POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

Arte da Colagem

O movimento de ruptura com a pintura tradicional através da adição de elementos externos à tela. A collage (ou colagem em português) utiliza tudo o que está ao seu alcance para criar expressões.


Colagem: É uma técnica artística baseada em reunir elementos diversos, como papéis, adesivos, recortes de revistas, fotografias, imagens impressas, tecidos, entre outros, para criar uma composição visual.

Este tipo de atividade auxilia também no desenvolvimento da coordenação motora fina, percepção visual e imaginação.

Além de ser uma verdadeira diversão, as atividades que envolvem colagem sempre trazem benefícios à coordenação motora fina das crianças, já que elas terão que ter cuidado tanto no momento de passar a cola , como também no momento de posicionar corretamente o barbante sobre o papel.



Além de ser uma brincadeira divertida, por envolver cores, texturas e tamanhos diferentes, a colagem permite desenvolver a autonomia e o desenvolvimento da coordenação motora fina. Ela também auxilia no processo de amadurecimento emocional dos nossos pequenos.


Ainda, a colagem permite que as crianças em escolas vulneráveis educacionalmente tenham contato com importantes conceitos como composição, espaço, cor, texturas, textualidade (ligada à linguagem visual), entre tantos outros.


Alguns dos principais tipos de colagem que existem são:
Colagem Analógica. A colagem analógica é feita de forma física, recortando e colando imagens impressas em papel.
Colagem Digital.
Colagem Fotográfica.
Colagem de Ilustrações.
Design Gráfico.
Publicidade e Propaganda.
Arte e Fotografia.
Ilustração e Design de Moda.

O recorte e a colagem são procedimentos inesgotáveis de possibilidades e de variações, que atingem todas as faixas etárias. É importante no meio escolar principalmente no ensino fundamental, para desenvolver e aprimorar as habilidades motoras de modo geral, contribuindo consequentemente no desenvolvimento do aspecto afetivo e cognitivo. Além disto, também possibilita explorar intensamente a psicomotricidade, pois favorece os movimentos das articulações e a organização do pensamento que funciona como uma análise da construção de uma nova forma, além de desafiar o educando a planejar suas ações, prever resultados e experimentar possibilidades com os materiais e com os elementos da linguagem visual.

Uma das funções desta técnica é desenvolver a criação e a composição de formas variadas como um caminho onde aos poucos, as imagens vão surgindo por agrupamentos das partes, dando forma e possibilitando uma nova comunicação e expressão das formas visuais.

O recorte, a colagem e a psicomotricidade abrem novos horizontes de pesquisa sobre o desenvolvimento do individuo como um todo, favorecendo sua percepção corporal e espacial. A abordagem dos artistas e de suas respectivas produções artísticas utilizando procedimentos de recorte, dobradura e colagens, associadas às atividades lúdicas, contribuem para a formação estética do educando, e a aproxima universos culturais, aparentemente distantes, de sua cultura local. O mesmo ocorre com a prática da leitura de imagens em sala de aula, que conduz o educando à familiarização com os elementos da linguagem visual, bem como aproxima a produção artística universal do cotidiano escolar.

No período da realização do projeto na escola com o 6º ano, no inicio os educandos apresentavam dificuldades de coordenação motora e não conheciam vários tipos de materiais. As dificuldades também foram verificadas na expressão e organização das ideias no registro por escrito. No decorrer de cada aula do projeto eles demonstravam interesse e gostavam do que estavam fazendo. Ficaram familiarizados com o uso da tesoura e da cola, e gradativamente conheceram e aprenderam mais sobre a variedade de papéis e suas gramaturas, texturas, cores, ampliando seu repertório no uso apropriado desses materiais.

Outra observação que fazemos é no campo afetivo: houve interação crescente do grupo, maior cooperatividade entre os colegas, inclusive se conscientizavam da necessidade de ajudar na arrumação dos materiais, da sala de aula, e no final passaram a guardar os materiais.

O retorno dos alunos em relação ao projeto é que foi bem aproveitado e que gostariam de continuar participando no ano letivo seguinte, o que nos leva a crer que os conhecimentos construídos foram significativos na formação desses alunos, 30 e que é necessário pensar neste enfoque no ensino das artes visuais, uma vez que contribui para diversos aspectos da aprendizagem do aluno do ensino fundamental.

O projeto pode ter sua continuidade com os mesmos educandos, em outros anos, e também ser aplicado com outros educandos de outras séries, já que o projeto é aberto a muitos desdobramentos. Pode ainda ser aprofundado e pesquisado com outras atividades em relação a outros movimentos artísticos.

O exercício de pesquisa do professor é de fundamental importância, pois proporciona revitalização no trabalho de sala de aula e, principalmente, possibilita ao docente a ampliação e a atualização de conhecimentos em arte, afirmando a relação inseparável do ensino e da aprendizagem.


