POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Contando as cores

Atividade inclusiva e interdisciplinar para a Educação Infantil, com foco em matemática, coordenação motora, percepção visual, cores e contagem. Ela também favorece a inclusão de crianças com diferentes estilos de aprendizagem e necessidades especiais

Contando com as Cores

Faixa etária: 4 a 6 anos

Áreas envolvidas: Matemática, Artes, Psicomotricidade, Educação Especial

Duração: 30 a 40 minutos

Objetivos:

Desenvolver a contagem e o reconhecimento dos números de 1 a 10.

Estimular a coordenação motora fina e a percepção tátil-visual.

Reconhecer cores e fazer correspondência entre quantidade e numeral.

Promover inclusão com uso de materiais acessíveis e manipuláveis.

Materiais:

Papelão ou EVA (base e tiras)

Cordões ou barbantes

Miçangas ou contas coloridas (preferencialmente grandes)

Canetão para marcar os números

Cola quente ou fita adesiva

Alternativas táteis: contas com texturas diferentes (para cegos/baixa visão)

Alternativas sonoras: miçangas com guizos (para estimular auditivamente)

Desenvolvimento da Atividade:

1- Apresente a base com as casas numeradas de 1 a 10.

2- Cada tira de papelão (com contas coloridas) corresponde a um número.

3- A criança deve contar as bolinhas e associar com o número correspondente na base.

4- Incentive a nomeação das cores e a percepção tátil, quando possível.

5- Proponha desafios orais:

“Qual tira tem 6 bolinhas?”

“Coloque a tira com 4 contas azuis na casa certa.”

“Quantas contas vermelhas você vê?”

Adaptações para Inclusão:

Baixa visão ou cegueira: use contas com diferentes texturas e tamanhos; numerais em braille ou em relevo.

Deficiência intelectual: ofereça apoio visual com cartões coloridos e faça a contagem junto verbalmente.

Autismo: utilize sequência previsível, cores favoritas e tempo extra.

Surdez: inclua sinais em Libras para números e cores.

Motora: permita apoio ou uso de adaptadores para segurar as tiras.

Conteúdos Trabalhados:

Quantidade e numeral

Cores primárias e secundárias

Coordenação olho-mão

Inclusão e respeito às diferenças

Avaliação:

Observação direta da participação e tentativa de associação correta

Capacidade de contar e identificar cores

Envolvimento no processo de experimentação

Contando com as Cores

Etapa: Educação Infantil (4 a 6 anos)

Duração: 1 aula de 40 minutos

Campos de experiência (BNCC):

Traços, sons, cores e formas

Corpo, gestos e movimentos

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

O eu, o outro e o nós

Objetivos de Aprendizagem:

Contar e associar quantidades aos numerais de 1 a 10

Identificar e nomear cores

Desenvolver coordenação motora fina e visual

Explorar diferentes formas de percepção (visual, tátil, auditiva)

Promover inclusão e participação de todas as crianças

Materiais Necessários:

Base de papelão com casas numeradas de 1 a 10

Tiras de papelão com contas coloridas (quantidades de 1 a 10)

Cordão ou barbante

Caneta preta para numerar

Miçangas grandes ou bolas coloridas

Fita dupla face ou cola quente

Materiais táteis alternativos: contas texturizadas, tecido, papel bolha

Sinais em Libras dos números impressos (ou vídeos)

Sistema braille ou numerais em alto-relevo (opcional)

Desenvolvimento da Aula:

1- Roda de Conversa Inicial (10 min)

Apresente os materiais e explore oralmente: “O que vemos aqui? Que cores temos? Para que servem essas bolinhas?”

Mostre as tiras com contas e a base de encaixe.

Incentive a contagem oral coletiva de 1 a 10, usando o corpo (palmas, passos, pulos).

2- Momento de Experimentação (20 min)

Distribua as tiras com contas entre as crianças.

Oriente a contagem individual e o encaixe da tira no número correspondente da base.

Estimule a verbalização: “Essa tem 3 contas, então vai no número 3!”

Use apoio visual (cartazes com números e cores).

Para crianças com deficiência visual: oriente pelo tato e/ou utilize tiras com contas texturizadas.

Para crianças com autismo: utilize sequência clara, com antecipação da tarefa e reforço positivo.

3- Desafio Lúdico (5 min)

Misture as tiras e proponha que troquem entre si.

Proponha perguntas:

“Quem tem a tira com 7 contas?”

“Quem consegue achar o número 5 na base?”

“Qual tira é a mais longa? Qual é a mais curta?”

4 Encerramento e Compartilhamento (5 min)

Convide as crianças a mostrar sua tira e dizer a cor e o número.

Valorize os acertos, mas principalmente o esforço e a participação.

Adaptações Inclusivas Específicas

Necessidade Adaptação:

Deficiência visual Contas grandes com texturas, numerais em alto-relevo ou braille, mediação verbal intensiva

Surdez Apoio visual com Libras (cartazes ou vídeos), uso de gestos e reforço visual das etapas

Autismo (TEA) Sequência previsível, antecipação da atividade com imagens, tempo de adaptação individual

Deficiência intelectual Repetição com apoio visual, pares de apoio (tutoria entre colegas), foco nas cores

Deficiência física Materiais adaptados com velcro ou ímã para facilitar manuseio, tempo maior de execução

Avaliação Formativa:

Participação ativa na contagem e no encaixe das tiras

Reconhecimento de cores e numerais

Interesse e envolvimento no momento lúdico

Interação e cooperação com colegas


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.