com materiais recicláveis, plantas e um desfile ecológico. O objetivo do projeto é conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente.
domingo, 26 de abril de 2015
Amigo secreto
A atividade será integrada na Semana Mundial do Brincar, realizada em maio.
Participarão da atividade crianças, de um a quatro anos, do berçário II ao jardim I. As mesmas trocarão brinquedos elaborados por eles e professores, na própria escola, com materiais reutilizados. Da experiência, já surgiram carros, chocalhos e aviões. A atividade está sendo um incentivo para o coleguismo entre as crianças. A troca de brinquedos enfoca valores como o carinho e o respeito. Além disso, vai incentivar a preservação e a valorização do meio ambiente, bem como a criatividade dos estudantes.
Entre as brincadeiras programadas, além do amigo secreto, haverá construções de brinquedos antigos, atividades com cordas e patins, canto e dança.
Participarão da atividade crianças, de um a quatro anos, do berçário II ao jardim I. As mesmas trocarão brinquedos elaborados por eles e professores, na própria escola, com materiais reutilizados. Da experiência, já surgiram carros, chocalhos e aviões. A atividade está sendo um incentivo para o coleguismo entre as crianças. A troca de brinquedos enfoca valores como o carinho e o respeito. Além disso, vai incentivar a preservação e a valorização do meio ambiente, bem como a criatividade dos estudantes.
Entre as brincadeiras programadas, além do amigo secreto, haverá construções de brinquedos antigos, atividades com cordas e patins, canto e dança.
sábado, 25 de abril de 2015
Miniatletismo
Inspirado nos valores olímpicos, foi proporcionada na aula a prática e o conhecimento de modalidades atléticas que podem ser praticadas de forma simples e com baixo custo.
Para facilitar a prática das atividades, alunos e professores confeccionaram os equipamentos com materiais recicláveis. Com essa proposta, além de desenvolver a psicomotricidade, foi ressaltada a importância de atitudes sustentáveis individuais e coletivas, estimulando a conscientização ambiental dos alunos.
sexta-feira, 24 de abril de 2015
A Libras é formada por cinco parâmetros: Configuração de mão (CM), Ponto de articulação (PA), Movimento (M), Orientação (O), Expressão facial-corporal (EFC). A alteração de um desses parâmetros pode resultar em um sinal diferente ou inexistente.
Na Língua Brasileira de Sinais (Libras), a direção da mão e olhar são importantes para a significação dos sinais. A Libras é uma lígua espaço-visual, o que significa que a comunicação é feita principalmente de forma visual, usando as mãos, expressões faciais e movimentos do corpo.
Dia Nacional da Língua de Sinais (Libras) - 24 de abril
As expressões faciais são parte integrante da estrutura da Libras e transmitem o estado emocional do indivíduo.
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A estrutura da Língua Brasileira de Sinais é constituída de parâmetros
primários e secundários que se combinam de forma seqüencial ou
simultânea.
Os parâmetros primários são:
a) Configurações das mãos , em que as mãos tomam as diversas formas na
realização de sinais. De acordo com a autora, são 46 configurações de mãos
na Língua Brasileira de Sinais;
b) Ponto de articulação , que é o “espaço em frente ao corpo ou uma região do
próprio corpo, onde os sinais são articulados. Esses sinais articulados no
espaço são de dois tipos, os que articulam no espaço neutro diante do corpo
e os que se aproximam de uma determinada região do corpo, como a cabeça,
a cintura e os ombros”;
c) Movimento, que é um “parâmetro complexo que pode envolver uma vasta
rede de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, os
movimentos do pulso, os movimentos direcionais no espaço até conjuntos
de movimentos no mesmo sinal. O movimento que as mãos descrevem no
espaço ou sobre o corpo pode ser em linhas retas, curvas, sinuosas ou
circulares em várias direções e posições”.
Quanto aos parâmetros secundários tem-se:
a) Disposição das mãos , em que as “articulações dos sinais podem ser feitas
apenas pela mão dominante ou pelas duas mãos. Neste último caso, as duas
mãos podem se movimentar para formar o sinal, ou então, apenas a mão
dominante se movimenta e a outra funciona como um ponto de articulação”;
b) Orientação da palma das mãos , “é a direção da palma da mão durante o
sinal: voltada para cima, para baixo, para o corpo, para frente, para a
esquerda ou para a direita. Pode haver mudança na orientação durante a
execução do movimento”;
c) Região de contato , “refere-se à parte da mão que entra em contato com o
corpo. Esse contato pode-se dar de maneiras diferentes: através de um
toque, de um risco, de um deslizamento etc.”
