POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
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No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

Colagens, recortes e dobraduras

O recorte e a colagem são procedimentos inesgotáveis de possibilidades e de variações, que atingem todas as faixas etárias. É importante no meio escolar principalmente no ensino fundamental, para desenvolver e aprimorar as habilidades motoras de modo geral, contribuindo consequentemente no desenvolvimento do aspecto afetivo e cognitivo. Além disto, também possibilita explorar intensamente a psicomotricidade, pois favorece os movimentos das articulações e a organização do pensamento que funciona como uma análise da construção de uma nova forma, além de desafiar o educando a planejar suas ações, prever resultados e experimentar possibilidades com os materiais e com os elementos da linguagem visual.

Uma das funções desta técnica é desenvolver a criação e a composição de formas variadas como um caminho onde aos poucos, as imagens vão surgindo por agrupamentos das partes, dando forma e possibilitando uma nova comunicação e expressão das formas visuais.

O recorte, a colagem e a psicomotricidade abrem novos horizontes de pesquisa sobre o desenvolvimento do individuo como um todo, favorecendo sua percepção corporal e espacial. A abordagem dos artistas e de suas respectivas produções artísticas utilizando procedimentos de recorte, dobradura e colagens, associadas às atividades lúdicas, contribuem para a formação estética do educando, e a aproxima universos culturais, aparentemente distantes, de sua cultura local. O mesmo ocorre com a prática da leitura de imagens em sala de aula, que conduz o educando à familiarização com os elementos da linguagem visual, bem como aproxima a produção artística universal do cotidiano escolar.

No período da realização do projeto na escola com o 6º ano, no inicio os educandos apresentavam dificuldades de coordenação motora e não conheciam vários tipos de materiais. As dificuldades também foram verificadas na expressão e organização das ideias no registro por escrito. No decorrer de cada aula do projeto eles demonstravam interesse e gostavam do que estavam fazendo. Ficaram familiarizados com o uso da tesoura e da cola, e gradativamente conheceram e aprenderam mais sobre a variedade de papéis e suas gramaturas, texturas, cores, ampliando seu repertório no uso apropriado desses materiais.

Outra observação que fazemos é no campo afetivo: houve interação crescente do grupo, maior cooperatividade entre os colegas, inclusive se conscientizavam da necessidade de ajudar na arrumação dos materiais, da sala de aula, e no final passaram a guardar os materiais.

O retorno dos alunos em relação ao projeto é que foi bem aproveitado e que gostariam de continuar participando no ano letivo seguinte, o que nos leva a crer que os conhecimentos construídos foram significativos na formação desses alunos, 30 e que é necessário pensar neste enfoque no ensino das artes visuais, uma vez que contribui para diversos aspectos da aprendizagem do aluno do ensino fundamental.

O projeto pode ter sua continuidade com os mesmos educandos, em outros anos, e também ser aplicado com outros educandos de outras séries, já que o projeto é aberto a muitos desdobramentos. Pode ainda ser aprofundado e pesquisado com outras atividades em relação a outros movimentos artísticos.

O exercício de pesquisa do professor é de fundamental importância, pois proporciona revitalização no trabalho de sala de aula e, principalmente, possibilita ao docente a ampliação e a atualização de conhecimentos em arte, afirmando a relação inseparável do ensino e da aprendizagem.








































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