POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Desenvolvendo a percepção visual, coordenação motora fina, criatividade e experimentação com diferentes materiais e técnicas

Imagem 1

1- Pintura com Pontilhismo e Galhos
Técnica: Pintura com cotonete ou ponta do dedo.
Objetivo pedagógico:

Trabalhar a coordenação motora fina.

Explorar formas da natureza (folhas, galhos, flores).

Desenvolver a percepção de cores e padrões repetitivos.

Introduzir o conceito de pontilhismo artístico.

Imagem 2

2- Carimbo com Colagem e Tinta
Técnica: Impressão com matriz feita de papelão ou EVA.
Objetivo pedagógico:

Estimular o reconhecimento de formas geométricas e botânicas.

Explorar a técnica de carimbo e repetição.

Desenvolver a noção de simetria e composição visual.

Trabalhar força e pressão manual no uso de carimbos.

Imagem 3

3- Flores com Rolo de Papel Higiênico
Técnica: Impressão com rolo cortado.
Objetivo pedagógico:

Estimular a criatividade com materiais recicláveis.

Explorar formas e padrões circulares.

Trabalhar coordenação motora ao carimbar.

Promover consciência ambiental com reaproveitamento.

Imagem 4

4- Pintura Soprada com Olhinhos
Técnica: Tinta soprada com canudo ou assoprando diretamente.
Objetivo pedagógico:

Desenvolver o controle da respiração e sopro.

Estimular o senso de imaginação e humor (criando monstrinhos, germes, personagens).

Trabalhar com cores primárias e mistura de cores.

Incentivar a expressividade artística livre.


- Plano de Aula Completo e Adaptado para diferentes públicos:
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Inclusão e Terapia para Terceira Idade

A atividade escolhida como base foi a pintura soprada com olhinhos - Imagem 4 - que pode ser facilmente adaptada para todos esses grupos.

- PLANO DE AULA – ARTE EXPRESSIVA COM TINTA SOPRADA
Tema: Criando Personagens com Pintura Soprada
Duração: 50 a 60 minutos
Material: Tinta guache, canudos, cartolina ou papel A4, olhinhos móveis, pincéis, copinhos com água, aventais

- EDUCAÇÃO INFANTIL (4 a 6 anos)
Objetivos:

Desenvolver a coordenação motora oral e fina.

Explorar texturas e cores.

Estimular a criatividade e imaginação.
Metodologia:

Conversa inicial sobre monstros, bichinhos e personagens engraçados.

Demonstração de como soprar a tinta com o canudo.

Cada criança faz sua pintura soprada e cola olhinhos.

Roda de conversa para nomear seus personagens.
Avaliação:
Participação, envolvimento e oralidade ao descrever sua criação.

- ENSINO FUNDAMENTAL (7 a 10 anos)
Objetivos:

Estimular a autonomia criativa e expressão artística.

Trabalhar sopro controlado e coordenação.

Relacionar arte com emoções e histórias.
Metodologia:

Discussão sobre sentimentos e como representá-los visualmente.

Pintura soprada representando emoções (tristeza, alegria, medo).

Nomear e escrever uma pequena história sobre o personagem criado.
Avaliação:
Entrega da atividade, criatividade e vínculo entre arte e narrativa.

- ENSINO MÉDIO
Objetivos:

Trabalhar expressão subjetiva e simbólica através da arte.

Estimular o uso de técnicas alternativas na criação visual.

Desenvolver noções de composição e crítica artística.
Metodologia:

Breve introdução sobre arte abstrata e expressionismo.

Pintura soprada livre ou com tema (por ex: “como me sinto hoje”).

Discussão crítica sobre as obras criadas: formas, cores, emoções.
Avaliação:
Participação, reflexão crítica, expressão estética.

- INCLUSÃO (crianças e adolescentes com deficiência)
Adaptações e Objetivos:

Utilizar canudos mais largos ou dispositivos de sopro adaptados.

Auxílio com colagem e uso de texturas para deficiências visuais.

Estimular sensorialmente (cor, forma, som do sopro).
Metodologia:

Atividade sensorial de escolha das cores.

Soprar ou espalhar a tinta com ajuda (se necessário).

Construção de personagens com colagens e texturas.
Avaliação:
Envolvimento sensorial, resposta emocional, interação social.

- TERAPIA PARA TERCEIRA IDADE
Objetivos:

Estimular o sopro e respiração (coordenação motora oral).

Trabalhar concentração e relaxamento.

Promover bem-estar, expressão emocional e autoestima.
Metodologia:

Atividade de relaxamento inicial com respiração.

Pintura soprada com música ambiente tranquila.

Conversa sobre as formas criadas e suas interpretações livres.
Avaliação:
Bem-estar percebido, participação e relato pessoal da experiência.




- PLANO DE AULA – Pintura Soprada: Emoções em Movimento

Etapa: Ensino Fundamental II
Ano recomendado: 6º ao 9º ano
Duração: 2 aulas de 50 minutos
Área: Arte
Habilidade BNCC (EF69AR08):
Experimentar e aplicar diferentes técnicas, materiais e procedimentos artísticos para expressar ideias, sentimentos e/ou conceitos.

- Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver a capacidade de expressão artística utilizando técnicas não convencionais.

Relacionar formas, cores e composições com sentimentos e emoções.

Explorar o uso do sopro como ferramenta de criação artística.

Incentivar a apreciação e interpretação de obras visuais próprias e dos colegas.

- Materiais Necessários

Canudos de papel ou plástico

Tintas guache diluídas em água

Papel branco ou cartolina A4

Olhinhos móveis (opcional)

Pincéis, copinhos de água

Lápis e caneta para nomear os personagens/criações

Música instrumental leve para ambientação

- Conteúdo Trabalhado

Técnicas de pintura alternativas (sopro com tinta)

Cores e emoções

Arte abstrata e espontânea

Expressividade e simbolismo visual

- Metodologia (Etapas da Aula)

Aula 1: Criação artística

1- Conversação inicial (10 min):

Perguntar: Como podemos expressar emoções com arte, sem desenhar rostos ou palavras?

Mostrar exemplos de arte abstrata e pintura soprada.

2- Demonstração (5 min):

Mostrar como soprar a tinta com canudo para criar formas orgânicas.

3- Criação livre (30 min):

Alunos criam pinturas sopradas com diferentes cores.

Opcional: colagem de olhinhos para transformar em personagens.

4- Nome e emoção (5 min):

Aluno dá nome à sua criação e escreve qual emoção ela representa.

- Aula 2: Interpretação e reflexão

1- Exposição na sala (15 min):

Obras são dispostas no quadro ou mesa para todos verem.

2- Roda de conversa (20 min):

Cada aluno explica sua criação: como fez, o que representa, que emoção ou pensamento quis transmitir.

3- Interpretação cruzada (10 min):

Colegas tentam interpretar a obra do outro: “O que você sente ao olhar essa arte?”

4- Encerramento (5 min):

Discussão sobre como diferentes técnicas podem representar sentimentos de forma única.

- Avaliação

Participação e envolvimento durante a atividade.

Clareza na apresentação da própria criação.

Capacidade de interpretar as criações dos colegas.

Organização e criatividade na composição visual.

- Dica Extra

Monte uma galeria de arte na escola com as produções dos alunos e coloque títulos e descrições criativas ao lado das obras.



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