d) Expressões faciais “muitos sinais, além dos parâmetros mencionados
acima, têm como elemento diferenciador também a expressão facial e/ou
corporal, traduzindo sentimentos e dando mais sentido ao enunciado e em
muitos casos determina o significado do sinal”. Ou seja,
podem expressar as diferenças entre sentenças afirmativas, interrogativas,
exclamativas e negativas.
quinta-feira, 23 de abril de 2015
Jogo de chá
As meninas adoram brincar de casinha, uma brincadeira criativa, onde se cria histórias e se diverte com bonecas e acessórios lindos. E para que essa atividade seja ainda mais gostosa e animada, que tal esse lindo jogo de chá? Elas irão adorar!
Material; argolas dos lacres das garrafas. copinhos de danoninho, garrafa de água de coco, tiras garrafa pet, contact, eva
Material; argolas dos lacres das garrafas. copinhos de danoninho, garrafa de água de coco, tiras garrafa pet, contact, eva
quarta-feira, 22 de abril de 2015
Lagosta
Materiais: caixa de ovos de papelão, tinta, limpadores de cachimbos vermelho, olhinhos
Características da lagosta
A lagosta é um crustáceo, um animal invertebrado do grupo dos artrópodes.
Possui corpo achatado e hábitos noturnos.
Vive associada ao substrato, escondendo-se durante o dia em rochas e corais.
Apresenta comportamentos migratórios.
Importância do estudo de animais na educação infantil
Observar o mundo natural e o comportamento dos animais ajuda a compreender a nossa natureza.
Desenvolve sentimentos positivos em relação aos animais.
Incentiva a proteção e o respeito.
Permite que os alunos aprendam semelhanças e distinções entre os diferentes seres vivos.
Considerações sobre a relação entre lagostas e crianças
A hierarquia de dominância das lagostas pode ser comparada ao comportamento infantil.
Observar o comportamento das lagostas pode ajudar a compreender melhor os filhos e como se relacionar com eles.
terça-feira, 21 de abril de 2015
Meios de transporte
Material: Caixas de leite ou suco, palitos de churrasco ou canudos, barbantes ou cadarços, garrafas pet, tampinhas plásticas, rolos de papel toalha, papelão, caixas de sapatos.
domingo, 19 de abril de 2015
Reutilizando periféricos
Exemplo criativo do que fazer com a quantidade cada vez maior de periféricos.
Escorpião
Cobra (teclados)
sábado, 18 de abril de 2015
Trenzinhos feitos com caixa de ovos
Esse lindo trenzinho parece simples, mas demora um pouquinho para ser produzido.
Será uma atividade barata, distrativa e divertida para as crianças, em um dia que tenham de ficar em casa (dias muito frios ou chuvosos).
Material: caixa de ovos, rolo de papel toalha, tintas, cola, papel colorido, fitas ou cordas, tesoura, furador e pincéis.
segunda-feira, 13 de abril de 2015
Escola na Guatemala é construída com pneus!
Um pneu automotivo tem vida útil de cinco anos. No meio ambiente, demora 600 anos para se decompor. A reciclagem evita a poluição, ajuda em questões de saúde pública, como na reprodução do mosquito da dengue, e ainda pode representar uma oportunidade de negócios. Descoberto pelo setor da construção civil, o material vem sendo cada vez mais usado em variadas situações, desde pisos drenantes a manta acústica.
Cores e formas da bandeira do Brasil
O desafio de conhecer novas formas geométricas e montar a bandeira do Brasil foi encarado de frente, pelos alunos que quebraram a cabeça, mas tiraram de letra a montagem da bandeira, sobrepondo as figuras geométricas.
domingo, 12 de abril de 2015
Carrilhão de vento - instrumento musical de percussão
Material: chaves pintadas, pedaço de madeira, cordas.
Os Instrumentos de Percussão estão no início de tudo, eu não diria nem que são os avós e sim os ancestrais de toda a família dos Instrumentos Musicais. Literalmente são do tempo das cavernas. Para se ter uma ideia, em muitos campos arqueológicos são encontradas representações de pessoas dançando em torno de um tambor. E ainda, Muitos objetos musicais também são encontrados, como toras de árvore fossilizadas, possivelmente usadas como tambores primitivos, e diversas versões de litofones, rochas de diversos tamanhos que eram dispostas sobre um tronco ou buraco no chão, usadas para produzir música melódica por percussão.
