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A Educação Ambiental no contexto da Educação Infantil

Nos dias de hoje, se houve falar muito do meio ambiente, das questões ambientais e as conseqüências desastrosas com a destruição desta natureza no mundo atual.
O que se observa são sociedades inteiras absorvidas no propósito do que se fazer para que a sociedade tenha a consciência e capacidade para lidar com os problemas ambientais e cuidar do nosso planeta.
Como não se sabe ou não consegue fazer com que a realidade mude rapidamente, a maneira mais eficiente que se encontra, nos dias de hoje, é a educação ambiental.
Educar para assim, promover uma maior consciência social, educacional, cultural e econômica.
Neste sentido a Educação Infantil tem um papel fundamental na prevenção da degradação ambiental, pois se desde os primeiros anos de vida, a criança aprender a lidar conscientemente com o meio ambiente, com medidas preventivas, futuramente, este problema será minimizado e a situação ambiental poderá tomar rumos melhores, garantindo a sobrevivência do homem.

As crianças além de compreender a situação, mudam os hábitos , sendo multiplicadoras de novas atitudes, podendo até repreender um adulto, diante de uma ação errônea contra o meio ambiente. Quanto ao trabalho das professoras, elas garantem que não há nenhuma dificuldade em realizar o trabalho, pois as crianças, mesmo convivendo com adultos, os quais, na maioria das vezes, depredam a natureza, acreditam muito nos ensinamentos das professoras e não se deixam corromper com os exemplos dos homens que as rodeiam.



Mudar a realidade ambiental será uma ação muito demorada, visto que ela iniciou-se nos primórdios do tempo e está interligada com a ambição humana. Saber se que esta não será uma tarefa fácil, mas que já preocupam governantes e a sociedade.

Conclui-se que uma das melhores formas de resolver este problema é através da educação, isto não quer dizer que a escola, sozinha, irá solucionar o problema, mas será uma ferramenta importante na conquista de mudanças da sociedade.

A educação está sendo uma aliada na conscientização social e vem ampliando os trabalhos referentes à temática, envolvendo aos poucos a sociedade e paulatinamente mudando as atitudes do homem em relação à natureza. Como se vê, a proposta educacional do meio ambiente também gerou lentamente, nasceu, mas já está engatinhando.

Verifica-se também que o trabalho deve começar o mais cedo possível para que as crianças não cheguem a seguir os exemplos dos adultos, mas primeiro se conscientizem do valor que elas possuem, diante da sociedade, como modificadores, denunciadores e agentes ativos sociais.

O trabalho de pesquisa permitiu verificar que a Educação Ambiental está inserida na educação desde as primeiras fases de escolarização, salientando que os educadores também possuem conscientização da importância desse trabalho em sala de aula, mesmo com crianças bem pequenas.

Verifica-se também que este não é um trabalho difícil de realizar, pois as fontes de informações são enormes e que os alunos, principalmente da Educação Infantil acreditam muito mais nos professores do que nos adultos que os rodeiam. Assim o trabalho se torna fácil e prazeroso para os professores.

Uma das indagações da pesquisa era saber se as crianças conseguiam aprender algo sobre Educação ambiental. Pensa-se que por elas serem pequenas, elas são incapazes de absorver conhecimentos, resolver problemas, levantar hipóteses, porém nada disso impossibilita-as a aprender desde que sejam estimuladas. As crianças possuem mais facilidade em mudar ou criar hábitos de preservação ambiental, do que o adulto que conhece a realidade tem consciência do que é certo e errado.

O Trabalho de Educação Ambiental pode ser realizado na Educação Infantil, sem dificuldades e que as crianças são capazes de aprender e levar o aprendizado para fora dos muros da escola.


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