Imagem 1
1- Pintura com Pontilhismo e Galhos
Técnica: Pintura com cotonete ou ponta do dedo.
Objetivo pedagógico:
Trabalhar a coordenação motora fina.
Explorar formas da natureza (folhas, galhos, flores).
Desenvolver a percepção de cores e padrões repetitivos.
Introduzir o conceito de pontilhismo artístico.
Imagem 2
2- Carimbo com Colagem e Tinta
Técnica: Impressão com matriz feita de papelão ou EVA.
Objetivo pedagógico:
Estimular o reconhecimento de formas geométricas e botânicas.
Explorar a técnica de carimbo e repetição.
Desenvolver a noção de simetria e composição visual.
Trabalhar força e pressão manual no uso de carimbos.
Técnica: Impressão com matriz feita de papelão ou EVA.
Objetivo pedagógico:
Estimular o reconhecimento de formas geométricas e botânicas.
Explorar a técnica de carimbo e repetição.
Desenvolver a noção de simetria e composição visual.
Trabalhar força e pressão manual no uso de carimbos.
Imagem 3
3- Flores com Rolo de Papel Higiênico
Técnica: Impressão com rolo cortado.
Objetivo pedagógico:
Estimular a criatividade com materiais recicláveis.
Explorar formas e padrões circulares.
Trabalhar coordenação motora ao carimbar.
Promover consciência ambiental com reaproveitamento.
Técnica: Impressão com rolo cortado.
Objetivo pedagógico:
Estimular a criatividade com materiais recicláveis.
Explorar formas e padrões circulares.
Trabalhar coordenação motora ao carimbar.
Promover consciência ambiental com reaproveitamento.
Imagem 4
4- Pintura Soprada com Olhinhos
Técnica: Tinta soprada com canudo ou assoprando diretamente.
Objetivo pedagógico:
Desenvolver o controle da respiração e sopro.
Estimular o senso de imaginação e humor (criando monstrinhos, germes, personagens).
Trabalhar com cores primárias e mistura de cores.
Incentivar a expressividade artística livre.
- Plano de Aula Completo e Adaptado para diferentes públicos:
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Inclusão e Terapia para Terceira Idade
A atividade escolhida como base foi a pintura soprada com olhinhos - Imagem 4 - que pode ser facilmente adaptada para todos esses grupos.
- PLANO DE AULA – ARTE EXPRESSIVA COM TINTA SOPRADA
Tema: Criando Personagens com Pintura Soprada
Duração: 50 a 60 minutos
Material: Tinta guache, canudos, cartolina ou papel A4, olhinhos móveis, pincéis, copinhos com água, aventais
- EDUCAÇÃO INFANTIL (4 a 6 anos)
Objetivos:
Desenvolver a coordenação motora oral e fina.
Explorar texturas e cores.
Estimular a criatividade e imaginação.
Metodologia:
Conversa inicial sobre monstros, bichinhos e personagens engraçados.
Demonstração de como soprar a tinta com o canudo.
Cada criança faz sua pintura soprada e cola olhinhos.
Roda de conversa para nomear seus personagens.
Avaliação:
Participação, envolvimento e oralidade ao descrever sua criação.
- ENSINO FUNDAMENTAL (7 a 10 anos)
Objetivos:
Estimular a autonomia criativa e expressão artística.
Trabalhar sopro controlado e coordenação.
Relacionar arte com emoções e histórias.
Metodologia:
Discussão sobre sentimentos e como representá-los visualmente.
Pintura soprada representando emoções (tristeza, alegria, medo).
Nomear e escrever uma pequena história sobre o personagem criado.
Avaliação:
Entrega da atividade, criatividade e vínculo entre arte e narrativa.
- ENSINO MÉDIO
Objetivos:
Trabalhar expressão subjetiva e simbólica através da arte.
Estimular o uso de técnicas alternativas na criação visual.
Desenvolver noções de composição e crítica artística.
Metodologia:
Breve introdução sobre arte abstrata e expressionismo.
Pintura soprada livre ou com tema (por ex: “como me sinto hoje”).
Discussão crítica sobre as obras criadas: formas, cores, emoções.
Avaliação:
Participação, reflexão crítica, expressão estética.
- INCLUSÃO (crianças e adolescentes com deficiência)
Adaptações e Objetivos:
Utilizar canudos mais largos ou dispositivos de sopro adaptados.
Auxílio com colagem e uso de texturas para deficiências visuais.
Estimular sensorialmente (cor, forma, som do sopro).
Metodologia:
Atividade sensorial de escolha das cores.
Soprar ou espalhar a tinta com ajuda (se necessário).
Construção de personagens com colagens e texturas.
Avaliação:
Envolvimento sensorial, resposta emocional, interação social.
- TERAPIA PARA TERCEIRA IDADE
Objetivos:
Estimular o sopro e respiração (coordenação motora oral).
Trabalhar concentração e relaxamento.
Promover bem-estar, expressão emocional e autoestima.
Metodologia:
Atividade de relaxamento inicial com respiração.
Pintura soprada com música ambiente tranquila.
Conversa sobre as formas criadas e suas interpretações livres.
Avaliação:
Bem-estar percebido, participação e relato pessoal da experiência.