Afinal, o que é um Instrumento de Percussão
“Instrumento de percussão é um instrumento musical cujo som é obtido através da percussão (impacto), raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas.” É o mais simples e o mais complexo. Isso porque, das formas de classificação de Instrumentos Musicais, o de percussão é o monos preciso, e o que possui maior variedade, de modelos, formatos, timbres e cores. A grande maioria desses instrumentos possui função rítmica. Contudo, existem instrumentos como o xilofone, que possuem funções harmônicas e melódicas.
Embora haja uma variedade de instrumentos produzidos especificamente com essa finalidade, qualquer batuque, mesmo o mais ‘rustico’, feito com objetos comuns pode ser considerado como percussão. Ou seja, quando você era criança e batia as panelas da sua mãe, já executava um tipo estranho de percussão. Aliás é possível fazer percussão com qualquer coisa, desde quando você batuca os dedos em uma mesa até quando os mesmos batem nas antigas máquinas de escrever.
Classificação dos Instrumentos de Percussão
Embora coletivamente chamados de instrumentos de percussão, essa categoria pode ser subdividida por diversos critérios. As formas mais comuns de classificação dividem os instrumentos de percussão por definição do som (se podem produzir notas afinadas ou não), por método de execução (percussão, agitação ou atrito) ou por elemento produtor de som (idiofones, membranofones e cordas percutidas). Uma vez que nenhuma dessas formas é completa, em geral elas são combinadas. Assim podemos dizer que um xilofone é um idiofone percutido de altura definida e que um Taiko é um membranofone percutido de altura indefinida. Entendeu? Não, bem, vamos tentar explicar abaixo.
Por definição de som
“Instrumento de percussão é um instrumento musical cujo som é obtido através da percussão (impacto), raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas.” É o mais simples e o mais complexo. Isso porque, das formas de classificação de Instrumentos Musicais, o de percussão é o monos preciso, e o que possui maior variedade, de modelos, formatos, timbres e cores. A grande maioria desses instrumentos possui função rítmica. Contudo, existem instrumentos como o xilofone, que possuem funções harmônicas e melódicas.
Embora haja uma variedade de instrumentos produzidos especificamente com essa finalidade, qualquer batuque, mesmo o mais ‘rustico’, feito com objetos comuns pode ser considerado como percussão. Ou seja, quando você era criança e batia as panelas da sua mãe, já executava um tipo estranho de percussão. Aliás é possível fazer percussão com qualquer coisa, desde quando você batuca os dedos em uma mesa até quando os mesmos batem nas antigas máquinas de escrever.
Classificação dos Instrumentos de Percussão
Embora coletivamente chamados de instrumentos de percussão, essa categoria pode ser subdividida por diversos critérios. As formas mais comuns de classificação dividem os instrumentos de percussão por definição do som (se podem produzir notas afinadas ou não), por método de execução (percussão, agitação ou atrito) ou por elemento produtor de som (idiofones, membranofones e cordas percutidas). Uma vez que nenhuma dessas formas é completa, em geral elas são combinadas. Assim podemos dizer que um xilofone é um idiofone percutido de altura definida e que um Taiko é um membranofone percutido de altura indefinida. Entendeu? Não, bem, vamos tentar explicar abaixo.
Por definição de som
Os instrumentos de percussão podem ser classificados de acordo com a possibilidade de produzirem sons de altura determinada ou indeterminada (com afinação ou não).
Altura indeterminada
A maior parte dos instrumentos de percussão. Esses são caracterizados pela ausência de escala, ou seja, produzem apenas um único som ou uma gama de sons muito reduzida. São utilizados precisamente pelo timbre e características sonoras que apresentam e geralmente possuem função puramente rítmica. Esses instrumentos produzem notas cuja altura não pode ser perfeitamente determinada, seja porque seus sons têm duração muito curta, seja por possuírem uma grande quantidade de parciais não harmônicos, ou ainda porque produzem variações aleatórias de altura ao longo de sua duração. Isso faz com que acompanhem bem, sem interferir na harmonia (sem que seus sons sejam percebidos como desafinados), canções compostas em qualquer tonalidade. São talvez a forma de instrumentos musicais mais antiga, dado que qualquer objeto consegue produzir sons simples: quer a bater, raspar, etc.
Entre eles podemos citar o agogô, afoxé, carrilhão, castanhola, chimbal, triângulo, blocos sonoros e muitos tipos de tambor.
