Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda.
Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog.
Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com

domingo, 7 de maio de 2017

Uma forma diferente de ensinar frações para uma criança do pré escolar.

As frações estão presentes em nosso dia a dia de uma forma que muitas vezes acaba passando despercebida. Ela é muito útil para facilitar algumas situações do nosso dia a dia. Vamos ver agora qual a sua importância e como usá-la corretamente de acordo com nossas necessidades.



Definição

A fração é uma forma de representar uma quantidade a partir de um valor, ela é considerada parte de um inteiro que foi dividido por um número determinado de partes exatamente iguais. Ela pode ser escrita na forma de números e também na forma de desenhos. Como você representaria a quantidade referente ao número 1 que foi dividida em 4 partes iguais?
Neste caso, você representaria a fração da seguinte forma:

É importante lembrar que em toda fração o termo superior, neste caso o número 1, é chamado de numerador e o termo inferior, que neste caso é o número 4, é chamado de denominador.

Para que serve?

As frações são utilizadas para representar partes de um inteiro, mas você já parou para observar como utilizamos as frações diariamente? Ao comprar uma pizza, dependendo do tamanho ela é dividida em partes iguais, isso é uma fração! Quando ganhamos uma barra de chocolate e dividimos com nossos amigos de forma igual, isso é uma fração! Você já observou o painel de um automóvel ou de uma moto? O medidor de gasolina possui frações que indicam a quantidade de gasolina que há. A fração é muito utilizada em nosso cotidiano, basta ter um pouquinho mais de atenção que você verá.

Interpretando uma fração

Você sabe como interpretar uma fração através de um desenho? E através de números? Vamos descobrir agora como fazer isso e como ler as frações corretamente.
Observe o desenho abaixo, temos o inteiro que foi dividido em 4 partes iguais, porém uma delas foi pintada. Podemos afirmar que o 1 corresponde ao numerador da fração e que o 4 é o denominador. Veja:
Frações
Representamos essa imagem com a fração: 1/4 . A sua leitura é: um quarto.
Agora, a seguir, temos um inteiro que foi dividido em 9 partes iguais e 6 partes dessas estão pintadas. Dizemos que o 6 é o numerador e que o 9 é o denominador. Veja:
Frações
Representamos esse desenho pela fração: 6/9. A sua leitura é: seis nonos.
Nesta próxima imagem temos um inteiro dividido em 10 partes iguais, sendo que 3 delas estão pintadas. Então, podemos dizer que o 3 é o numerador e o 10 é o denominador. Veja:
Frações
Representamos esse desenho pela fração: 3/10. A sua leitura é: três décimos.
Quando o denominador é 10, 100 ou 1000 dizemos: décimos, centésimos ou milésimos. E quando o denominador é maior que 10 escrevemos a palavra avos no final, por exemplo:  4/18 = quatro dezoito avos.

Na prática

Veja agora uma situação do uso da fração na prática.
Luana foi a pizzaria com três amigas. Elas pediram ao garçom uma pizza grande, que foi dividida em oito partes iguais. Luana comeu três pedaços, Ana comeu dois, Camila comeu dois e Carla comeu um. Veja como podemos representar a pizza e a quantidade que cada uma comeu em forma de fração:
Luana comeu 3 pedaços = 3/8
Ana comeu 2 pedaços = 2/8
Camila comeu 2 pedaços = 2/8
Carla comeu 1 pedaço = 1/8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.