Plano de Aula: "O Polvo Colorido"
Faixa etária: 3 a 5 anos
Duração: 50 minutos
Área de conhecimento: Natureza e sociedade, Artes, Linguagem oral
Objetivos:
Desenvolver a coordenação motora fina;
Estimular a criatividade e expressão artística;
Ampliar o vocabulário relacionado ao fundo do mar;
Promover a consciência ambiental com o uso de materiais recicláveis.
Materiais necessários:
Molde de polvo (impresso em papel ou cartolina);
Copo plástico transparente (ou reciclável);
Tinta guache ou papel de seda rosa;
Olhinhos móveis (ou desenhados);
Lápis de cor, giz de cera ou canetinha;
Cola, tesoura sem ponta;
Peixinhos e bolhas para colorir (parte do fundo do mar).
Desenvolvimento:
1. Roda de conversa (10 min):
Converse com as crianças sobre os animais do fundo do mar. Mostre imagens de polvos, fale sobre seus tentáculos, onde vivem e como se movimentam.
2. Mão na massa (30 min):
Entregue o molde com o polvo desenhado.
Peça que pintem os tentáculos com tinta ou lápis.
As crianças vão colar o copo virado para baixo no centro, representando o corpo do polvo.
Colar os olhinhos no copo.
Decorar o fundo do mar com os peixes e bolhas desenhadas.
3. Socialização (10 min):
Cada criança apresenta seu "polvo colorido" e diz algo que aprendeu sobre ele.
Habilidades da BNCC:
EI03CG01: Demonstrar interesse e respeito pela natureza e por seres vivos.
EI02EF03: Utilizar tintas, pincéis, lápis, colagens e outros materiais gráficos e plásticos em suas produções.
EI03TS01: Compartilhar brinquedos, materiais e espaços com os colegas
Dica extra - Você pode complementar com a música "O Polvo" do Mundo Bita ou "Fundo do Mar" da Galinha Pintadinha para envolver ainda mais as crianças no tema.
Atividade lúdica de matemática, envolvendo o número oito (8), o polvo (octopus) e o aprendizado por meio do brincar:
Atividade Lúdica: O Polvo e o Número 8
Faixa etária: 4 a 6 anos
Área de conhecimento: Matemática
Objetivo:
Reconhecer e identificar o número 8.
Relacionar o número à quantidade.
Desenvolver coordenação motora fina e raciocínio lógico.
Nome da Atividade: O Polvo Octopus e seus 8 braços!
Materiais necessários:
Cartolina ou papel colorido
Canetinhas ou lápis de cor
Tesoura (uso com supervisão)
Cola
Olhinhos móveis (opcional)
Molde de corpo do polvo (sem braços)
Tiras de papel (para os braços)
Passo a passo:
1. Roda de conversa
Converse com as crianças sobre o polvo.
Mostre imagens e diga que ele é chamado de "octopus" em inglês porque tem 8 braços.
Mostre o número 8 e explore sua forma.
2. Hora de montar o polvo!
Entregue a cada criança um corpo de polvo (feito de cartolina) e 8 tiras de papel colorido.
Elas devem colar os 8 braços, contando um por um.
3. Decoração criativa
As crianças podem colar olhinhos, desenhar a boca e decorar o polvo como quiserem.
Escreva com elas o número 8 no corpo do polvo.
4. Cantinho da matemática
Proponha desafios orais:
“Quantos braços tem o polvo?”
“E se ele tivesse só 4? Faltariam quantos?”
“Quantos braços têm 2 polvos?”
Use material concreto (como tampinhas) para ajudar a visualizar.
Dica extra: Música!
Crie uma musiquinha com melodia conhecida:
“Esse é o polvo, o octopus,
Com seus braços vai brincar!
Um, dois, três, quatro,
Cinco, seis, sete, oito no mar!”
Habilidades trabalhadas:
Reconhecimento numérico
Contagem
Coordenação motora
Atenção e linguagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.