POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

terça-feira, 22 de julho de 2025

Atividade sensorial e de coordenação motora utilizando pedrinhas coloridas (ou tampinhas) sobre padrões impressos (espirais, zigue-zague, linhas pontilhadas, etc.)

- Plano de Aula: Coordenação Motora e Percepção Visual com Pedrinhas Coloridas

Etapa de ensino: Educação Infantil (3 a 5 anos)

Duração: 50 minutos

Tema: Coordenação motora fina, cores e formas

Área: Artes Visuais, Matemática e Movimento

- Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver a coordenação motora fina.

Estimular a percepção visual e a discriminação de cores e formas.

Trabalhar noções de sequência, organização espacial e concentração.

Incentivar a criatividade e o trabalho colaborativo.

- Conteúdos

Coordenação motora fina

Cores e formas

Sequências e padrões visuais

Organização e foco na tarefa

- Habilidades da BNCC

(EI03ET03) Coordenar suas habilidades manuais no uso de materiais e ferramentas diversas.

(EI03CG04) Demonstrar persistência nas atividades.

(EI03TS01) Compartilhar objetos e materiais com os colegas.

(EI03EF01) Reconhecer formas geométricas em diferentes contextos.

- Materiais Necessários

Pedrinhas coloridas (ou tampinhas, botões, tampas de garrafa)

Folhas com padrões impressos (espirais, linhas, zigue-zague, pontos, etc.)

Cola (opcional, caso a criança vá fixar depois)

Bandeja organizadora ou pote com as pedrinhas separadas por cor

- Desenvolvimento da Atividade

1- Roda de Conversa (10 min):

Apresente os materiais para as crianças e explique que elas vão seguir linhas e formas usando as pedrinhas coloridas. Mostre os padrões impressos e pergunte:

"O que será que essa linha parece?"

"Quantas cores diferentes vocês conhecem?"

2- Atividade Principal (30 min):

Distribua para cada criança (ou dupla) uma folha com um padrão diferente. Peça que sigam o traçado colando ou apenas posicionando as pedrinhas nas linhas.

Sugestão de variações:

Fazer padrões com cores específicas (ex: azul-vermelho-verde)

Seguir o traçado com os dedos antes de colocar as pedrinhas

Usar pinça para pegar as pedrinhas, trabalhando ainda mais a motricidade

3- Compartilhamento (5 min):

Peça para que cada criança mostre seu trabalho e conte como escolheu as cores e formas.

4- Organização e Encerramento (5 min):

Guarde os materiais em conjunto e reforce os aprendizados com perguntas:

"O que foi mais fácil?"

"Qual cor você usou mais?"

- Avaliação

A avaliação será feita por observação durante a atividade, considerando:

Participação e engajamento

Coordenação motora ao manusear as pedrinhas

Reconhecimento e nomeação de cores e formas

Respeito às regras e aos colegas

- Dica Extra:

Monte um mural com as produções das crianças, usando as folhas com pedrinhas coladas, como uma "Exposição das Formas Coloridas".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.