Atividade inclusiva e interdisciplinar para a Educação Infantil, com foco em matemática, coordenação motora, percepção visual, cores e contagem. Ela também favorece a inclusão de crianças com diferentes estilos de aprendizagem e necessidades especiais
Contando com as Cores
Faixa etária: 4 a 6 anos
Áreas envolvidas: Matemática, Artes, Psicomotricidade, Educação Especial
Duração: 30 a 40 minutos
Objetivos:
Desenvolver a contagem e o reconhecimento dos números de 1 a 10.
Estimular a coordenação motora fina e a percepção tátil-visual.
Reconhecer cores e fazer correspondência entre quantidade e numeral.
Promover inclusão com uso de materiais acessíveis e manipuláveis.
Materiais:
Papelão ou EVA (base e tiras)
Cordões ou barbantes
Miçangas ou contas coloridas (preferencialmente grandes)
Canetão para marcar os números
Cola quente ou fita adesiva
Alternativas táteis: contas com texturas diferentes (para cegos/baixa visão)
Alternativas sonoras: miçangas com guizos (para estimular auditivamente)
Desenvolvimento da Atividade:
1- Apresente a base com as casas numeradas de 1 a 10.
2- Cada tira de papelão (com contas coloridas) corresponde a um número.
3- A criança deve contar as bolinhas e associar com o número correspondente na base.
4- Incentive a nomeação das cores e a percepção tátil, quando possível.
5- Proponha desafios orais:
“Qual tira tem 6 bolinhas?”
“Coloque a tira com 4 contas azuis na casa certa.”
“Quantas contas vermelhas você vê?”
Adaptações para Inclusão:
Baixa visão ou cegueira: use contas com diferentes texturas e tamanhos; numerais em braille ou em relevo.
Deficiência intelectual: ofereça apoio visual com cartões coloridos e faça a contagem junto verbalmente.
Autismo: utilize sequência previsível, cores favoritas e tempo extra.
Surdez: inclua sinais em Libras para números e cores.
Motora: permita apoio ou uso de adaptadores para segurar as tiras.
Conteúdos Trabalhados:
Quantidade e numeral
Cores primárias e secundárias
Coordenação olho-mão
Inclusão e respeito às diferenças
Avaliação:
Observação direta da participação e tentativa de associação correta
Capacidade de contar e identificar cores
Envolvimento no processo de experimentação
Contando com as Cores
Etapa: Educação Infantil (4 a 6 anos)
Duração: 1 aula de 40 minutos
Campos de experiência (BNCC):
Traços, sons, cores e formas
Corpo, gestos e movimentos
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
O eu, o outro e o nós
Objetivos de Aprendizagem:
Contar e associar quantidades aos numerais de 1 a 10
Identificar e nomear cores
Desenvolver coordenação motora fina e visual
Explorar diferentes formas de percepção (visual, tátil, auditiva)
Promover inclusão e participação de todas as crianças
Materiais Necessários:
Base de papelão com casas numeradas de 1 a 10
Tiras de papelão com contas coloridas (quantidades de 1 a 10)
Cordão ou barbante
Caneta preta para numerar
Miçangas grandes ou bolas coloridas
Fita dupla face ou cola quente
Materiais táteis alternativos: contas texturizadas, tecido, papel bolha
Sinais em Libras dos números impressos (ou vídeos)
Sistema braille ou numerais em alto-relevo (opcional)
Desenvolvimento da Aula:
1- Roda de Conversa Inicial (10 min)
Apresente os materiais e explore oralmente: “O que vemos aqui? Que cores temos? Para que servem essas bolinhas?”
Mostre as tiras com contas e a base de encaixe.
Incentive a contagem oral coletiva de 1 a 10, usando o corpo (palmas, passos, pulos).
2- Momento de Experimentação (20 min)
Distribua as tiras com contas entre as crianças.
Oriente a contagem individual e o encaixe da tira no número correspondente da base.
Estimule a verbalização: “Essa tem 3 contas, então vai no número 3!”
Use apoio visual (cartazes com números e cores).
Para crianças com deficiência visual: oriente pelo tato e/ou utilize tiras com contas texturizadas.
Para crianças com autismo: utilize sequência clara, com antecipação da tarefa e reforço positivo.
3- Desafio Lúdico (5 min)
Misture as tiras e proponha que troquem entre si.
Proponha perguntas:
“Quem tem a tira com 7 contas?”
“Quem consegue achar o número 5 na base?”
“Qual tira é a mais longa? Qual é a mais curta?”
4 Encerramento e Compartilhamento (5 min)
Convide as crianças a mostrar sua tira e dizer a cor e o número.
Valorize os acertos, mas principalmente o esforço e a participação.
Adaptações Inclusivas Específicas
Necessidade Adaptação:
Deficiência visual Contas grandes com texturas, numerais em alto-relevo ou braille, mediação verbal intensiva
Surdez Apoio visual com Libras (cartazes ou vídeos), uso de gestos e reforço visual das etapas
Autismo (TEA) Sequência previsível, antecipação da atividade com imagens, tempo de adaptação individual
Deficiência intelectual Repetição com apoio visual, pares de apoio (tutoria entre colegas), foco nas cores
Deficiência física Materiais adaptados com velcro ou ímã para facilitar manuseio, tempo maior de execução
Avaliação Formativa:
Participação ativa na contagem e no encaixe das tiras
Reconhecimento de cores e numerais
Interesse e envolvimento no momento lúdico
Interação e cooperação com colegas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.