Plano de Aula: "Corrida das Formas!"
Faixa etária: 4 a 6 anos
Área: Matemática + Artes
Duração: 1 hora
Tema: Formas geométricas no carro de corrida
- Objetivos:
Identificar e nomear formas geométricas (círculo e cilindro).
Relacionar objetos do cotidiano com formas geométricas.
Desenvolver coordenação motora fina.
Trabalhar contagem e quantidades.
Estimular a criatividade e o raciocínio lógico.
- Habilidades da BNCC:
EI03ET03 – Utilizar formas geométricas para construir objetos e representar ideias.
EI03CG01 – Relacionar números às suas respectivas quantidades.
EI02EF04 – Reconhecer e nomear formas geométricas em objetos do cotidiano.
- Materiais:
Tubos de papel higiênico (cilindro)
Tampas plásticas ou rodelas de papelão (círculos para rodas)
Papel colorido
Cola, tesoura sem ponta, fita adesiva
Palitos de churrasco ou canudos (eixo das rodas)
Papel ondulado para textura
Canetinhas
- Desenvolvimento da Atividade:
1- Roda de conversa inicial (10 min):
Apresente um carro de corrida (real ou a imagem).
Pergunte: “Que formas vocês veem aqui?”
Mostre um cilindro e círculos reais. Relacione com o tubo (corpo do carro) e as rodas.
2- Construção do carro (30 min):
Cada criança monta seu carro com tubo de papelão, rodas de tampinha ou papelão, e papel colorido.
As crianças colam os círculos nas pontas do eixo (palito) e passam pelo tubo para formar as rodas.
3- Atividade matemática (10 min):
Conte as rodas (1, 2, 3, 4).
Identifique as formas:
Rodas = círculo
Corpo = cilindro
Pergunte: “Quantos círculos você usou?”
Peça para comparar tamanhos: rodas maiores ou menores?
4- Corridinha simbólica (10 min):
Em uma pista marcada no chão, faça uma “corrida de carros de papelão”.
Conte até 3, gritem “já!”, e empurrem os carrinhos.
Conte quantos carrinhos chegaram.
- Avaliação:
Observação da participação, identificação das formas e uso correto dos materiais.
Verifique se a criança consegue relacionar as formas ao carro.
Incentive a verbalização: “Isso é um círculo!”, “Esse tubo é um cilindro!”.
- Possibilidades de Ampliação:
Criar uma tabela de classificação para os carros.
Trabalhar cores e números nas rodas.
Fazer um pódio simbólico com os carros e trabalhar ordem (1º, 2º, 3º).
O retângulo azul em cima do carro
Objeto:
O retângulo azul representa um alerón (aerofólio) ou asa do carro de corrida.
- O que trabalhar com isso:
Identificação da forma retangular
Comparação entre formas (círculo, cilindro, retângulo)
Função simbólica: O retângulo ajuda o carro a "cortar o vento"
- Atividade Complementar: “Asas que voam, formas que ensinam”
1- Exploração da forma retangular:
Mostre o retângulo azul da imagem.
Entregue pedaços de papel retangulares para cada criança.
Peça que observem: “Tem lados maiores e menores?”
Compare com o círculo e o cilindro.
2- Colagem no carro:
Após montar o carro com o tubo e as rodas, as crianças colam o retângulo na parte de cima do tubo como asa.
3- Matemática na prática:
Conte quantos retângulos há na sala.
Pergunte: “Quantos lados tem o retângulo?” “Todos os lados são iguais?”
- Ampliação Cognitiva:
Desenhar um quadro com formas geométricas usadas:
- Círculo (rodas)
- Cilindro (corpo)
- Retângulo (asa)
- Habilidade BNCC adicionada:
EI03ET05 – Reconhecer as características geométricas (número de lados, tamanho) dos objetos do cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.