POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quarta-feira, 23 de julho de 2025

O polvo colorido

Plano de Aula: "O Polvo Colorido"

Faixa etária: 3 a 5 anos

Duração: 50 minutos

Área de conhecimento: Natureza e sociedade, Artes, Linguagem oral

Objetivos:

Desenvolver a coordenação motora fina;

Estimular a criatividade e expressão artística;

Ampliar o vocabulário relacionado ao fundo do mar;

Promover a consciência ambiental com o uso de materiais recicláveis.

Materiais necessários:

Molde de polvo (impresso em papel ou cartolina);

Copo plástico transparente (ou reciclável);

Tinta guache ou papel de seda rosa;

Olhinhos móveis (ou desenhados);

Lápis de cor, giz de cera ou canetinha;

Cola, tesoura sem ponta;

Peixinhos e bolhas para colorir (parte do fundo do mar).

Desenvolvimento:

1. Roda de conversa (10 min):

Converse com as crianças sobre os animais do fundo do mar. Mostre imagens de polvos, fale sobre seus tentáculos, onde vivem e como se movimentam.

2. Mão na massa (30 min):

Entregue o molde com o polvo desenhado.

Peça que pintem os tentáculos com tinta ou lápis.

As crianças vão colar o copo virado para baixo no centro, representando o corpo do polvo.

Colar os olhinhos no copo.

Decorar o fundo do mar com os peixes e bolhas desenhadas.

3. Socialização (10 min):

Cada criança apresenta seu "polvo colorido" e diz algo que aprendeu sobre ele.

Habilidades da BNCC:

EI03CG01: Demonstrar interesse e respeito pela natureza e por seres vivos.

EI02EF03: Utilizar tintas, pincéis, lápis, colagens e outros materiais gráficos e plásticos em suas produções.

EI03TS01: Compartilhar brinquedos, materiais e espaços com os colegas

Dica extra - Você pode complementar com a música "O Polvo" do Mundo Bita ou "Fundo do Mar" da Galinha Pintadinha para envolver ainda mais as crianças no tema.

Atividade lúdica de matemática, envolvendo o número oito (8), o polvo (octopus) e o aprendizado por meio do brincar:

Atividade Lúdica: O Polvo e o Número 8

Faixa etária: 4 a 6 anos

Área de conhecimento: Matemática

Objetivo:

Reconhecer e identificar o número 8.

Relacionar o número à quantidade.

Desenvolver coordenação motora fina e raciocínio lógico.

Nome da Atividade: O Polvo Octopus e seus 8 braços!

Materiais necessários:

Cartolina ou papel colorido

Canetinhas ou lápis de cor

Tesoura (uso com supervisão)

Cola

Olhinhos móveis (opcional)

Molde de corpo do polvo (sem braços)

Tiras de papel (para os braços)

Passo a passo:

1. Roda de conversa

Converse com as crianças sobre o polvo.

Mostre imagens e diga que ele é chamado de "octopus" em inglês porque tem 8 braços.

Mostre o número 8 e explore sua forma.

2. Hora de montar o polvo!

Entregue a cada criança um corpo de polvo (feito de cartolina) e 8 tiras de papel colorido.

Elas devem colar os 8 braços, contando um por um.

3. Decoração criativa

As crianças podem colar olhinhos, desenhar a boca e decorar o polvo como quiserem.

Escreva com elas o número 8 no corpo do polvo.

4. Cantinho da matemática

Proponha desafios orais:

“Quantos braços tem o polvo?”

“E se ele tivesse só 4? Faltariam quantos?”

“Quantos braços têm 2 polvos?”

Use material concreto (como tampinhas) para ajudar a visualizar.

Dica extra: Música!

Crie uma musiquinha com melodia conhecida:

“Esse é o polvo, o octopus,

Com seus braços vai brincar!

Um, dois, três, quatro,

Cinco, seis, sete, oito no mar!”

Habilidades trabalhadas:

Reconhecimento numérico

Contagem

Coordenação motora

Atenção e linguagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.