Se possível, colabore com o blog, enviando pix de qualquer valor para: renatarjbravo@gmail.com

Não existe desperdício na arte, pois a arte supera o valor econômico, cultural e social. #IdeiaSustentável







O desenvolvimento inicial do blog "Brincadeira Sustentável"


VOCÊ PEGA UMA COISA E TRANSFORMA EM OUTRA. NÃO É APENAS RECICLAGEM, É ARTE!

Desde a pré-história, a arte sempre teve um sentido transformador, que não precisa de justificativas.
Esta para confundir, perturbar, provocar e incitar o espectador... um convite a reflexão sobre questões filosóficas e cotidianas.

O propósito desta página, é a experiência da ressignificação, de somar conhecimentos sobre a matéria que está sendo tratada. A observação junto com a experimentação, fazem parte de um método científico que trabalha de maneira complementária e permite realizar a verificação empírica dos fenômenos.

Esse método científico é uma arte, sim. Também, é ciência no melhor sentido.

O objetivo da ciência é alcançar uma unidade que possa aderir todas as partes do fenômeno. Esse também é meu objetivo. A diferença está no método. Faço conjeturas sobre as partes e tento prová-las ou refutá-las. Então, juntando esses pedacinhos de conhecimento, uma unidade, uma abstração, pode ser construída. De acordo com esse pensamento adota-se uma atitude receptiva de "escuta". Ao invés de juntar partes que têm algo em comum para criar uma unidade abstrata, trabalhamos a partir do fenômeno, de dentro-para-fora. O fenômeno constitui uma forma de unidade concreta. As partes que possam aparecer dentro dela são manifestações dessa unidade - multiplicidade dentro da unidade, ao invés de unir multiplicidades.

Para prevenir fantasias, e crenças baseadas em desejos e não em fatos e outras projeções contaminadoras, se requer uma arte treinada e disciplinada. A intuição não substitui a observação exata e o pensamento claro.

Acredito que, nenhuma das faculdades humanas deveria ser excluída da atividade cientifica. As profundezas da intuição , uma consciência alerta e segura do presente, profundidade matemática, exatidão física, as alturas da razão e agudeza do intelecto, juntamente com uma imaginação versátil e ardente, e o amoroso deleite do mundo dos sentidos - todos são essenciais para uma apreensão vívida e produtiva do momento. Com conhecimento e intuição pode-se "sentir" ou "adivinhar" as necessidades das plantas, do solo, do lugar como um organismo.

Tendo captado essa unidade, "ela" fornece a direção para qualquer intervenção que se possa contemplar. O cientista que emprega esse método usa também as últimas ferramentas científicas. Além disso, ele olha, escuta, cheira, toca, saboreia, isto é, observa com todos os sentidos. Nessa atividade, ele não se exclui do fenômeno. Na realidade, ele acrescenta mais um instrumento de alta precisão a essa moderna caixa de ferramentas científica. Ele acrescenta a si próprio. Esclarecendo: Os seres humanos, contemplando o fenômeno natural com os sentidos em alerta e uma mente aberta, são potencialmente um instrumento mais poderoso e exato que qualquer parte de equipamento científico especializado.

Neste processo experimentaremos este método através do desenho de observação e do reaproveitamento de sucatas.

Se quiser entender o mundo, olhe para si mesmo.
se quiser entender a si mesmo, olhe para o mundo.
o eu é a ponte para o significado da existência.

----------------------------------

É a ressignificação da mente humana. É a simplicidade e complexidade em um mesmo trabalho, transcendendo os limites físicos e lúdicos.

A PRIORIDADE É SEMPRE O MATERIAL DE DESCARTE, MAS A RECICLAGEM, NÃO É A FINALIDADE DESTA PÁGINA. 

E frente a ressignificação no que concerne a conscientização ambiental: a relação consumista precisa ser reeducada,pois a raiz de impactos sociais e ambientais, é o consumo desenfreado, desequilibrado e descarte inadequado!
O consumo consciente ajuda a diminuir impactos negativos no meio em que vivemos. Precisa-se ressignificar os pensamentos e conscientizar da vida em coletivo; conciliar o meio social e o natural ; e reavaliar a aprendizagem humana na perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.

SUSTENTABILIDADE NÃO É SÓ MEIO AMBIENTE. TEM A VER COM LEGADO E RELAÇÕES HUMANAS. É um ato de civilidade, faz parte de uma harmonia social que demonstra respeito pelo próximo e torna a sociedade mais justa.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Posts na rede social  do Ministério do Meio Ambiente.
- Meu Exemplo Sustentável



- Parceria com Art-Látex
https://www.facebook.com/artlatex/photos/a.148100525386893/363998703797073/?type=3&theater


https://brinquedosmaterialreutilizado.blogspot.com/2015/06/garrafinha-encapada-com-balao-n9.html


Contato: brincadeirasustentavel@gmail.com

- #Coquetel
https://www.instagram.com/p/BwpY199BM0d/

- #FizComRegina
https://www.instagram.com/p/-1QKe-F-xY/?taken-by=reginafestasoficial


- #FoliaSustentavel
https://www.instagram.com/p/BBkXTTbRQ5W/?taken-by=mmeioambiente



CASO QUEIRA SOLICITAR ATIVIDADES PARA ESCOLA, BRINQUEDOS, DECORAÇÃO, EXPOSIÇÃO, OFICINAS, EVENTOS SOCIAIS, CORPORATIVOS, COMPRA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS,
ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DO EMAIL - RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Nenhum comentário: