Se possível, colabore com o blog, enviando pix de qualquer valor para: renatarjbravo@gmail.com

Aprender a ler e a escrever. Como iniciar as crianças na escrita.

  Desde que minha filha nasceu, venho me surpreendendo a cada nova conquista ( mesmo com os problemas de saúde que enfrentei, consegui acompanhá-la ... Só fiquei distante dela , por 21 dias ... ). 


Enfim, 
Minha filha tem apenas 3 anos e já sabe escrever o nome dos amiguinhos da escola! 
_________________________________________________________________________________ 
É através da grafomotricidade que se dá início ao ensino da criança a escrever. A grafomotricidade é um movimento gráfico que realizamos com as mãos ao escrever ou desenhar. Trata-se de aprender a realizar uns movimentos com a mão para traçar uma linha em um papel e adquirir uma coordenação olho-mão no processo.  

primeiro caminhar sem auxílio, primeiras palavras, primeiro dia na escola, ... e essa semana me deparei com essa imagem.

Foi uma sensação indescritível, ver aquelas mãos tão delicadas iniciando seus traçados... Um processo de autonomia, um ritual de passagem evidenciando uma nova etapa na vida dela... Ao compor suas primeiras escritas as crianças mostram-se portadoras de inúmeras experiências, desejos, anseios e dinâmicas particulares de aprendizado...



Então, resolvi escrever no quadro o nome dos demais amigos e veio mais outra surpresa. 



Hoje em dia, o início da leitura e escrita acontece na Educação Infantil, quando a criança tem de 3 a 5 anos. Nessa etapa ela tem o primeiro contato com a escrita, o que não significa que no final do processo ela saiba ler e escrever, mas sim, capaz de fazer traços e irá se familiarizando com os lápis, ceras, canetas e irá adquirindo destreza com as mãos. Também serão capazes de reconhecer algumas letras inclusive algumas palavras, como o seu nome.  



Alguns conselhos que podem ajudar a criança
- Preparar um ambiente relaxado e tranquilo, inclusive com uma música que a estimule: rápida para fazer traços curtos, e suaves para longos e ondulantes. 
- Antes de trabalhar com um lápis e um papel, é bom que a criança comece a desenhar com o dedo no ar, na farinha ou na areia, pintura com os dedos, etc.


- Ensinar a criança a pegar corretamente no lápis, a sustentá-lo entre os dedos e deslizá-lo sobre o papel. 
- Para ganhar destreza manual, deverá trabalhar os traços verticais, horizontais, oblíquos, circulares e em zig-zag. Em casa podem realizar figuras com pontinhos que a criança vai seguindo o traço até que possa fazer desenhos mais complicados através dos pontinhos. 
- Não pressionar a criança é fundamental no processo da escrita. Esse processo da escrita abrange 3 ou 4 anos e cada criança tem o seu próprio ritmo. 
- Para aprender a escrever não é somente praticar a escrita. Atividades como desenhar, pintar, colorir, recortar, passatempos como os labirintos ou unir pontos, ajudará a criança a desenvolver a psicomotricidade fina. 
Aos seis anos, o calendário escolar contempla o aprendizado da escrita e da leitura de maneira formal. Tudo o que aprendeu anteriormente ajudará a criança a começar a escrever palavras completas, inclusive frases. Também serão capazes de ler, inicialmente através de sílabas para ir ganhando agilidade e velocidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.