Quebra cabeça chinês composto de sete peças com formato geométrico,
sendo dois triângulos grande, um triângulo médio, dois triângulos pequenos, um
paralelogramo e um quadrado. Os quais podem ser manipulados, sem sobrepor as
peças, formando figuras, letras, números e formas geométricas. Sendo um recurso
didático de grande contribuição em conteúdos como fração, área, medidas de figuras
geométricas, ângulos, perímetro, proporção, semelhança, simetrias e na percepção de
formas geométricas.
Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que um monge chinês deu uma tarefa a seu discípulo, pediu que ele percorresse o mundo em busca de ver e relatar todas as belezas existentes, assim, deu a ele um espelho para que pudesse registrar o que encontrasse. Muito descuidado, o discípulo deixou o espelho cair, esse então, dividiu-se em sete pedaços de diversas formas. Com isso, ele notou que poderia construir todas as maravilhas do mundo.
Essa é uma das histórias que se conta sobre o início do Tangram, que é muito conhecido também como um quebra-cabeça ou como "7 tábuas da sabedoria". É formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo).
Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
O Tangram, como jogo ou como arte, possui um forte apelo lúdico e oferece aquele que brinca um envolvente desafio. Cada vez mais presente nas aulas de Matemática, as formas geométricas que o compõem, permitem que os professores vejam neste material a possibilidade de inúmeras explorações. Com ele podemos abordar diversos sólidos geométricos, regiões planas e contornos, o uso das frações, representação de figuras geométricas espaciais no plano, proporcionalidade em Geometria e semelhança.
A finalidade é possibilitar ao indivíduo não apenas interpretar a realidade, mas nela intervir, para aceitá-la, rejeitá-la ou transformá-la. Logo, será considerado o envolvimento do aluno na atividade, seu empenho em participar e o processo que o aluno seguiu em sua aprendizagem, a partir de representações, dos erros e de obstáculos à aprendizagem, a construção e planejamento dos dispositivos e das seqüências didáticas.
Aprendemos com o mestre Malba Taham (autor do livro "O homem que calculava"), que a matemática é subdividida por "partes" como: aritmética, álgebra, geometria, mecânica e astronomia. No entanto, todas essas partes se confundem, se apoiam e se auxiliam mutuamente, assim, não há necessidade para ansiedades e fobias em seu aprendizado ou ensino.
A filosofia do Tangram é de que um todo é divisível em partes, as quais podem ser reorganizadas num outro todo e além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.
Objetivos:
- Auxiliar a coordenação motora;
- Incentivar a concentração, a imaginação e a criatividade;
- Colaborar para a memorização das formas geométricas;
- Criar desenhos, usando as formas geométricas;
- Trabalhar a habilidade de manipulação;
- Identificar e classificar as peças do Tangram;
- Refletir sobre características geométricas de figuras planas;
- Construir uma história em quadrinhos criando os personagens com as peças do Tangram.
Construa um tangram com papelão.
Os pequenos ficam mais envolvidos e deslumbrados com o quebra cabeça "gigante".
Nesta exposição, os alunos construíram figuras com tangram e exibiram como se fossem troféus.
O tangram é um quebra-cabeça chinês que pode ser usado na educação infantil para desenvolver habilidades cognitivas, espaciais e matemáticas. Ele também ajuda a estimular a criatividade e a imaginação.
Benefícios do tangram
- Desenvolve o raciocínio lógico e geométrico
- Trabalha a percepção espacial e a análise de figuras
- Auxilia a coordenação motora
- Contribui para a aprendizagem das formas geométricas
- Ensina que um todo pode ser dividido em várias partes, que podem ser reorganizadas em um outro todo diferente
Como trabalhar com o tangram
- Adaptar as atividades conforme o nível de desenvolvimento das crianças
- Criar um ambiente acolhedor e estimulante
- Incentivar a colaboração e o respeito às ideias dos colegas
Dicas para o professor
- Contextualizar com a turma qual o objetivo da aula antes de desenvolvê-la
- Verificar se há necessidade de adequação para o nível da turma
- Antecipar algumas questões que poderão surgir durante a aula
Cartilha ou plano de oficina, para uso direto em sala de aula ou em projetos de matemática lúdica.
Autora: Renata Bravo
1- Origem e história
O Tangram é um antigo quebra-cabeça chinês, cercado de lendas.
Uma das mais conhecidas conta que um monge entregou a seu discípulo um espelho para registrar as maravilhas do mundo. O espelho caiu e se quebrou em sete peças de diferentes formas. Ao tentar recompor o espelho, o jovem descobriu que poderia formar inúmeras figuras — surgindo assim o Tangram.
Também chamado de "As 7 Tábuas da Sabedoria", ele é formado por:
5 triângulos (de tamanhos diferentes)
1 quadrado
1 paralelogramo
Com essas peças, é possível montar mais de 1.700 figuras diferentes, sempre usando todas elas e sem sobreposição.
2- Benefícios e potencial pedagógico
Cognitivos e matemáticos
Desenvolve raciocínio lógico e geométrico
Trabalha percepção espacial
Introduz conceitos de frações, proporção e semelhança
Estimula a análise de formas e contornos
Ajuda a compreender que um todo pode ser dividido e reorganizado
Motores e criativos
Auxilia a coordenação motora fina
Estimula criatividade e imaginação
Incentiva concentração e persistência
Favorece a construção de narrativas visuais (histórias em quadrinhos)
3- Objetivos de aprendizagem
Identificar e classificar formas geométricas
Construir figuras usando as peças do Tangram
Explorar características geométricas de figuras planas
Criar desenhos e personagens
Elaborar histórias com base nas figuras criadas
Estimular cooperação e respeito às ideias dos colegas
4- Como trabalhar com o Tangram
Etapas sugeridas
Apresentação
Contar a lenda de origem
Mostrar as peças e seus nomes
Construção
Criar um Tangram com papelão ou EVA
Para maior engajamento, produzir versões “gigantes” para uso no chão
Exploração livre
Permitir que as crianças criem figuras sem modelos
Desafios
Fornecer modelos de figuras para reprodução
Propor desafios cronometrados ou coletivos
Produção artística
Criar histórias em quadrinhos usando personagens feitos com Tangram
Compartilhamento
Organizar uma exposição dos trabalhos como se fossem “troféus”
5- Dicas para o professor
Contextualize a atividade e deixe claro seu objetivo pedagógico
Adapte o grau de dificuldade ao nível da turma
Antecipe questões que possam surgir (por exemplo, “essa peça pode virar de lado?”)
Promova um ambiente colaborativo
Valorize tanto o processo quanto o resultado final
6- Sugestão de material para confecção
Papelão, cartolina, EVA ou madeira fina
Tesoura ou estilete (uso supervisionado)
Régua e lápis para marcação
Moldes impressos das peças em escala
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