Tabuleiro e peças do jogo Trilha, também conhecido como Moinho ou Firo. Trata-se de um jogo de estratégia para dois jogadores, milenar e muito popular em várias culturas do mundo, incluindo no Brasil, onde costuma ser encontrado em coletâneas ao lado de Damas, Gamão, Ludo e Xadrez.
- A Trilha é jogada com 9 peças para cada jogador, que tentam formar linhas com três peças (um "moinho") para capturar as peças adversárias.
- É um jogo que estimula o pensamento estratégico, atenção e antecipação de jogadas.
O mesmo tabuleiro pode também remeter a uma versão simplificada do jogo africano conhecido como "Labirinto", jogado com pedras ou tampinhas coloridas.
- No Labirinto Africano, o objetivo é avançar uma peça no tabuleiro quando o adversário não adivinha em qual mão está escondida uma pedra.
- Esse jogo trabalha memória, dedução, concentração e tem raízes nas tradições orais e lúdicas de povos africanos.
1- Oficina Pedagógica – Construção e Vivência do Jogo Trilha/Moinho
Objetivos:
Construir coletivamente o jogo Trilha com materiais acessíveis.
Compreender as regras e estratégias do jogo.
Estimular a socialização, o pensamento lógico e o respeito às regras.
Valorizar jogos tradicionais como patrimônio cultural.
Materiais Necessários:
Papelão, cartolina ou papel A3 (para o tabuleiro)
Tampinhas coloridas (9 de cada cor) ou botões, pedrinhas, feijões
Canetões ou régua e lápis
Tesoura e cola
(Opcional) Lixa ou tinta para acabamento artístico
Duração: 2 aulas de 50 minutos (ou 1 oficina de 1h30)
Etapas:
1- Apresentação e Curiosidades (15 min)
Falar sobre a história do jogo Trilha: origem medieval, nomes alternativos (Moinho, Marel), presença em várias culturas.
Mostrar o tabuleiro e as peças.
2- Construção do Jogo (30 min)
Cada grupo desenha o tabuleiro em cartolina ou papelão.
Produzem as peças com tampinhas, pedrinhas pintadas ou papel dobrado.
3- Aprendizado e Treino (20 min)
Explicação das regras e movimentos.
Simulação com a turma e prática em duplas.
4- Rodadas de Jogo (20 min)
Jogo livre ou torneio rápido entre os grupos.
Incentivar observação, paciência e cooperação.
5- Fechamento (15 min)
Roda de conversa: O que foi mais fácil? O que aprenderam?
Valorizar a cultura dos jogos simples e estratégicos.
Avaliação:
Participação ativa nas etapas.
Compreensão e aplicação das regras.
Cooperação em grupo.
Respeito às jogadas e estratégias dos colegas.
2- Atividade Interdisciplinar - Jogos Tradicionais do Mundo
Objetivos:
Investigar e apresentar jogos tradicionais de diferentes culturas.
Relacionar os jogos com aspectos históricos, geográficos e culturais.
Produzir um painel ou feira de jogos com explicações e demonstrações.
Áreas Envolvidas:
Área Conteúdo abordado
História Origem cultural dos jogos (Trilha, Go, Mancala)
Geografia Localização dos povos que criaram os jogos
Matemática Estratégia, lógica, contagem, simetria
Artes Confecção dos tabuleiros e peças
Língua Portuguesa Pesquisa, escrita de regras, apresentação oral
Proposta Prática (Projeto de 1 semana ou mais):
Etapa 1 - Pesquisa (1 aula)
Cada grupo escolhe um jogo tradicional (Trilha, Go, Mancala, Labirinto Africano, Damas, etc.).
Pesquisa sobre origem, regras e importância cultural.
Etapa 2 - Construção (1 ou 2 aulas)
Produção artesanal dos tabuleiros e peças.
Criação de cartazes com mapas, curiosidades e regras.
Etapa 3 - Apresentação (1 aula ou evento especial)
Exposição e vivência dos jogos com outras turmas.
Estações com cada jogo para os visitantes experimentarem.
Avaliação Interdisciplinar:
Qualidade da pesquisa e clareza das explicações.
Criatividade e capricho nos materiais.
Organização e respeito durante o evento.
Participação no jogo e colaboração entre os colegas.
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