Aqui está uma lista com os principais animais e o que eles produzem:
- Vaca
Leite
Carne (bovina)
Couro (para roupas, sapatos etc.)
- Porco
Carne (suína) – bacon, presunto, linguiça
Banha (usada na cozinha)
- Ovelha
Lã
Carne (carneiro/cordeiro)
Leite (em algumas criações)
- Cabra
Leite de cabra
Carne (caprina)
Couro
- Galinha
Ovos
Carne (frango)
Penas (em menor escala)
- Peru
Carne
Penas (usadas para artesanato, por exemplo)
- Pato
Carne
Ovos de pata
Penas
- Cavalo
Trabalho (puxar carroças, arar terras)
Transporte
Estrume (usado como adubo)
- Coelho
Carne
Pele/pelo
Estrume (bom adubo orgânico)
Plano de aula para Educação Infantil com o tema: “O que cada animal produz na fazenda”. É uma atividade lúdica, interdisciplinar e adaptada para crianças de 4 a 6 anos.
- Plano de Aula: O que os animais produzem na fazenda?
Faixa etária: 4 a 6 anos
Duração: 1 aula (aprox. 50 minutos)
Área: Natureza e Sociedade (com integração com Linguagem e Artes)
- Objetivos
Identificar diferentes animais da fazenda.
Compreender o que cada animal produz.
Desenvolver vocabulário e noções de cuidado com os animais.
Estimular a escuta, fala e criatividade.
- Conteúdos
Animais da fazenda.
Produtos de origem animal.
Relação entre o ser humano e os animais.
- Roda de Conversa Inicial (10 min)
Perguntar:
“Vocês conhecem algum animal da fazenda?”
“O que a vaca produz? E a galinha?”
Mostrar imagens ou brinquedos dos animais para introduzir o tema.
- Música Temática (10 min)
Cantar com gestos e ritmo:
- "A galinha põe o ovo, o porquinho dá o presunto,
A vaquinha dá o leite, e o carneirinho dá o lanchinho!"
(pode adaptar com outros animais)
- Atividade Lúdica (15 min)
Jogo da Produção:
Cartazes ou cartões com imagens de animais (galinha, vaca, porco, ovelha etc.).
Outros cartões com produtos (leite, ovo, lã, carne, queijo).
As crianças devem ligar ou parear os animais com os produtos que eles fornecem.
(Exemplo: vaca → leite, galinha → ovo)
- Atividade de Arte (10 min)
Entregar desenhos de animais para colorir.
Colar imagens de seus produtos (como figurinhas) ao lado do animal correspondente.
- Leitura de História (5 min)
Contar uma história curta como:
“A Fazenda do Seu João” – onde cada animal tem uma função importante.
- Avaliação (observação contínua)
Participação nas rodas e nas atividades.
Identificação correta dos animais e seus produtos.
Curiosidade e envolvimento com o tema.
- Dica Extra:
Monte um "Cantinho da Fazenda" com pelúcias, fantoches e miniaturas de animais e produtos para a turma explorar nos momentos livres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.