POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Congas recicladas

Congas recicladas são instrumentos musicais do tipo percussão, feitos a partir de materiais reutilizados, como tambores usados, latas grandes, baldes, tubos de PVC ou galões plásticos. É uma alternativa sustentável e educativa para construir instrumentos de forma artesanal, especialmente em projetos escolares ou oficinas culturais.

Como fazer Congas recicladas (passo a passo simples):

Materiais sugeridos:

1 galão de água ou balde plástico resistente (tipo de tinta ou massa corrida)

Câmera de pneu de bicicleta ou couro sintético (para a pele)

Elástico grosso, cordas ou fita adesiva resistente

Tesoura ou estilete (uso com supervisão adulta)

Tinta e pincéis (para decorar)

Opcional: base de madeira ou suporte com pés

Montagem:

1- Limpe o recipiente escolhido e remova rótulos ou resíduos.

2- Corte a câmera de pneu em um círculo maior que a boca do balde/galão.

3- Estique a pele sobre a boca do recipiente.

4- Prenda bem firme com corda, fita adesiva ou elástico largo.

5- Ajuste a tensão para que o som fique mais grave ou agudo.

6- Decore à vontade! Use tintas, colagens ou tecidos coloridos.

Usos pedagógicos:

Aulas de música (ritmo, som grave/agudo)

Projetos de educação ambiental e sustentabilidade

Atividades culturais afro-brasileiras e caribenhas

Oficinas de artes e construção de instrumentos

Dica:

Você pode montar um conjunto completo com:

Congas (baldes grandes)

Bongôs (potinhos de sorvete colados lado a lado)

Agogôs (latas de refrigerante)

Reco-reco (garrafas PET com canudo e palito)

Oficina Temática com Congas Recicladas, ideal para crianças, adolescentes ou até adultos, em contextos escolares, culturais ou comunitários.

Oficina Temática: Ritmos e Sustentabilidade com Congas Recicladas

Objetivo Geral:

Construir instrumentos musicais de percussão (congas) com materiais recicláveis, explorando ritmos populares e valorizando a consciência ambiental e a cultura afro-latino-americana.

Duração total:

2 encontros de 1h30 ou 1 encontro de 3h com pausas.

 Público-alvo:

Crianças a partir de 8 anos

Adolescentes

Grupos comunitários ou escolares

Conteúdos abordados:

Educação ambiental (reaproveitamento de materiais)

Ritmo e percussão corporal

Cultura afro-brasileira e caribenha

Criatividade e expressão artística

Etapas da Oficina:

1- Acolhida e Introdução (15 min)

Roda de conversa: o que é uma conga?

Mostra de vídeos curtos com ritmos afro-latinos

Fala breve sobre reciclagem e reaproveitamento

2- Construção das Congas Recicladas (50 min)

Materiais: baldes ou galões, câmaras de pneu/couro ecológico, cordas, elásticos, fitas, tintas.

Passo a passo guiado (veja acima)

Pintura e personalização dos instrumentos

3- Ritmos e Experimentação (40 min)

Atividades de percussão corporal e escuta rítmica

Exploração dos sons produzidos pelas congas

Ensaios simples de ritmos básicos (samba-reggae, maracatu, guaguancó caribenho)

4- Apresentação ou Roda de Ritmos (20 min)

Grupo toca junto um ritmo simples aprendido

Possível integração com outros instrumentos reciclados (agogô, chocalhos)

Compartilhamento das criações e impressões

5- Encerramento e Reflexão (15 min)

O que aprendemos?

Como podemos reutilizar mais no dia a dia?

Fotos e exposição dos instrumentos (opcional)

Materiais necessários:

Baldes plásticos ou galões de água

Câmaras de ar de bicicleta (ou couro sintético)

Cordas, elásticos ou fitas adesivas largas

Tesouras (com supervisão), pincéis, tintas, panos

Áudio com batidas para prática (pode ser celular e caixa de som)

Sugestão de título para o projeto:

"Batucando com Consciência: Ritmo, Cultura e Reciclagem"

Adaptação para Inclusão, ideal para escolas, centros culturais ou instituições sociais.

Batucando com Consciência: Ritmo, Cultura e Reciclagem

Público-alvo:

Crianças e adolescentes (8 a 14 anos)

Com inclusão de participantes com deficiência intelectual, física ou sensorial leve a moderada

Objetivos Gerais:

Desenvolver a consciência ambiental por meio da reutilização de materiais.

Estimular a coordenação motora, o ritmo e a expressão musical.

Promover o respeito à diversidade e a inclusão através da arte colaborativa.

Valorizar culturas afro-brasileiras e caribenhas.

Objetivos Específicos:

Identificar sons e ritmos corporais e com instrumentos reciclados.

Construir congas com materiais reutilizados de forma segura e criativa.

Tocar coletivamente um ritmo simples com apoio de sinais visuais e sonoros.

Trabalhar a escuta, o respeito ao tempo do outro e o trabalho em grupo.

Duração:

3h no total, divididas assim:

30 min — acolhida e sensibilização

1h — construção dos instrumentos

1h — prática musical e roda de ritmo

30 min — apresentação, conversa final e fotos

Etapas com Adaptações para Inclusão:

1- Acolhida e Sensibilização (30 min)

Atividade: Roda de conversa + Jogo de escuta rítmica

Adaptações:

Imagens de congas reais e recicladas para apoio visual

Tapete com espaço livre para cadeiras de rodas

Palavras-chave em Libras (com apoio de intérprete, se houver)

Toques leves nos ombros ou palmas para sinalizar transições (surdez)

2- Construção das Congas (1h)

Atividade: Cada participante monta e decora sua conga reciclada

Adaptações:

Tesouras adaptadas com mola para baixa motricidade

Uso de fita dupla face ao invés de nós, se necessário

Auxílio de monitores ou pares para etapas mais difíceis

Decoração com adesivos grandes e carimbos (para baixa visão ou motricidade reduzida)

3- Prática Musical e Roda de Ritmo (1h)

Atividade: Tocar ritmo guiado com sinal visual e sonoro

Ritmos sugeridos: batidas simples (ex: 1 – pausa – 1 2)

Adaptações:

Sinais visuais com plaquinhas coloridas (verde = tocar, vermelho = pausa)

Uso de metrônomo visual no celular/tablet (pisca ou vibração)

Integração de percussão corporal para quem não conseguir tocar a conga

Apoio de educador para manter o ritmo próximo à criança com deficiência intelectual

4- Apresentação e Encerramento (30 min)

Atividade: Roda musical com apresentação livre e fala dos participantes

Adaptações:

Participação simbólica (como bater um sino ou gritar um som no fim do ritmo)

Apoio com tablet ou placas para quem usa comunicação alternativa

Espaço acessível para familiares ou cuidadores assistirem

Recursos e Materiais:

Materiais recicláveis:

Baldes, galões, potes plásticos

Câmaras de pneu (ou papelão rígido e fita)

Cordas, elásticos, fita larga

Tintas, pincéis, adesivos, carimbos

Materiais de apoio:

Tapete ou lona no chão

Metrônomo visual ou app musical com batidas

Cartazes com ritmo colorido 

Intérprete de Libras (se possível)

Fichas com instruções em pictogramas (para TEA e DI)

Avaliação formativa:

Participação ativa na construção

Engajamento nas atividades rítmicas

Respeito e colaboração entre colegas

Expressão individual por meio da arte e do som




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.