Altura determinada
Instrumentos de percussão cuja vibração produz sons que obedecem à série harmônica e permitem a perfeita afinação de suas notas. Muitos possuem diversos componentes, cada um afinado em uma altura diferente, como os xilofones ou timbales. Outros permitem a variação de afinação durante a execução como o tímpano ou, ainda que de forma limitada, alguns tipos de tom-tom e o berimbau. Estes instrumentos podem exercer papel melódico ou harmônico em uma canção. Tecnicamente, qualquer instrumento de cordas pode ser executado por percussão e nesse caso estaria enquadrado nessa categoria (como o piano ou um violão com cordas percutidas).
Por forma de execução
Percussão propriamente dita
Instrumentos executados por impacto com o elemento produtor de som, quer seja uma pele, corda ou o próprio corpo do instrumento. Este é o meio mais comum de execução. A percussão pode ser executada com baquetas (como na bateria, gongos ou vibrafones) martelos (como alguns carrilhões), as mãos (como o bongô) ou o próprio corpo do instrumento (como as claves). Um teclado pode ser utilizado para provocar o impacto dos martelos, como na celesta ou no carrilhão.
Agitação
Instrumentos cuja execução depende da agitação, com as mãos ou outro meio, de todo o instrumento, como o caxixi, ganzá, maracas e chocalhos.
Atrito
Instrumentos em que a produção do som depende do atrito ou fricção. Este atrito pode ser realizado com baquetas (como no reco-reco e no guiro), com um pano úmido (cuíca) ou com uma rede de contas, como o xequerê e o afoxé.
Por elemento produtor de som
De acordo com a classificação Hornbostel-Sachs, os instrumentos são classificados de acordo com o elemento que vibra para produzir o som. Neste sistema, os instrumentos de percussão podem ser classificados em idiofones, membranofones e cordas percutidas.
Alguns nomes de Instrumentos de Percussão
Nos idiofones percutidos é a vibração de todo o instrumento musical que produz o som. Exemplos:
Agogô
Afoxé
Bloco sonoro
Caneca
Carrilhão
Casaca
Castanhola
Caxixi
Chimbau
Chocalho
Ganzá
Pratos
Reco-reco
Sino
Sinos tubulares
Triângulo
Xequerê
Casaca
Castanhola
Caxixi
Chimbau
Chocalho
Ganzá
Pratos
Reco-reco
Sino
Sinos tubulares
Triângulo
Xequerê
Atabaque
Batá
Bateria
Bongô
Caixa (instrumento)
Cuíca
Pandeiro
Repinique
Rebolo
Surdo
Tantã (tambor)
Tambor
Tamborim
Tímpano
Tom-tom
Zabumba
Ícones virtuais em libras
Ícones e logomarcas retirados da internet.
Alfabeto manual da Língua Brasileira de Sinais - desenhos de Cleber Couto
Idéia da composição - professora e intérprete Raquel Ferreira
sábado, 11 de abril de 2015
Quadro de coração
Parte das atividades de educação infantil para comemorar o Dia das Mães, estão ligadas à fazer, confeccionar, produzir ou pintar alguma lembrancinha ou presente para a mamãe. Então, para fugir da colagem de sempre ou não repetir a idéia do ano passado porque sobrou material, veja essa forma interessante de se reaproveitar caixas de ovos.
O ideal é que todos os quadrados sejam cortados na mesma medida. E para se fazer um quadrinho pequeno é preciso se utilizar de 12 quadrados.
Material: caixas de ovos, papelão, tinta e cola branca ou cola quente.
quinta-feira, 9 de abril de 2015
Thomas e seus amigos
Educação, igualdade de gênero, cidades sustentáveis, consumo responsável, vida terrestre.
Reproduzi os personagens a partir de caixas de sapato
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram incorporados de maneira amigável ao conteúdo dos desenhos animados, destinados a crianças de até seis anos de idade. As mensagens, que incluem também lições de vida, têm por objetivo inspirar a próxima geração de cidadãos globais para eliminar a pobreza, reduzir a desigualdade, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente, enfrentar as mudanças climáticas e construir um mundo sustentável.
O conteúdo das animações foi revisado por diversas agências da ONU para adaptação a uma linguagem infantil. Na série, nove episódios apresentam cinco dos 17 ODS: Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Gênero (ODS 5), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS11), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) e Vida Terrestre (ODS 15).
Maher Nasser, diretor da Divisão de Outreach do Departamento de Informação Pública da ONU, explicou que trabalha com parceiros para traduzir as mensagens da ONU em linguagem acessível para crianças e jovens. "Reconhecemos o poder da indústria de entretenimento em alcançar amplas audiências ao contar histórias. Uma vez que as crianças entendam estes conceitos, crescerão adultos mais responsáveis". afirmou.
quarta-feira, 8 de abril de 2015
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