1- Caminhos de Fita (Primeira foto)
Objetivo: Desenvolver equilíbrio, agilidade e planejamento motor.
Faça caminhos retos, zigue-zagues e formas geométricas com fita adesiva colorida no chão.
A criança deve seguir cada trilha andando, correndo, pulando ou em um pé só.
2- Encaixe em Cone
Objetivo: Trabalhar coordenação mão-olho e organização motora.
Cones com hastes verticais servem como “alvos” para empilhar argolas ou peças com buraco central.
A criança busca as peças no chão e as encaixa, estimulando deslocamento e controle dos braços.
3- Teia de Fita
Objetivo: Explorar deslocamentos variados e percepção espacial.
Um grande desenho no chão simulando uma teia de aranha, feito com fita adesiva.
Crianças podem caminhar pelos “raios” e “círculos” tentando não sair das linhas.
4- Caminho de Blocos
Objetivo: Aprimorar equilíbrio e força nas pernas.
Blocos de espuma ou madeira criam um “caminho elevado” que a criança deve percorrer.
Incentive andar devagar, alternar passos e mudar direção.
5- Alvo com Saco de Areia
Objetivo: Melhorar mira, força e coordenação global.
Sacos de areia ou almofadinhas para arremessar em alvos com formas geométricas espalhadas.
Pode incluir contagem de pontos para motivar.
6- Circuito de Equilíbrio e Rampas
Objetivo: Estimular força, equilíbrio dinâmico e lateralidade.
Placas como barras de equilíbrio, pequenos obstáculos para subir/descer ou engatinhar.
Inclua caminhos de círculos coloridos para a criança pisar em sequência.
7- Painel Sensorial de Pinos
Objetivo: Trabalhar alongamento, força de membros superiores e coordenação fina associada à grossa.
Pinos ou argolas coloridas fixas em parede. Criança precisa alcançar e encaixar objetos por cores ou padrões.
8- Túneis de Arcos Coloridos
Objetivo: Explorar deslocamento rastejante, força de braços e tronco.
Arcos criam túneis para as crianças engatinharem ou rastejarem por baixo.
Dicas gerais:
- Use tapete ou piso emborrachado para evitar escorregões.
- Varie o ritmo: andar, correr, saltar.
- Combine ordens verbais para trabalhar compreensão auditiva e memória de trabalho.
- Sempre supervisione, especialmente em atividades de equilíbrio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.