Um olhar além das telas na construção do conhecimento
Assim como a palavra escrita , a imagem necessita ser lida, decifrada, analisada e compreendida.
O cinema e a educação atuam diretamente na dinâmica do desejo e da fantasia, produzindo conhecimentos e ordenando as identidades sociais, mediante um complexo processo de projeção de luzes e sombras sobre o social, a consciência, a cognição e o sentimento.
Os educadores podem aprender um modo sugestivo de problematizar criticamente a educação ao se debruçarem sobre as imagens do cinema.
"O cinema é, antes de mais nada, uma arte, um espetáculo artístico. É também uma linguagem estética, poética e musical _ como uma sintaxe e um estilo ; é uma escrita figurativa e ainda uma leitura, um meio de comunicar parâmetros,veicular idéias e exprimir sentimentos. Uma forma de expressão tão ampla quanto as outras linguagens (literatura, teatro, etc) bastante elaborada e específica (Betton, Gerard)
Cartilha: Cineclube nas Escolas – O Cinema como Ferramenta Pedagógica
Autora: Renata Bravo
Um olhar além das telas
Assim como a palavra escrita, a imagem precisa ser lida, analisada e compreendida.
O cinema, quando inserido no ambiente escolar, atua diretamente na:
Fantasia e imaginação
Construção de conhecimentos
Formação de identidades sociais
- Através de luzes e sombras, o cinema influencia a consciência, a cognição e os sentimentos, criando um espaço de reflexão sobre o social e o pessoal.
O papel do educador
Observar e analisar as imagens do cinema permite aos educadores problemalizar criticamente a educação.
O cinema oferece formas sugestivas e criativas de ensinar, motivar e engajar os alunos.
Cinema como linguagem
Segundo Gerard Betton:
- “O cinema é, antes de mais nada, uma arte, um espetáculo artístico. É também uma linguagem estética, poética e musical – uma escrita figurativa e ainda uma leitura, um meio de comunicar parâmetros, veicular ideias e exprimir sentimentos.”
Arte e espetáculo: A experiência do cinema desperta emoções e sentidos.
Linguagem estética e poética: Cada imagem, som e movimento carrega significado.
Meio de comunicação: Veicula ideias, sentimentos e valores, funcionando como recurso educativo complementar.
Benefícios do cineclube escolar
Desenvolve pensamento crítico e interpretativo
Estimula a criatividade e imaginação
Promove diálogo sobre valores, cultura e sociedade
Integra cinema como linguagem pedagógica ao currículo
Autora: Renata Bravo
Um olhar além das telas
Assim como a palavra escrita, a imagem precisa ser lida, analisada e compreendida.
O cinema, quando inserido no ambiente escolar, atua diretamente na:
Fantasia e imaginação
Construção de conhecimentos
Formação de identidades sociais
- Através de luzes e sombras, o cinema influencia a consciência, a cognição e os sentimentos, criando um espaço de reflexão sobre o social e o pessoal.
O papel do educador
Observar e analisar as imagens do cinema permite aos educadores problemalizar criticamente a educação.
O cinema oferece formas sugestivas e criativas de ensinar, motivar e engajar os alunos.
Cinema como linguagem
Segundo Gerard Betton:
- “O cinema é, antes de mais nada, uma arte, um espetáculo artístico. É também uma linguagem estética, poética e musical – uma escrita figurativa e ainda uma leitura, um meio de comunicar parâmetros, veicular ideias e exprimir sentimentos.”
Arte e espetáculo: A experiência do cinema desperta emoções e sentidos.
Linguagem estética e poética: Cada imagem, som e movimento carrega significado.
Meio de comunicação: Veicula ideias, sentimentos e valores, funcionando como recurso educativo complementar.
Benefícios do cineclube escolar
Desenvolve pensamento crítico e interpretativo
Estimula a criatividade e imaginação
Promove diálogo sobre valores, cultura e sociedade
Integra cinema como linguagem pedagógica ao currículo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.