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A contribuição de Monteiro Lobato para a (re)construção de concepções e práticas de educação ambiental das professoras de educação infantil

As tramas de Monteiro Lobato :

- contemplam os princípios do Tratado de Educação Ambiental para sociedades sustentáveis; e
- apresentam a possibilidade da discussão de uma gama de temas relacionados às questões ambientais dos tempos atuais.

No que diz respeito ao que a leitura e a discussão dos textos de Monteiro Lobato possibilitam às professoras da Educação Infantil, podemos constatar que:

- as professoras estão abertas às temáticas de Educação Ambiental;
- reconhecem a necessidade de realização de um trabalho de Educação Ambiental na Educação Infantil;
- demonstram encanto e prazer pela leitura dos trechos dos contos de Monteiro Lobato;
- reconhecem a relação da trama de Monteiro Lobato com a Educação Ambiental; e
- os grupos de debate possibilitam conversas, trocas e aprendizados prazerosos.

Portanto, Monteiro Lobato é um sujeito ecológico com grandes contribuições para a (re)construção de concepções e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil.

Apontamos como uma necessidade urgente de todas as crianças; das que habitam na zona rural , na zona urbana ; das crianças que convivem de perto com os outros seres do nosso Planeta, pelas que nunca contemplaram a beleza de um ribeirão, pelas que não tem sequer uma "boneca de pano" para compartilhar as fantasias, os medos, os desejos, as descobertas; das atuais e futuras gerações; dos demais habitantes do planeta; do próprio planeta; ... para que Dona Aranha possa ajudá-las, juntamente com a Fada Miragem, com a tesoura da Imaginação, com a agulha da Fantasia e com a linha do Sonho, a participar da conquista de um mundo diferente; onde as ruas sejam "ladrilhadas" para que as crianças possam nelas brincar; onde as matas abriguem as árvores e os passarinhos que nelas dorme; onde os rios sejam a morada aconchegante dos peixes grandes e pequenos, um mundo "inteirinho de árvores, bichos e crianças".
E assim, montamos o " cavalo da imaginação a galopar com ele pelo infinito" ...


Eis o papel do Sítio do Pica pau Amarelo: servir de fomento para o conhecimento da criança. Atiçar e aguçar sua vontade de saber, de ler, sonhar e brincar. Não basta ver o elemento folclórico na TV, seja representado por maquiagem ou computação gráfica. É preciso senti-lo e vivê-lo em sua magia. É andar pela mata, brincando com a idéia de que os cogumelos venenosos e as orelhas-de-pau possam um dia ter sido sacis. É ouvir os papagaios, e imaginar que a ave pode estar repetindo, como lhe é de direito, o grito que lhe foi ensinado pelo curupira. É a incerteza, é a hesitação, é a simples possibilidade de ter um pouco do fantástico em meio à crueza da realidade, que dá o toque final à obra lobatiana. É saber, com um tanto de alívio, que “os monstros existem e não existem”.





Um dos maiores diferenciais de Monteiro Lobato: a capacidade de não tratar a criança como um ser de outra espécie, mas sim como uma pessoa com necessidades individuais que precisam ser estimuladas e desenvolvidas.

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