PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

A transformação da lagarta





Cartilha: A Transformação das Borboletas – Um Projeto Interdisciplinar para Educação Infantil
Autora: Renata Bravo

1- Introdução

A metamorfose da borboleta é um excelente recurso para trabalhar conceitos de ciência, linguagem, arte e matemática na Educação Infantil. O ciclo da borboleta – ovo, lagarta, crisálida e adulto – permite que as crianças compreendam transformações, tempo, cuidado com os seres vivos e observação do mundo natural.

O projeto busca despertar curiosidade, respeito à natureza e criatividade, promovendo aprendizagens significativas por meio de atividades lúdicas, interativas e integradas.

2- Objetivos

Objetivo Geral

Compreender o ciclo de vida da borboleta e suas transformações, aplicando o conhecimento de forma interdisciplinar.

Objetivos Específicos

Observar e registrar mudanças em seres vivos.

Desenvolver linguagem oral e escrita a partir de relatos e histórias.

Trabalhar noções matemáticas: sequência, contagem, tamanho e proporção.

Explorar a arte e a criatividade por meio de desenhos, pinturas e modelagem.

Estimular o cuidado, a paciência e a responsabilidade.

3- Conteúdos e Áreas de Interdisciplinaridade

Área - Conteúdos trabalhados

Ciências - Ciclo da vida da borboleta, metamorfose, espécies, alimentação das lagartas.

Matemática - Sequência dos estágios, contagem de lagartas, comparação de tamanhos e tempos.

Linguagem - Histórias, relatos, músicas, dramatizações, vocabulário sobre natureza.

Artes - Desenhos, pinturas, colagens, modelagem de argila ou massinha.

Educação Socioemocional - Cuidado com os seres vivos, paciência e observação.

4- Procedimentos e Atividades

4.1 Observação do Ciclo

Introduzir livros e vídeos sobre a vida das borboletas.

Mostrar ovos, lagartas ou fotos de cada fase.

Registrar em desenhos, fotos ou pequenos diários ilustrados.

4.2 Sequência e Contagem

Organizar cartões com cada fase do ciclo: ovo → lagarta → crisálida → borboleta.

Pedir que as crianças coloquem os cartões na ordem correta.

Contar quantos ovos, lagartas ou borboletas existem em um conjunto.

4.3 Atividades Artísticas

Pintura e colagem de cada fase.

Modelagem de lagartas e borboletas com massinha ou argila.

Confecção de borboletas de papel ou materiais recicláveis para montar um mural.

4.4 Linguagem e Expressão

Contar histórias sobre borboletas ou criar narrativas coletivas.

Produzir pequenas poesias ou canções sobre metamorfose.

Realizar dramatizações: as crianças representam o ciclo de vida da borboleta.

4.5 Experiência Prática

Se possível, criar um mini viveiro de borboletas (com supervisão) para observar as mudanças reais.

Alimentar as lagartas com folhas adequadas, acompanhar a formação da crisálida e a saída da borboleta.

5- Avaliação

Observação do interesse e participação das crianças.

Registro de desenhos, colagens e diários ilustrados.

Capacidade de sequenciar corretamente as fases da metamorfose.

Relatos orais sobre o aprendizado.

6- Resultados Esperados

Compreensão do ciclo de vida da borboleta e do conceito de metamorfose.

Desenvolvimento da linguagem oral, escrita e artística.

Introdução a conceitos matemáticos de sequência, contagem e comparação.

Maior cuidado, responsabilidade e valorização da natureza.

Integração entre áreas do conhecimento por meio de atividades lúdicas e interdisciplinares.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.