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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

terça-feira, 22 de julho de 2025

O Pequeno Príncipe em Braille: a verdadeira inclusão

Ler é um direito de todos — com os olhos, com os dedos, com o coração.
A versão em Braille de "O Pequeno Príncipe" representa mais do que acessibilidade: é um gesto de respeito, empatia e valorização da diversidade.

Essa edição especial possibilita que crianças e adultos com deficiência visual possam sentir cada palavra, viajar por cada planeta e refletir sobre as mensagens universais dessa obra atemporal.

Incluir é permitir o acesso. Incluir é transformar. Incluir é tornar visível o essencial, mesmo aos olhos.

“O essencial é invisível aos olhos, mas não ao tato.”

- Plano de Aula: Acessibilidade e Literatura – O Pequeno Príncipe em Braille

Público-alvo: Educação Infantil ou Ensino Fundamental I (adaptável)
Duração: 2 aulas de 50 minutos
Tema: Inclusão, acessibilidade e o direito à leitura
Livro base: O Pequeno Príncipe – versão em Braille

- Objetivos:

Compreender o conceito de acessibilidade e inclusão.

Sensibilizar os alunos sobre a importância da leitura para todos.

Conhecer o sistema Braille e sua função social.

Desenvolver empatia e respeito às diferenças.

Estimular a imaginação e a expressão artística.

- Conteúdos abordados:

Literatura e inclusão

Sistema de escrita Braille

Deficiência visual

Leitura sensorial (tátil)

Cidadania e respeito às diferenças

- Atividades Pedagógicas de Inclusão:

1- Roda de conversa: O que é inclusão?

Pergunte: "Você conhece alguém que enxerga diferente de você?"

Mostre imagens de livros em Braille e audiolivros.

Apresente o livro O Pequeno Príncipe em Braille (ou mostre vídeos/imagens se não tiver o físico).

2- Explorando o Braille com as mãos

Leve folhas com o alfabeto Braille impresso em relevo (pode usar cola quente ou papel pontilhado).

Proponha que os alunos passem os dedos e tentem “sentir” as letras.

Escreva o nome deles em Braille (com etiqueta ou etiqueta adesiva em alto-relevo).

3- Leitura sensorial do trecho do livro

Leitura do trecho “O essencial é invisível aos olhos”.

Em seguida, todos de olhos vendados tocam objetos misteriosos em uma “caixa tátil” e tentam adivinhar.

Conecte com a ideia de sentir com o coração e valorizar o invisível.

4- Criação artística inclusiva

Cada aluno desenha o planeta do Pequeno Príncipe com texturas (lã, lixa, algodão etc.).

O desafio: fazer um desenho que possa ser sentido com as mãos por alguém que não enxerga.

5- Conclusão com empatia

Forme duplas e proponha um pequeno percurso na sala onde um aluno, vendado, é guiado por outro — reforçando a confiança e o cuidado.

Finalize com reflexão: "Como podemos tornar o mundo mais acessível para todos?"

- Avaliação:

Participação nas discussões e atividades.

Demonstrações de empatia e cooperação.

Capacidade de relacionar o conteúdo com o cotidiano.

- Recursos necessários:

Livro em Braille (ou reprodução parcial)

Alfabeto Braille impresso e tátil

Vendas, tecidos, objetos táteis

Cola, lixa, algodão, lã, papéis com texturas

Caixa tátil com objetos diversos


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