POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Vamos Contar os carrinhos e modelar os números

Objetivo:

Estimular a contagem, associação número-quantidade e coordenação motora fina.

Materiais necessários:

Massinha de modelar colorida

Cartelas impressas com desenhos de carrinhos (1 a x carrinhos por cartela)

Números móveis (ou escritos à mão em cartelinhas) de 1 a x

Tapetinho ou mesa para apoiar

- Passo a passo da atividade:

1- Distribuição das cartelas

Cada criança recebe uma cartela com uma quantidade diferente de carrinhos desenhados.

2- Contagem e associação

A criança observa e conta quantos carrinhos estão na sua cartela.

3- Modelar com massinha

Para cada carrinho contado, a criança molda uma “bolinha” ou “roda” de massinha e coloca sobre o carrinho correspondente — isso reforça a correspondência termo a termo (1 carrinho = 1 bolinha).

4- Relacionar com o número

Depois de colocar a massinha, a criança escolhe o número correspondente (de um conjunto de números móveis) e posiciona ao lado da cartela.

5- Troca de cartelas

As crianças trocam entre si as cartelas e repetem o processo com diferentes quantidades.

- Dicas pedagógicas:

Incentive as crianças a contar em voz alta.

Pode-se usar carrinhos reais pequenos como alternativa ou complemento visual.

Para ampliar, peça que modelem os números com a massinha também.

- Variações:

Utilizar cartelas com outros temas (frutas, animais, bolas, etc.).

Fazer desafios orais: “Quem tem mais carrinhos? Quem tem menos?”

Utilize massinha de modelar e deixe 
a experiência  ainda mais sensorial e divertida


Atividade Lúdica: Vamos Contar com Carrinhos e Modelar os Números!

Faixa etária: Educação Infantil (4 a 6 anos)

Objetivos:

Estimular a contagem oral e visual

Trabalhar a coordenação motora fina

Favorecer a associação número-quantidade

Desenvolver a percepção tátil e visual com a massinha

- Materiais:

Cartelas com desenhos de carrinhos (quantidades variadas)

Massinha de modelar colorida

Base de apoio (mesa ou tapetinho plástico)

- Passo a passo:

1- Distribuir cartelas
Entregue a cada criança uma cartela com um número diferente de carrinhos desenhados.

2- Contagem
A criança conta quantos carrinhos estão desenhados em sua cartela.

3- Bolinha para cada carrinho
Com massinha, ela faz uma bolinha (ou outra forma) e coloca uma sobre cada carrinho — reforçando a noção de correspondência 1:1.

4- Modelar o número com massinha
Depois da contagem, a criança molda o número correspondente (por exemplo, “5”) com a massinha, usando as mãos para formar o número e colocando-o na parte superior ou inferior da cartela.

5. Socialização (opcional)
As crianças apresentam suas cartelas para o grupo, dizendo:
– “Eu contei 5 carrinhos, e fiz o número 5 com massinha!”

- Sugestão extra:

Monte um “painel de números com massinha” para exibir os números moldados pelas crianças durante a semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.