POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

Jogos de estratégia e desenvolvimento pessoal

Crie um plano de ação de matemática, para treino do raciocínio.

Jogos sugeridos:

Abalone
Hex
Semáforo
Amazonas
Rastros
Ouri
Batalha Naval
Go
Trilha
Dama
Jogo da Velha
Ludo
Gamão
Xadrez
Dama Chinesa
Tangram

Objetivo: 
Promover jogos de estratégia, na modalidade de tabuleiro, como ferramenta de apoio à aprendizagem, capazes de desenvolver e ampliar competências e habilidades tais como: antecipação, análise e solução de problemas; dedução; indução; concentração; reflexão e autocontrole. 

Áreas de aderência:
- Ciências Humanas e suas tecnologias.
- Linguagens, códigos e suas tecnologias.
- Ciências da Natureza e suas tecnologias. 

Público alvo:
 - 14 anos ou mais, alfabetizados.

Conteúdo programático: 
- A psicologia dos jogos.
- Oficinas de jogos de estratégia clássicos: Go, Trilha, Dama, Batalha Naval, Jogo da Velha, Ludo, Gamão, Xadrez, Dama Chinesa, ...
- Oficinas de Jogos comtemporâneos: Banco Imobiliário, Batalha Naval, Abalone. 

Obs.: Os jogos podem ficar disponíveis, para alunos que queiram ocupar os intervalos e outros tempos livres, para manusear estas ferramentas matemáticas, divertidas e educativas.
E podem ser feitos com material reaproveitado.


Cartilha: Jogos de Estratégia como Ferramenta de Aprendizagem Matemática
Autora: Renata Bravo

1- Público-Alvo

Alunos a partir de 14 anos, alfabetizados, interessados em desenvolver raciocínio lógico, concentração e habilidades estratégicas.

2- Objetivo Geral

Promover o uso de jogos de tabuleiro como ferramenta de apoio à aprendizagem, desenvolvendo competências como:

Antecipação e planejamento de jogadas.

Análise e solução de problemas.

Dedução e indução lógica.

Concentração, reflexão e autocontrole.

3- Áreas de Aderência

Ciências Humanas e suas tecnologias.

Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Ciências da Natureza e suas tecnologias.

4- Conteúdo Programático

4.1 Psicologia dos Jogos

Conceito de jogos como ferramenta de aprendizagem.

Relação entre jogos e desenvolvimento cognitivo.

Impacto do jogo no raciocínio lógico, social e emocional.

4.2 Oficinas de Jogos de Estratégia Clássicos

Go: análise de padrões, ocupação de território e estratégia.

Trilha e Dama: antecipação de movimentos e planejamento.

Batalha Naval: dedução e raciocínio espacial.

Jogo da Velha: indução e percepção de padrões.

Ludo e Gamão: cálculo probabilístico e tomada de decisão.

Xadrez e Dama Chinesa: estratégia complexa e concentração.

4.3 Oficinas de Jogos Contemporâneos

Banco Imobiliário: planejamento financeiro, cálculo e negociação.

Abalone, Hex, Semáforo, Amazonas, Rastros, Ouri, Tangram: exploração de raciocínio lógico, espacial e estratégico.

5- Metodologia e Estratégias

- Oficinas Guiadas: ensinar regras, estratégias básicas e simulações.

- Partidas Supervisionadas: professor orienta e propõe desafios estratégicos.

- Jogos Livres: disponibilizar tabuleiros para recreio ou tempos livres, permitindo que os alunos experimentem e pratiquem.

- Materiais Reaproveitados: incentivo à construção de tabuleiros e peças com materiais recicláveis.

- Registro de Estratégias: estimular os alunos a anotar movimentos e soluções, promovendo reflexão e análise crítica.

6- Avaliação

Observação da capacidade de raciocínio, planejamento e tomada de decisão.

Participação nas oficinas e envolvimento nas partidas.

Reflexão sobre estratégias utilizadas e aprendizado adquirido.

7- Recursos Necessários

Tabuleiros e peças dos jogos citados.

Materiais recicláveis para produção de tabuleiros alternativos.

Espaço adequado para partidas individuais ou em grupo.

8- Considerações Finais

Os jogos de estratégia são ferramentas lúdicas e educativas, que permitem desenvolver habilidades matemáticas, cognitivas e sociais de maneira divertida.
Além disso, sua aplicação em oficinas e tempos livres incentiva o interesse contínuo pelo aprendizado, tornando o raciocínio lógico parte da rotina escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.