POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Desenvolvimento da coordenação motora fina, associação de cores, contagem e noções de quantidade

Habilidades desenvolvidas:

Coordenação motora fina (uso das mãos e dedos)

Reconhecimento de cores

Contagem e noção de quantidade

Atenção e concentração

Pareamento (cor e número)

Força e precisão no movimento de pinça (ao manusear prendedores)

Materiais:

Palitos de picolé grandes

Fita adesiva colorida ou tinta (dividindo o palito em seções)

Prendedores de roupa pequenos

Canetinha para escrever números nos prendedores

Objetivo da atividade:

A criança deve:

1- Contar as divisões coloridas em cada palito.

2- Selecionar o prendedor com o número correspondente.

3- Prender o prendedor na seção correta do palito.

Adaptações para Inclusão:

Usar palitos com texturas diferentes para crianças com deficiência visual.

Marcar os prendedores com símbolos ou pontinhos em relevo (Braille ou tátil).

Substituir prendedores por botões grandes ou velcro para crianças com dificuldade de força ou coordenação.

Sugestão de faixa etária:

2 a 5 anos, com variações na complexidade (ex: cores apenas ou adicionar contagem).


Variações inclusivas

Palitos Coloridos e Prendedores Contadores

Etapa:

Educação Infantil – Pré-escola (3 a 5 anos)

Duração:

30 a 45 minutos

Objetivos Gerais:

Desenvolver a coordenação motora fina por meio de movimento de pinça.

Estimular o reconhecimento e pareamento de cores.

Explorar noções de número e quantidade.

Trabalhar atenção, concentração e autonomia.

Objetivos Específicos (BNCC):

Campo de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós / Traços, Sons, Cores e Formas

(EI02ET04) Coordenar suas habilidades manuais no uso de materiais diversos.

(EI02EF03) Classificar objetos com base em características observáveis (cor, forma, tamanho).

(EI03ET03) Demonstrar controle e precisão dos gestos ao manusear diferentes objetos e ferramentas.

Conteúdos:

Coordenação motora fina (movimento de pinça)

Reconhecimento de cores

Contagem de 1 a 5

Pareamento (cor + número)

Atenção visual

Materiais:

Palitos de picolé grandes

Tinta guache ou fita adesiva colorida (5 cores diferentes)

Prendedores de roupa pequenos

Caneta permanente para numerar os prendedores

Caixinha para organizar os prendedores

Desenvolvimento da Atividade:

1- Rodinha de Introdução (5-10 min):

Conversa sobre as cores e os números.

Mostrar os palitos e os prendedores.

Explicar que a missão será “ajudar os palitos a encontrar os prendedores certos”.

2- Exploração Lúdica (20-30 min):

Cada criança escolhe um palito.

Observa quantas cores/divisões há no palito.

Escolhe o prendedor com o número correspondente.

Prende o prendedor na parte colorida.

Pode trocar de palito e repetir.

3- Encerramento (5 min):

Conversa sobre o que foi feito.

Reforço de cores e números.

Elogiar os esforços das crianças.

Adaptações para Inclusão:

Necessidade/Adaptação

- Deficiência visual - Usar texturas diferentes em cada faixa colorida. Números em Braille ou em relevo nos prendedores.
- Dificuldade motora - Prendedores maiores ou com botão. Substituir por velcro ou encaixe simples.
- TEA ou TDAH - Usar cartões com instruções visuais claras e repetir passo a passo. Oferecer fones abafadores se necessário.
- Deficiência intelectual - Usar menos cores e números. Reforçar verbalmente e com gestos cada passo.

Avaliação:

Observar se a criança consegue associar número e quantidade.

Verificar se consegue prender os prendedores com autonomia.

Analisar o interesse, engajamento e persistência na tarefa.

Registro fotográfico ou anotação em portfólio individual.

Variações:

Usar letras ao invés de números para trabalhar alfabetização.

Criar desafios: “Encontre o palito com duas cores vermelhas”, etc.

Trabalhar sequência lógica (do menor para o maior número).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.