- Plano de Aula: Coordenação Motora e Percepção Visual com Pedrinhas Coloridas
Etapa de ensino: Educação Infantil (3 a 5 anos)
Duração: 50 minutos
Tema: Coordenação motora fina, cores e formas
Área: Artes Visuais, Matemática e Movimento
- Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver a coordenação motora fina.
Estimular a percepção visual e a discriminação de cores e formas.
Trabalhar noções de sequência, organização espacial e concentração.
Incentivar a criatividade e o trabalho colaborativo.
- Conteúdos
Coordenação motora fina
Cores e formas
Sequências e padrões visuais
Organização e foco na tarefa
- Habilidades da BNCC
(EI03ET03) Coordenar suas habilidades manuais no uso de materiais e ferramentas diversas.
(EI03CG04) Demonstrar persistência nas atividades.
(EI03TS01) Compartilhar objetos e materiais com os colegas.
(EI03EF01) Reconhecer formas geométricas em diferentes contextos.
- Materiais Necessários
Pedrinhas coloridas (ou tampinhas, botões, tampas de garrafa)
Folhas com padrões impressos (espirais, linhas, zigue-zague, pontos, etc.)
Cola (opcional, caso a criança vá fixar depois)
Bandeja organizadora ou pote com as pedrinhas separadas por cor
- Desenvolvimento da Atividade
1- Roda de Conversa (10 min):
Apresente os materiais para as crianças e explique que elas vão seguir linhas e formas usando as pedrinhas coloridas. Mostre os padrões impressos e pergunte:
"O que será que essa linha parece?"
"Quantas cores diferentes vocês conhecem?"
2- Atividade Principal (30 min):
Distribua para cada criança (ou dupla) uma folha com um padrão diferente. Peça que sigam o traçado colando ou apenas posicionando as pedrinhas nas linhas.
Sugestão de variações:
Fazer padrões com cores específicas (ex: azul-vermelho-verde)
Seguir o traçado com os dedos antes de colocar as pedrinhas
Usar pinça para pegar as pedrinhas, trabalhando ainda mais a motricidade
3- Compartilhamento (5 min):
Peça para que cada criança mostre seu trabalho e conte como escolheu as cores e formas.
4- Organização e Encerramento (5 min):
Guarde os materiais em conjunto e reforce os aprendizados com perguntas:
"O que foi mais fácil?"
"Qual cor você usou mais?"
- Avaliação
A avaliação será feita por observação durante a atividade, considerando:
Participação e engajamento
Coordenação motora ao manusear as pedrinhas
Reconhecimento e nomeação de cores e formas
Respeito às regras e aos colegas
- Dica Extra:
Monte um mural com as produções das crianças, usando as folhas com pedrinhas coladas, como uma "Exposição das Formas Coloridas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.