POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

domingo, 7 de maio de 2017

Uma forma diferente de ensinar frações para uma criança do pré escolar.




Cartilha Educativa – Frações: Parte do Todo!
Autora: Renata Bravo

- O que são Frações?

As frações fazem parte do nosso dia a dia, mesmo que a gente nem perceba! Seja ao dividir uma pizza, uma barra de chocolate ou ao olhar o marcador de combustível do carro, estamos usando frações.

Mas… afinal, o que é uma fração?

Fração é uma forma de representar uma parte de um todo dividido em partes iguais.

- Definição:

Uma fração tem duas partes:

Numerador: é o número de partes que estão sendo consideradas (fica em cima).

Denominador: é o número total de partes em que o inteiro foi dividido (fica embaixo).

Exemplo:

Se dividirmos um chocolate em 4 partes iguais e você comer 1, teremos a fração:

1

4 → Lê-se: "um quarto"

- Para que servem as frações?

As frações nos ajudam a entender:

Partes de uma pizza, bolo ou barra de chocolate;

Metade de um copo de suco;

Combustível no painel do carro;

Medidas em receitas culinárias;

Horários, porcentagens e muito mais!

- Exemplos do cotidiano:

Dividir uma pizza em 8 pedaços: cada pedaço é 1/8 da pizza.

Se você come 3 pedaços: comeu 3/8 da pizza.

Se um tanque de gasolina está na metade: está com 1/2 (um meio) do combustível.

- Como interpretar uma fração?

Vamos observar algumas figuras para aprender a interpretar frações com desenhos:

Um círculo dividido em 4 partes iguais e 1 parte pintada:
 → Fração: 1/4
 → Leitura: um quarto

Um quadrado dividido em 9 partes iguais, com 6 pintadas:
 → Fração: 6/9
 → Leitura: seis nonos

Uma figura dividida em 10 partes iguais, com 3 pintadas:
 → Fração: 3/10
 → Leitura: três décimos

- Dica:

Quando o denominador é 10: dizemos “décimos”
 Exemplo: 7/10 → sete décimos

Quando é 100: dizemos “centésimos”

Quando é 1000: dizemos “milésimos”

Quando é qualquer outro número: usamos “avos”
 Exemplo: 4/18 → quatro dezoito avos

- Frações na prática:

Vamos ver um exemplo real:

Luana foi à pizzaria com três amigas. Elas pediram uma pizza dividida em 8 pedaços.

- Quem comeu quanto?

Luana comeu 3 pedaços → 3/8

Ana comeu 2 pedaços → 2/8

Camila comeu 2 pedaços → 2/8

Carla comeu 1 pedaço → 1/8

No total, elas comeram: 3 + 2 + 2 + 1 = 8 pedaços = pizza inteira!

- O que aprendemos?

Toda fração representa uma parte de um todo.

O numerador diz quantas partes foram usadas.

O denominador mostra em quantas partes iguais o todo foi dividido.

Usamos frações o tempo todo — na escola, em casa e na vida!

- Atividade sugerida:

Desenhe uma pizza dividida em 6 partes.

Pinte 2 partes.

Escreva a fração que representa a parte pintada.

Leia em voz alta.

- Desafio:

Se uma barra de chocolate tem 12 pedaços e você come 5, qual a fração que representa a parte que você comeu?

E qual representa a parte que sobrou?

- Objetivos da cartilha:

- Compreender o conceito de fração
- Relacionar frações com situações do cotidiano
- Interpretar frações com desenhos e números
- Desenvolver leitura e escrita correta de frações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.