Aula Interdisciplinar:
Áreas do conhecimento:
Arte
Ciências
Linguagem Oral e Escrita (opcional)
Objetivos de Aprendizagem:
Arte:
Estimular a criatividade e expressão artística com diferentes materiais.
Desenvolver a coordenação motora fina através de colagem e montagem.
Ciências:
Reconhecer as funções das penas nas aves (voo, camuflagem e proteção).
Conhecer características dos papagaios e sua adaptação ao ambiente.
Linguagem (opcional):
Escutar e compreender histórias orais.
Ampliar vocabulário relacionado a animais e natureza.
Duração:
1 a 2 aulas (50 min cada)
Materiais:
Moldes ou recortes de papagaios em papel (corpo e cabeça)
Penas coloridas artificiais
Cola, tesoura sem ponta
Lápis de cor ou giz de cera
Cartolina ou folha colorida para o fundo
Imagens e vídeos curtos sobre papagaios em seu habitat
História curta ou vídeo com narrativa sobre um papagaio (pode ser inventada)
Etapas da Aula:
1- Roda de Conversa Inicial (15 min)
Perguntar às crianças:
"Vocês já viram um papagaio? Onde?"
Mostrar fotos e vídeos curtos de papagaios.
Explicar de forma lúdica:
- "As penas ajudam os papagaios a voar bem alto, a se esconder nas árvores e até a ficar quentinhos!"
2- Atividade Artística (25-30 min)
Distribuir os moldes de papagaios e os materiais.
Orientar as crianças a decorarem com penas, usando cores vibrantes, como fazem os papagaios.
Sugerir que escolham um nome para seu papagaio.
3- Apresentação e Compartilhamento (10 min)
Cada criança mostra seu papagaio e pode dizer:
"Este é o papagaio (nome), ele voa e se esconde onde?"
Fazer uma exposição dos trabalhos.
4- Extensão com História ou Música (opcional)
Contar ou mostrar uma história como:
"O Papagaio que Queria Voar até a Lua".
Ou cantar uma música sobre papagaios ou aves tropicais.
Habilidades da BNCC (exemplos):
EI02ET03 – Explorar diferentes materiais e técnicas de artes visuais.
EI02CG04 – Perceber características dos animais e plantas no ambiente.
EF01CI01 – Observar características dos seres vivos.
EI02EF04 – Relacionar movimento do corpo com intencionalidade e deslocamento.
EI02EO03 – Participar de rodas de conversa, ouvindo com atenção e se expressando.
Sugestão de fechamento:
- Colar os papagaios em um mural com o título: "Nosso Bando Colorido!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.