POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

segunda-feira, 7 de julho de 2025

A tecnologia assistiva (TA) na promoção da inclusão na formação acadêmica

A TA oferece ferramentas e estratégias para superar barreiras e garantir que alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais possam participar plenamente do processo de aprendizagem. Ao adaptar materiais, facilitar a comunicação e promover a autonomia, a TA contribui para um ambiente educacional mais equitativo e acessível.

Importância da Tecnologia Assistiva
Acesso à informação e comunicação - A TA possibilita que alunos com deficiência visual, auditiva ou outras dificuldades de aprendizagem acessem materiais e informações de forma mais eficaz, utilizando recursos como softwares de leitura de tela, legendas, audiodescrição, entre outros.

Adaptação curricular - A tecnologia assistiva permite a adaptação de atividades e materiais pedagógicos, como livros digitais acessíveis, softwares de escrita adaptada e recursos de comunicação alternativa, para atender às necessidades individuais de cada aluno.

Promoção da autonomia e independência - Ao oferecer ferramentas que facilitam a execução de tarefas e a realização de atividades, a TA contribui para o desenvolvimento da autonomia e da independência dos alunos, permitindo que eles participem de forma mais ativa e engajada em seu processo de aprendizagem.

Inclusão social e participação - A tecnologia assistiva não apenas facilita o acesso à educação, mas também promove a inclusão social, permitindo que alunos com deficiência ou necessidades especiais participem de atividades sociais, culturais e esportivas, interagindo com seus colegas e a comunidade.

Desenvolvimento de habilidades - O uso da TA estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais, preparando os alunos para o futuro, seja na continuidade dos estudos ou no mercado de trabalho.

Benefícios para a formação acadêmica

Melhora no desempenho acadêmico: - Ao oferecer acesso a recursos e estratégias que atendem às suas necessidades, a TA pode melhorar o desempenho acadêmico dos alunos com deficiência, promovendo um aprendizado mais eficaz e significativo.

Redução de barreiras - A tecnologia assistiva remove barreiras físicas, sensoriais e cognitivas, permitindo que os alunos participem ativamente das atividades escolares e interajam com seus colegas e professores.

Desenvolvimento de novas competências - A utilização da TA exige o desenvolvimento de novas habilidades e competências por parte dos alunos, preparando-os para lidar com as tecnologias digitais e para o mercado de trabalho.

Promoção da igualdade de oportunidades - A tecnologia assistiva contribui para a criação de um ambiente educacional mais justo e igualitário, onde todos os alunos têm a chance de desenvolver seu potencial máximo.

A tecnologia assistiva é uma ferramenta poderosa para a inclusão na formação acadêmica, oferecendo recursos e estratégias que promovem a participação, a autonomia e o aprendizado de alunos com deficiência. Investir na TA é investir em um futuro mais justo e igualitário para todos.





As inovações tecnológicas têm favorecido diversas necessidades humanas, desde o preparo de um alimento até a comunicação. Com a inovação a tecnologia assume um papel diferente na sociedade, de pessoa para pessoa. O que para muitos é facilidade para outros é a possibilidade de fazer algo. Dentre as pessoas que usam as tecnologias para torna as coisas possíveis estão às pessoas com necessidades especiais, nesse contexto as tecnologias assumem a função de tecnologia assistiva. Os usos das tecnologias assistivas na educação são de fundamental importância, pois possibilitam o processo de aprendizagem otimizando as potencialidades de cada aluno. O avanço da tecnologia contribui cada vez mais para a inclusão dos alunos com deficiência. Tendo em vistas as possibilidades de que as tecnologias assistivas se tornam necessárias para o aprendizado dos alunos com deficiência. Pela interação do aluno com deficiência e o computador, limitações de coordenação e assimilações podem ficar reduzidas, pois pela prática na utilização do computador o aluno com deficiência interage de forma autônoma e os processos de comandos fazem com que o aluno melhore a sua coordenação motora, e por meio dos softwares educativos o mesmo pode melhorar a sua cognição. O presente trabalho tem por objetivo mostrar as atividades desenvolvidas por um trabalho de extensão, que tem como objetivo principal a Inserção da Tecnologia Assistiva, utilizando a informática para ajudar no processo de ensino e aprendizagem da criança com deficiência intelectual e múltipla de forma construtiva e criativa favorecendo o seu desenvolvimento global. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.