Na educação infantil os jogos e as brincadeiras são primordiais para o
desenvolvimento integral da criança.
A utilização de jogos e
brincadeiras possibilita a ampliação do pensamento lógico-matemático nas
crianças de 4 anos da Educação Infantil;
explorar idéias referentes a números
utilizando jogos e brincadeiras com crianças de 4 anos da Educação Infantil;
analisar como a utilização de jogos e brincadeiras com crianças de 4 anos da
Educação Infantil pode facilitar a aprendizagem da matemática a partir da
realização de contagens, comparações de quantidades e identificação de
algarismos.
Os jogos constituem um
apoio metodológico importante, pois, através deles, os alunos podem criar,
pesquisar, “brincar” e “jogar” com a matemática.
Com o uso de jogos é possível
fundamentar, de forma significativa, a formação e aquisição de novas idéias ou
conhecimentos matemáticos. Tendo em vista o aprendizado da criança,
considera-se de fundamental importância que ela aprenda os procedimentos e
seus registros em diferentes situações propostas.
Realizou-se uma pesquisa
de campo na qual foram aplicados jogos e brincadeiras no ensino da
matemática com crianças da segunda etapa da Educação Infantil. Os
resultados obtidos durante a realização dos jogos evidenciam a ampliação de
certas habilidades como, por exemplo, a contagem, concentração, respeito às
regras, saber esperar a vez, organização, conferência dos resultados
apresentados pelos colegas. Desse modo, infere-se que o ensino da
matemática na Educação Infantil deve ter como prioridade o conhecimento das
crianças frente a situações significativas de aprendizagem, e que os jogos e
brincadeiras devem estar sempre presentes, auxiliando na formação dos
conceitos, proporcionando aquisição de habilidades e desenvolvendo
capacidades motoras.