POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Colmeia feita com copos plásticos coloridos (laranja/amarelo) fixados no canto do teto, representando os favos de mel, e várias abelhinhas penduradas com barbante, criando um efeito visual tridimensional e interativo.

- Objetivo pedagógico:

Trabalhar o tema insetos e polinização.

Desenvolver a coordenação motora fina.

Estimular a criatividade e a consciência ambiental.

- Materiais utilizados:

Copos plásticos (amarelos e laranjas)

Bolinhas de isopor ou EVA para as abelhas

Palitos ou papel para as asas

Tinta, canetinha ou adesivos para decorar

Barbante ou linha de nylon

Cola quente e fita adesiva

Ganchos ou tachinhas para fixação no teto/parede

- Sugestão de atividade:

"Visitando a Colmeia"

Monte o painel com as crianças e depois proponha:

Uma roda de conversa sobre a importância das abelhas;

Uma história lúdica ("A abelhinha que queria pintar flores");

Um momento para as crianças criarem suas próprias abelhas com materiais recicláveis.

- Habilidades desenvolvidas:

Curiosidade científica

Expressão artística

Trabalho em grupo

Noções sobre meio ambiente e ecossistemas

- Plano de Aula: "O Segredo da Colmeia"

Faixa etária: 4 a 6 anos

Duração: 1 a 2 aulas de 50 minutos

Tema: Abelhas, natureza e cooperação

Área de conhecimento: Natureza e sociedade, linguagem oral e artística

- Objetivos de Aprendizagem

Compreender a importância das abelhas para a natureza.

Estimular o respeito e cuidado com os seres vivos.

Desenvolver a imaginação e a expressão oral.

Promover o trabalho em equipe por meio da construção da colmeia.

- História Infantil:

"Melina, a Abelhinha Curiosa" (História original)

No alto de uma árvore bem florida, vivia uma abelhinha chamada Melina.

Ela era muito curiosa e queria saber por que todas as abelhas trabalhavam tanto na colmeia.

"Por que temos que voar de flor em flor?", perguntava Melina.

A Abelha Rainha explicou:

— Cada flor que você visita ganha vida! Você ajuda as plantas a crescerem, os frutos a nascerem, e as pessoas a se alimentarem.

Melina ficou encantada.

No dia seguinte, voou feliz por entre as flores, deixando tudo mais colorido.

E no final do dia, voltou para casa com uma surpresa: a colmeia estava cheia de mel... feito com a ajuda de todas!

Desde então, Melina entendeu: cada abelhinha tem uma missão especial. E juntas, fazem maravilhas!

- Desenvolvimento da Aula:

1. Roda de Conversa (10 min)

O que você sabe sobre as abelhas?

Alguém já viu uma colmeia?

2. Contação da história (15 min)

Conte a história de forma lúdica, usando fantoches, dedoches ou dramatização.

3. Atividade prática: Colmeia no Teto (20 min)

Construa com as crianças uma colmeia coletiva usando copos plásticos.

Cada criança pode fazer sua própria abelhinha (com bolinha de isopor, papel ou reciclagem).

4. Exposição e Interação (5 min)

Pendure as abelhas com barbante e deixe que as crianças observem e brinquem de “voar” com elas.

- Atividade extra (opcional):

"Florzinhas da Melina"

As crianças podem confeccionar flores com papel colorido e desenhar como Melina ajuda a natureza.

- Habilidades da BNCC:

EI03ET04 – Demonstrar curiosidade e interesse pelo mundo natural.

EI02CG01 – Compartilhar objetos e brinquedos com os colegas.

EI03EF06 – Produzir desenhos, pinturas, colagens e outras criações artísticas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.