- PLANO DE AULA – ARTE EXPRESSIVA COM TINTA SOPRADA
Tema: Criando Personagens com Pintura Soprada
Duração: 50 a 60 minutos
Material: Tinta guache, canudos, cartolina ou papel A4, olhinhos móveis, pincéis, copinhos com água, aventais
- EDUCAÇÃO INFANTIL (4 a 6 anos)
Objetivos:
Desenvolver a coordenação motora oral e fina.
Explorar texturas e cores.
Estimular a criatividade e imaginação.
Metodologia:
Conversa inicial sobre monstros, bichinhos e personagens engraçados.
Demonstração de como soprar a tinta com o canudo.
Cada criança faz sua pintura soprada e cola olhinhos.
Roda de conversa para nomear seus personagens.
Avaliação:
Participação, envolvimento e oralidade ao descrever sua criação.
- ENSINO FUNDAMENTAL (7 a 10 anos)
Objetivos:
Estimular a autonomia criativa e expressão artística.
Trabalhar sopro controlado e coordenação.
Relacionar arte com emoções e histórias.
Metodologia:
Discussão sobre sentimentos e como representá-los visualmente.
Pintura soprada representando emoções (tristeza, alegria, medo).
Nomear e escrever uma pequena história sobre o personagem criado.
Avaliação:
Entrega da atividade, criatividade e vínculo entre arte e narrativa.
- ENSINO MÉDIO
Objetivos:
Trabalhar expressão subjetiva e simbólica através da arte.
Estimular o uso de técnicas alternativas na criação visual.
Desenvolver noções de composição e crítica artística.
Metodologia:
Breve introdução sobre arte abstrata e expressionismo.
Pintura soprada livre ou com tema (por ex: “como me sinto hoje”).
Discussão crítica sobre as obras criadas: formas, cores, emoções.
Avaliação:
Participação, reflexão crítica, expressão estética.
- INCLUSÃO (crianças e adolescentes com deficiência)
Adaptações e Objetivos:
Utilizar canudos mais largos ou dispositivos de sopro adaptados.
Auxílio com colagem e uso de texturas para deficiências visuais.
Estimular sensorialmente (cor, forma, som do sopro).
Metodologia:
Atividade sensorial de escolha das cores.
Soprar ou espalhar a tinta com ajuda (se necessário).
Construção de personagens com colagens e texturas.
Avaliação:
Envolvimento sensorial, resposta emocional, interação social.
- TERAPIA PARA TERCEIRA IDADE
Objetivos:
Estimular o sopro e respiração (coordenação motora oral).
Trabalhar concentração e relaxamento.
Promover bem-estar, expressão emocional e autoestima.
Metodologia:
Atividade de relaxamento inicial com respiração.
Pintura soprada com música ambiente tranquila.
Conversa sobre as formas criadas e suas interpretações livres.
Avaliação:
Bem-estar percebido, participação e relato pessoal da experiência.
- PLANO DE AULA – Pintura Soprada: Emoções em Movimento
Etapa: Ensino Fundamental II
Ano recomendado: 6º ao 9º ano
Duração: 2 aulas de 50 minutos
Área: Arte
Habilidade BNCC (EF69AR08):
Experimentar e aplicar diferentes técnicas, materiais e procedimentos artísticos para expressar ideias, sentimentos e/ou conceitos.
- Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver a capacidade de expressão artística utilizando técnicas não convencionais.
Relacionar formas, cores e composições com sentimentos e emoções.
Explorar o uso do sopro como ferramenta de criação artística.
Incentivar a apreciação e interpretação de obras visuais próprias e dos colegas.
- Materiais Necessários
Canudos de papel ou plástico
Tintas guache diluídas em água
Papel branco ou cartolina A4
Olhinhos móveis (opcional)
Pincéis, copinhos de água
Lápis e caneta para nomear os personagens/criações
Música instrumental leve para ambientação
- Conteúdo Trabalhado
Técnicas de pintura alternativas (sopro com tinta)
Cores e emoções
Arte abstrata e espontânea
Expressividade e simbolismo visual
- Metodologia (Etapas da Aula)
Aula 1: Criação artística
1- Conversação inicial (10 min):
Perguntar: Como podemos expressar emoções com arte, sem desenhar rostos ou palavras?
Mostrar exemplos de arte abstrata e pintura soprada.
2- Demonstração (5 min):
Mostrar como soprar a tinta com canudo para criar formas orgânicas.
3- Criação livre (30 min):
Alunos criam pinturas sopradas com diferentes cores.
Opcional: colagem de olhinhos para transformar em personagens.
4- Nome e emoção (5 min):
Aluno dá nome à sua criação e escreve qual emoção ela representa.
- Aula 2: Interpretação e reflexão
1- Exposição na sala (15 min):
Obras são dispostas no quadro ou mesa para todos verem.
2- Roda de conversa (20 min):
Cada aluno explica sua criação: como fez, o que representa, que emoção ou pensamento quis transmitir.
3- Interpretação cruzada (10 min):
Colegas tentam interpretar a obra do outro: “O que você sente ao olhar essa arte?”
4- Encerramento (5 min):
Discussão sobre como diferentes técnicas podem representar sentimentos de forma única.
- Avaliação
Participação e envolvimento durante a atividade.
Clareza na apresentação da própria criação.
Capacidade de interpretar as criações dos colegas.
Organização e criatividade na composição visual.
- Dica Extra
Monte uma galeria de arte na escola com as produções dos alunos e coloque títulos e descrições criativas ao lado das obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.