Objetivos:
Identificar e nomear emoções básicas (alegria, tristeza, raiva, surpresa, medo, etc.).
Estimular a empatia e o reconhecimento de sentimentos no outro.
Trabalhar coordenação motora e expressão facial.
Promover a diversidade de tons de pele e traços.
Faixa etária:
3 a 6 anos
Duração:
20 a 30 minutos
Materiais necessários:
Placas de papelão ou EVA com formato de rosto.
Peças destacáveis de olhos, sobrancelhas e bocas com diferentes expressões e tons de pele.
Espelho pequeno (como o da imagem) para auto-observação.
Cartelas de cores da pele para abordar diversidade .
Como aplicar:
1- Roda de conversa (5 min):
Comece com perguntas como:
"Como você está se sentindo hoje?"
"O que faz você ficar feliz/triste/bravo?"
2- Exploração (5-10 min):
As crianças exploram as peças (bocas, olhos, sobrancelhas) e tentam montar diferentes carinhas no rosto de papelão.
3- Espelho mágico (5 min):
Uma por uma, elas se olham no espelho e tentam copiar ou montar com as peças uma expressão parecida com a sua.
4- Jogo de adivinhação (10 min):
Cada criança monta uma carinha com expressão e os colegas tentam adivinhar qual é a emoção.
Dicas de mediação:
Reforce que todos os sentimentos são válidos.
Estimule as crianças a descreverem situações que causam aquelas emoções.
Valorize a diversidade de traços e tons de pele presentes no material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.