Público-alvo: Crianças com deficiência visual (Educação Infantil e Anos Iniciais)
Duração: 50 a 60 minutos
Objetivos:
Desenvolver percepção tátil, auditiva e olfativa.
Estimular criatividade e imaginação usando materiais reutilizados.
Promover cooperação, atenção e concentração.
Incentivar consciência ambiental ao reaproveitar materiais.
Materiais:
Garrafas PET, caixas de papelão, tampinhas, rolos de papel higiênico, sacolas plásticas, potes de vidro.
Fitas adesivas, barbante, cola, tesoura (sob supervisão).
Arroz, feijão, milho, areia (para criar sons e texturas).
Tecido, algodão, papel, papelão ondulado.
Estratégias e Atividades:
Acolhimento e Aquecimento (5-10 min):
Recepção das crianças com uma música ou toque suave de sino.
Breve conversa sobre os sentidos: “Hoje vamos sentir, ouvir e criar com nossas mãos!”
Exploração Tátil e Auditiva (10-15 min):
Distribuir diferentes materiais para que toquem, apertem e escutem o som.
Incentivar a descrição dos materiais: “Como isso se sente? Faz algum som?”
Objetivo: reforçar o reconhecimento de texturas, pesos e sons.
Construção Criativa (20 min):
Propor que cada criança ou grupo crie um brinquedo com os materiais disponíveis (ex.: chocalho com garrafa PET e grãos, bola de tecido com algodão).
Acompanhamento individual: orientar como unir partes com segurança e criatividade.
Estimular criatividade e senso de reaproveitamento.
Apresentação e Interação (10 min):
Cada criança pode apresentar seu brinquedo e demonstrar como funciona.
Explorar sons, texturas e movimentos criados pelos brinquedos.
Incentivar elogios e observações positivas entre colegas.
Encerramento (5 min):
Breve reflexão: “O que mais gostaram de sentir e ouvir hoje?”
Reforço da importância de reutilizar materiais e cuidar do planeta.
Adaptações Pedagógicas:
Sempre descrever os objetos e ações com clareza.
Incentivar o uso de luvas ou protetores de mãos quando necessário.
Permitir que crianças sintam e explorem os materiais antes da manipulação.
Para crianças com visão parcial, combinar estímulos visuais, táteis e auditivos.
Avaliação:
Observação do envolvimento e interesse nas atividades.
Capacidade de explorar os materiais e criar brinquedos funcionalmente.
Participação na socialização e troca de experiências com os colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.