O termo "colagem" deriva do latim "collare". No entanto, como algumas línguas latinas não possuíam uma tradução ou significado para esse termo, adotou-se o termo francês "collage". Em Língua Portuguesa ficou "colagem", que significa "grudar".
A colagem também pode ser chamada de Arte Popular, Arte Aplicada ou Expressão Artística.
Dentre as artes visuais, a colagem apresenta inúmeras possibilidades de exploração de técnicas, recursos e materiais. Em Arte-Terapia, a colagem é uma poderosa técnica de desenvolvimento da criatividade e da imaginação infantil , além do desenvolvimento de várias habilidades.
Na Psicopedagogia, é um forte estimulador das aprendizagens. Iniciando a técnica, utilize figuras geométricas pré- recortadas e as crianças criam livremente. Material que pode ser utilizado: jornal, revistas, papel, linhas, fitas, botões, fotografias, retalhos de tecidos, rótulos, eva, ...
Esta atividade desenvolve como habilidades:
-cognitivas: o planejamento, organização do trabalho.
-motoras: a coordenação motora fina através do manejo do pote de cola e formas
-sensoriais: as várias texturas dos papéis
-psicológicas: possibilidade de escolha das peças a serem utilizadas.


A técnica de recorte e colagem vem estimular no indivíduo a capacidade de observação, coordenação motora, idéia de espaço.
Diante de inúmeros materiais expressivos e a iniciativa de realizar o trabalho e suas idéias, utilizará os elementos escolhidos, de maneira que satisfaça o seu lado criativo.
Assim seu lado criativo irá aflorar fazendo com que ele utilize os materiais de maneira que produza uma obra dentro de seu pensamento.
Entretanto ao finalizar seu trabalho o indivíduo irá através da técnica de recorte e colagem mostrar o produto de seu lado expressivo, é observado, que o homem vive seus sentimentos através de suas experiências no decorrer de sua vida, já que a própria vida humana se incumbe de arrumar a trajetória de cada indivíduo.
Por conseguinte a arte é importante não como uma terapia formal , mas como um auxílio para o conhecimento pessoal de cada indivíduo para com a sociedade.

Cartilha de artes visuais tanto para formação docente quanto para aplicação prática em sala de aula
Autora: Renata Bravo

Colagem – Arte, Expressão e Aprendizagem
1- O que é colagem?
Colagem é uma técnica artística que consiste em reunir elementos diversos — papéis, tecidos, fotografias, adesivos, recortes de revistas, objetos pequenos — para compor uma obra visual.

Origem do termo: do francês collage (“grudar”), derivado do latim collare.

Também chamada de Arte Popular, Arte Aplicada ou Expressão Artística.

2- Breve histórico
A colagem marca um movimento de ruptura com a pintura tradicional, inserindo elementos externos à tela para ampliar as possibilidades expressivas.
Hoje, é usada nas artes visuais, no design, na publicidade, na moda, na ilustração, na fotografia e até na arte digital.

3- Tipos de colagem
Colagem Analógica: feita manualmente com recortes físicos colados sobre uma superfície.

Colagem Digital: realizada com softwares de edição de imagens.

Colagem Fotográfica: combina fotografias para criar narrativas visuais.

Colagem de Ilustrações: mistura desenhos e recortes.

Aplicações em Design, Moda e Publicidade.

4- Benefícios da colagem para crianças
A técnica é um poderoso recurso de desenvolvimento integral:

Cognitivos

Planejamento e organização do trabalho

Desenvolvimento da noção de composição, espaço e proporção

Motores

Coordenação motora fina (uso da tesoura, controle da cola, posicionamento dos elementos)

Movimentos amplos e delicados que estimulam a psicomotricidade

Sensoriais

Exploração de texturas, cores, formatos e tamanhos

Estímulo visual e tátil

Psicológicos e Sociais

Estímulo à autonomia e à tomada de decisões

Expressão de sentimentos e ideias

Trabalho cooperativo e senso de responsabilidade coletiva

5- Colagem no ensino fundamental
Desenvolve habilidades motoras e cognitivas

Estimula a criatividade e a imaginação

Aproxima a produção artística universal do cotidiano escolar

Ajuda a conhecer diferentes materiais, suas texturas e usos

Melhora a interação social e a cooperação entre os alunos

6- Materiais que podem ser usados
Papéis coloridos, revistas, jornais

Fotografias, rótulos, botões, linhas, fitas

Retalhos de tecido, EVA, adesivos

Elementos naturais (folhas secas, sementes)

7- Sugestão de atividades
Iniciação: figuras geométricas pré-recortadas para composições livres

Projeto Temático: colagem inspirada em um artista ou movimento artístico

Colagem Sensorial: exploração de texturas e relevos

Colagem Narrativa: contar uma história usando recortes

Colagem Coletiva: grande painel feito em grupo

8- Observações pedagógicas
No início, os alunos podem apresentar dificuldades com materiais e organização das ideias

A prática regular melhora a destreza manual, o planejamento e a expressão visual

É importante reservar tempo para conversar sobre as obras criadas, estimulando a leitura de imagens

O professor atua como facilitador, incentivando a pesquisa, a exploração e o cuidado com os materiais

9- Potencial de continuidade
Pode ser aplicado a diferentes séries e faixas etárias

Permite integração com outros movimentos artísticos

Pode ser aprofundado em projetos interdisciplinares (história da arte, geografia, literatura)














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