POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Eletricidade e magnetismo (ensino fundamental)

Circuito elétrico

Os alunos da 7ª série A aprenderam a montar um circuito elétrico durante as aulas de Ciências. Eles realizaram dois experimentos; no primeiro, Aprendendo a acender uma lâmpada – o primeiro circuito, montaram um circuito simples. Para isso usaram um pedaço de fio cabinho, lâmpadas de até 3 V, pilhas, fita adesiva e tesoura. A classe foi dividida em grupos e eles tentaram fazer a lâmpada acender.

Para que a lâmpada acendesse foi necessário fechar o circuito (a corrente elétrica precisa passar por todos os elementos do circuito). Quando encostamos o fio na parte metálica da lâmpada, fechamos o circuito elétrico (que recebe esse nome justamente porque a eletricidade circula pelo sistema montado), e assim, a pilha fornece energia para a eletricidade circular e a lâmpada acender. Quando desencostamos o fio da lâmpada, impedimos essa eletricidade de circular e, assim, a lâmpada não acende.


O segundo experimento Construindo uma luminária – abrindo e fechando um circuito, mostrou como fazer um interruptor para o circuito (que ligava e desligava a lâmpada). Com o material os alunos montaram o circuito da luminária. E o objetivo era acender e depois apagar a lâmpada. Nesse sistema, quando encostamos a lâmina de alumínio na tachinha de metal, fechamos o circuito e a lâmpada acende. Para apagar a lâmpada, basta desencostar a lâmina metálica. E assim montamos um interruptor!



Outras atividades:

Aula Prática de Eletricidade e Magnetismo

Público-alvo: Ensino Fundamental (4º ao 7º ano)
Duração: 50 a 60 minutos

Objetivos

Compreender que a eletricidade pode gerar magnetismo.
Identificar materiais condutores e isolantes.
Montar circuitos simples.
Observar como funciona o eletroímã.

Materiais Simples


Pilhas AA (2 ou 3)
Fios de cobre com pontas desencapadas
Lâmpadas pequenas (ou LEDs com resistor)
Pregos de ferro grandes
Fita isolante
Clips de metal
Ímãs comuns de geladeira
Papel alumínio
Lixas (para desencapar fio)

Atividades Práticas

1- Circuito Elétrico Simples

Passo a passo:


1- Mostre a pilha e os fios.
2- Encaixe uma lâmpada entre os fios.
3- Prenda os fios nas extremidades da pilha com fita isolante.
4- Observe a lâmpada acender.
5- Explique que isso é corrente elétrica percorrendo o circuito fechado.

Pergunta para a turma:
— O que acontece se eu desligar um fio?
(Resposta esperada: A lâmpada apaga porque o circuito se abre.)

2- Testando Condutores e Isolantes

Passo a passo:


1- Monte novamente o circuito com lâmpada.

2- Separe diferentes objetos (clips, borracha, moeda, palito de madeira).

3- Use cada objeto para fechar o circuito no lugar de um pedaço de fio.

4- Observe se a lâmpada acende.

Registro: Faça uma tabela no quadro:

Matemática

3- Criando um Eletroímã

Passo a passo:


1- Pegue o prego grande e enrole 20-30 voltas de fio de cobre.
2- Deixe as pontas do fio soltas.
3- Encoste as pontas nas extremidades da pilha.
4- Aproxime o prego dos clips de metal.

O que acontece?
— O prego atrai os clips como um ímã.
— Ao desconectar a pilha, o efeito desaparece.

Conclusão: A eletricidade gera um campo magnético

4- Magnetismo e Eletricidade (opcional se houver imãs)

Mostre um ímã comum atraindo objetos metálicos.
Explique que o eletroímã funciona com eletricidade, enquanto o ímã comum é permanente.

Dica de Encerramento

Faça uma experiência extra divertida:


Enrole fio de cobre em volta de uma caneta.
Ligue na pilha e aproxime de um ímã.
Mostre a repulsão ou atração (se tiver bússola, ela também gira).

Sugestão de Avaliação

Peça aos alunos que desenhem o circuito simples.

Escrevam uma frase explicando o que é um eletroímã.
Relatem quais materiais foram condutores e isolantes.

Atividades

Atividade 1: Circuito Elétrico Simples

-Desenhe o circuito que você montou:

(Espaço para desenho)

[Pilha] ------ [Fio] ------ [Lâmpada] ------ [Fio] ------ [Pilha]

-Complete as frases:


Quando ligamos todos os fios corretamente, a lâmpada _________.

Se tirarmos um fio, o circuito fica ___________ e a lâmpada _________.

A eletricidade só passa em um circuito que está ______________.

Atividade 2: Materiais Condutores e Isolantes

Experiência: Teste se os materiais conduzem eletricidade.


Tabela:

Material testado A lâmpada acendeu? (Sim ou Não) É condutor ou isolante?
Clip metálico
Borracha
Moeda
Palito de madeira
Papel alumínio

-Pergunta final:

O que é um material condutor?

E um material isolante?

Atividade 3: O Eletroímã

-Desenhe o seu eletroímã:


(Espaço para desenho)

[Prego com fio enrolado]
-Responda:

O que aconteceu quando você ligou o fio na pilha?

Quando desligou o fio, o prego continuou atraindo os clips?

O eletroímã é um ímã _____________________ (permanente / temporário).

MAIS INFORMAÇÕES:

Explicação Mais Detalhada

-O que é eletricidade?
É o movimento de cargas elétricas (elétrons) através de um material condutor. Quando ligamos um circuito, a corrente faz a lâmpada acender.

-O que é magnetismo?
É a força que atrai ou repele certos materiais (ferro, níquel). Os ímãs têm polos norte e sul.

-Como funciona o eletroímã?
Quando a corrente passa pelo fio enrolado no prego, cria um campo magnético temporário. Esse campo transforma o prego em um ímã. Quando você tira a corrente, o campo some.

-Por que testar materiais?
Para descobrir quem deixa a corrente passar (condutores) e quem bloqueia (isolantes). Assim entendemos como construir fios e proteger pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.