POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

Não existe desperdício na arte, pois a arte supera o valor econômico, cultural e social. #IdeiaSustentável







O desenvolvimento inicial do blog "Brincadeira Sustentável"


VOCÊ PEGA UMA COISA E TRANSFORMA EM OUTRA. NÃO É APENAS RECICLAGEM, É ARTE!

Desde a pré-história, a arte sempre teve um sentido transformador, que não precisa de justificativas.
Esta para confundir, perturbar, provocar e incitar o espectador... um convite a reflexão sobre questões filosóficas e cotidianas.

O propósito desta página, é a experiência da ressignificação, de somar conhecimentos sobre a matéria que está sendo tratada. A observação junto com a experimentação, fazem parte de um método científico que trabalha de maneira complementária e permite realizar a verificação empírica dos fenômenos.

Esse método científico é uma arte, sim. Também, é ciência no melhor sentido.

O objetivo da ciência é alcançar uma unidade que possa aderir todas as partes do fenômeno. Esse também é meu objetivo. A diferença está no método. Faço conjeturas sobre as partes e tento prová-las ou refutá-las. Então, juntando esses pedacinhos de conhecimento, uma unidade, uma abstração, pode ser construída. De acordo com esse pensamento adota-se uma atitude receptiva de "escuta". Ao invés de juntar partes que têm algo em comum para criar uma unidade abstrata, trabalhamos a partir do fenômeno, de dentro-para-fora. O fenômeno constitui uma forma de unidade concreta. As partes que possam aparecer dentro dela são manifestações dessa unidade - multiplicidade dentro da unidade, ao invés de unir multiplicidades.

Para prevenir fantasias, e crenças baseadas em desejos e não em fatos e outras projeções contaminadoras, se requer uma arte treinada e disciplinada. A intuição não substitui a observação exata e o pensamento claro.

Acredito que, nenhuma das faculdades humanas deveria ser excluída da atividade cientifica. As profundezas da intuição , uma consciência alerta e segura do presente, profundidade matemática, exatidão física, as alturas da razão e agudeza do intelecto, juntamente com uma imaginação versátil e ardente, e o amoroso deleite do mundo dos sentidos - todos são essenciais para uma apreensão vívida e produtiva do momento. Com conhecimento e intuição pode-se "sentir" ou "adivinhar" as necessidades das plantas, do solo, do lugar como um organismo.

Tendo captado essa unidade, "ela" fornece a direção para qualquer intervenção que se possa contemplar. O cientista que emprega esse método usa também as últimas ferramentas científicas. Além disso, ele olha, escuta, cheira, toca, saboreia, isto é, observa com todos os sentidos. Nessa atividade, ele não se exclui do fenômeno. Na realidade, ele acrescenta mais um instrumento de alta precisão a essa moderna caixa de ferramentas científica. Ele acrescenta a si próprio. Esclarecendo: Os seres humanos, contemplando o fenômeno natural com os sentidos em alerta e uma mente aberta, são potencialmente um instrumento mais poderoso e exato que qualquer parte de equipamento científico especializado.

Neste processo experimentaremos este método através do desenho de observação e do reaproveitamento de sucatas.

Se quiser entender o mundo, olhe para si mesmo.
se quiser entender a si mesmo, olhe para o mundo.
o eu é a ponte para o significado da existência.

----------------------------------

É a ressignificação da mente humana. É a simplicidade e complexidade em um mesmo trabalho, transcendendo os limites físicos e lúdicos.

A PRIORIDADE É SEMPRE O MATERIAL DE DESCARTE, MAS A RECICLAGEM, NÃO É A FINALIDADE DESTA PÁGINA. 

E frente a ressignificação no que concerne a conscientização ambiental: a relação consumista precisa ser reeducada,pois a raiz de impactos sociais e ambientais, é o consumo desenfreado, desequilibrado e descarte inadequado!
O consumo consciente ajuda a diminuir impactos negativos no meio em que vivemos. Precisa-se ressignificar os pensamentos e conscientizar da vida em coletivo; conciliar o meio social e o natural ; e reavaliar a aprendizagem humana na perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.

SUSTENTABILIDADE NÃO É SÓ MEIO AMBIENTE. TEM A VER COM LEGADO E RELAÇÕES HUMANAS. É um ato de civilidade, faz parte de uma harmonia social que demonstra respeito pelo próximo e torna a sociedade mais justa.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Posts na rede social  do Ministério do Meio Ambiente.
- Meu Exemplo Sustentável

Essa arte em mosaico é a ilustração da globalização do lixo no planeta Terra.
É o consumo desenfreado - contrário de consumo consciente


- Parceria com Art-Látex
https://www.facebook.com/artlatex/photos/a.148100525386893/363998703797073/?type=3&theater


https://brinquedosmaterialreutilizado.blogspot.com/2015/06/garrafinha-encapada-com-balao-n9.html


Contato: brincadeirasustentavel@gmail.com

- #Coquetel


- #FizComRegina


- #FoliaSustentavel



Faça uma doação para o blog. Realize um pix com o valor que desejar.
Chave pix, email: renatarjbravo@gmail.com

Parcerias, também entre em contato com o email - renatarjbravo@gmail.com

Nenhum comentário: