POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Oficina de bongôs

Tema: Música e Sustentabilidade
Público: Educação Infantil, Fundamental I ou oficinas comunitárias
Duração: 1h30
Objetivo: Construir instrumentos musicais tipo bongô usando materiais recicláveis, desenvolvendo ritmo, coordenação e consciência ambiental.

Materiais necessários (para cada par de bongôs):

2 latas de alumínio ou potes plásticos (tipo achocolatado, leite em pó ou Pringles)

Balões (2 unidades grandes)

Elásticos grossos (2 unidades)

Fita adesiva colorida ou washi tape

Tinta acrílica, pincéis, cola e enfeites (papel colorido, lantejoulas, botões, etc.)

Tesoura (com supervisão)

Base de papelão ou EVA para unir os dois “tambores”

Passo a passo:

1- Limpeza: Limpe bem os potes ou latas.

2- Corte dos balões: Corte o bico dos balões e estique cada um sobre a abertura do pote/lata.

3- Fixação: Prenda com o elástico bem firme. Pode reforçar com fita adesiva.

4- Unir os dois tambores: Cole-os lado a lado numa base de papelão, formando o formato do bongô.

5- Decoração: Deixe as crianças personalizarem com tintas e materiais coloridos.

6- Teste sonoro: Toque com as mãos e experimente diferentes ritmos!

Adaptações para inclusão:

Crianças com baixa mobilidade: podem decorar com adesivos e pedir ajuda para colar os balões.

Deficiência visual: use materiais com texturas diferentes (tecidos, EVA, barbante grosso).

Autismo: ofereça fones abafadores se o som incomodar e trabalhe com antecipação e rotina visual.

Coordenação motora limitada: use latas maiores e balões mais elásticos para facilitar.

Atividade complementar:

Roda de música: cada criança experimenta um ritmo.

Batida guiada: um adulto faz batidas simples e as crianças repetem.

História sonora: contar uma pequena história onde as batidas do bongô acompanham os momentos (chuva, passos, trovões…).


 Claro! Abaixo está o plano de aula completo para trabalhar a construção de bongôs reciclados com foco em Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dentro de uma abordagem interdisciplinar (Música, Arte e Meio Ambiente), com sugestões para inclusão:

Criando Bongôs Reciclados

Faixa etária: 5 a 9 anos
Duração: 2 encontros de 50 minutos (adaptável)
Áreas do conhecimento: Arte, Música, Sustentabilidade (Educação Ambiental)
Tema: Sons do mundo – Reciclando para criar instrumentos

Objetivos de aprendizagem:

Reconhecer o som como forma de expressão e comunicação.

Desenvolver habilidades motoras e criatividade na construção de instrumentos musicais.

Compreender a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais.

Estimular a participação em atividades coletivas com respeito à diversidade.

Conteúdos:

Sons corporais e objetos sonoros

Ritmo e batida (exploração musical)

Reciclagem e reaproveitamento de materiais

Expressão artística por meio da decoração do instrumento

Materiais:

Latas ou potes plásticos (2 por aluno)

Balões grandes (2 por aluno)

Elásticos e fitas adesivas

Tintas, pincéis, tecidos, lantejoulas, papel colorido

Cola, tesoura sem ponta, base de papelão ou EVA

Etapas da aula:

1º Momento: Explorando sons (20 min)

Roda de conversa: Quais sons conhecemos? Podemos fazer música com o corpo? E com objetos?

Atividade prática: Sons com palmas, estalos, batidas na mesa, copos vazios.

Mostre um bongô real (ou vídeo) e fale sobre a origem (África/Caribe) e como se toca.

2º Momento: Construindo o bongô (30 min)

Demonstre o passo a passo (cobrindo o pote com balão e elástico).

Ajude as crianças a montarem seus instrumentos.

Decoração livre com materiais artísticos.

3º Momento: Tocando e brincando (30 min)

Experimentação sonora com os bongôs feitos.

Jogos de ritmo: "Repita o som", "Eco do professor", batidas diferentes.

Atividade lúdica: Contar uma história e usar os bongôs para representar sons (chuva, passos, tambores da floresta…).

4º Momento: Reflexão e cuidados (20 min)

Conversa sobre a importância da reciclagem.

Como cuidar do instrumento feito?

Exposição na escola ou apresentação musical simples.

Adaptações para inclusão:

Balões pré-cortados e latas pré-decoradas para alunos com dificuldades motoras.

Alunos com TEA: usar fones, manter previsibilidade, oferecer um canto tranquilo.

Alunos com deficiência visual: trabalhar com materiais táteis na decoração.

Valorização da participação de cada aluno no processo, mesmo que parcial.

Avaliação formativa:

Participação ativa nas etapas da construção e exploração musical.

Interação com os colegas e respeito à diversidade.

Expressão criativa na decoração e na produção sonora.

Compreensão da proposta de reaproveitamento de materiais.

Sugestão de registro:

Fotos do processo e dos bongôs prontos.

Relato descritivo individual do educador sobre a participação de cada aluno.

Produção coletiva de cartaz: "Fizemos música com o lixo!"


Criando Bongôs Reciclados para três contextos distintos:

1- Terceira Idade – Oficina Terapêutica de Percussão Reciclada

Objetivo: Estimular coordenação motora, expressão artística e socialização através da construção e uso de bongôs feitos com materiais recicláveis.

Enfoque:

Estímulo cognitivo e motor

Convivência e memória afetiva (sons da infância, músicas populares)

Valorização da sustentabilidade e criatividade

Adaptações:

Usar potes maiores (mais fáceis de manusear)

Substituir balões por tecido esticado ou papel pardo grosso com cola e fita

Propor músicas conhecidas da época da juventude do grupo para tocar junto

Estimular histórias sobre sons e memórias musicais

Estratégias:

Mesa de apoio para facilitar a montagem

Auxílio para cortes e montagem quando necessário

Dinâmicas em duplas para promover interação

2- Educação Inclusiva – Aprendendo com o Ritmo Sustentável

Objetivo: Proporcionar uma experiência sensorial e criativa acessível a diferentes perfis de aprendizagem, com foco em ritmo, colaboração e expressão.

Adaptações por tipo de necessidade:

Deficiência visual: Decorar os bongôs com materiais texturizados (EVA, barbante, botões), usar som de voz para guiar a batida.

Deficiência auditiva: Instruções visuais, sinalização, e uso de vibração e ritmo visual para acompanhar batidas.

Deficiência física: Oferecer suporte para segurar os materiais; instrumento pré-montado para decoração.

TEA (Transtorno do Espectro Autista): Antecipação da atividade com imagens, tempo para adaptação, espaço silencioso.

Estratégias:

Atividades em pequenos grupos com mediação

Valorizar a participação, não o resultado final

Roda de expressão livre com os instrumentos feitos

3- Educação Não Formal – Oficina Comunitária "Batuque Sustentável"

Local: ONG, centro cultural, abrigo, comunidade
Faixa etária: Livre (crianças, jovens, adultos podem participar juntos)
Objetivo: Promover convivência, arte e consciência ambiental usando a construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis.

Metodologia:

Início com bate-papo: "Você já fez som com um objeto em casa?"

Demonstração do passo a passo

Trabalho em grupo (duplas, famílias ou equipes misturadas)

Apresentação final: "Sarau de sons reciclados" ou roda de batucada

Valores e competências desenvolvidas:

Cooperação intergeracional

Respeito à diversidade

Criatividade com baixo custo

Protagonismo cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.