O ser humano e o meio ambiente são interdependentes, um depende do outro para sobreviver. Os homens, desde seu início, influenciam no meio natural que vivem, transformando a natureza para o seu próprio bem. Mas, podemos dizer que a relação da natureza com os seres humanos nem sempre é tranquila e favorável para os dois lados.
Após séculos de degradação e mudanças forçadas no ecossistema, os efeitos negativos estão cada vez mais visíveis na sociedade, como por exemplo as mudanças climáticas com múltiplos efeitos desfavoráveis. Um desses efeitos seriam os eventos climáticos extremos que podemos observar nos últimos anos, como ondas intensas de calor e frio, queimadas e incêndios florestais, vendavais, entre outros fenômenos.
Surgiram diversos movimentos sociais com o objetivo de combater e reduzir o impacto ambiental da ação social. Atualmente, na era do capitalismo e da globalização, esse efeito vem se intensificando gradativamente, causando uma preocupação generalizada com diversos impactos ambientais como o agravamento do efeito estufa, aquecimento global, poluição urbana e problemas ambientais.
É importante que exista um processo sustentável e mútuo e que cada um respeite o ciclo de cada organismo. Falar de desenvolvimento sustentável é falar da conservação dos recursos naturais para a próxima geração, o que se tornou hoje um grande desafio para todas as sociedades do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.