POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Atividade divertida, criativa e ótima para projetos interdisciplinares

Atividade Lúdica: Fantasia de Água-Viva

Faixa etária: 3 a 6 anos
Objetivo: Desenvolver a imaginação, coordenação motora e o conhecimento sobre os animais marinhos.
Materiais:

Guarda-chuvas transparentes

Fitas de cetim ou papel crepom (tons de rosa, roxo, azul)

Olhos móveis grandes (de papel, EVA ou plástico)

Cola quente ou fita adesiva

Tesoura

- Etapas:

1- Exploração temática: Converse sobre o oceano, a vida marinha e como vivem as águas-vivas.

2- Confecção da fantasia:

Cole os olhos grandes na parte de cima do guarda-chuva.

Prenda as fitas ao redor da borda inferior do guarda-chuva para representar os tentáculos.

3- Desfile/encenação: Deixe as crianças brincarem, desfilarem ou encenarem uma “dança das águas-vivas”.

4- Complemento artístico: Proponha um desenho ou pintura do fundo do mar depois da brincadeira.

- Habilidades trabalhadas:

Coordenação motora fina e ampla

Criatividade e expressão corporal

Conhecimento sobre seres vivos aquáticos

Interação e trabalho em grupo

- Plano de Aula – “Dança das Águas-Vivas”

Faixa etária: 4 a 6 anos

Duração: 2 encontros de 1 hora cada

Campos de experiência (BNCC):

“O eu, o outro e o nós”

“Corpo, gestos e movimentos”

“Traços, sons, cores e formas”

“Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”

“Escuta, fala, pensamento e imaginação”

- Objetivos de Aprendizagem (BNCC):

EI03CG03: Demonstrar controle progressivo do corpo em movimentos amplos, como correr, pular, dançar e gestos coordenados.

EI02ET02: Explorar, com a mediação de adultos, fenômenos naturais e elementos do ambiente.

EI03TS01: Expressar-se livremente por meio das artes visuais, utilizando diferentes materiais e técnicas.

EI03EO02: Participar de brincadeiras e jogos colaborativos, respeitando regras simples.

EI03EF04: Recontar histórias ou fatos vividos, ampliando o vocabulário e a expressão oral.

- Conteúdos:

Animais marinhos: características das águas-vivas

Expressão artística: construção de fantasia com materiais recicláveis

Movimento: dança e brincadeiras

Oralidade: rodas de conversa e recontos

- Materiais:

Guarda-chuvas transparentes

Fitas de papel crepom, TNT ou cetim

Tesoura, fita adesiva, cola quente

EVA, cartolina para fazer os olhos

Aparelho de som (opcional, para música ambiente oceânica)

- Desenvolvimento da Aula:

1º Encontro – Conhecendo a água-viva (50 min):

Roda de conversa sobre os animais do mar: “Quem conhece a água-viva?”

Exibição de imagens ou vídeos curtos sobre águas-vivas.

Construção da fantasia com as crianças (em pequenos grupos ou com ajuda de adultos).

Exploração livre com os guarda-chuvas prontos.

2º Encontro – Dança das águas-vivas (50 min):

Revisão rápida do conteúdo aprendido.

Dança livre ou desfile temático, com música suave imitando o movimento do mar.

Atividade artística complementar: desenho do fundo do mar ou colagem com peixinhos e algas.

Encerramento com recontos: “Como foi ser uma água-viva?”

- Avaliação:

Observação contínua:

Participação e envolvimento nas atividades

Interação com colegas

Expressão corporal e verbal

Curiosidade e interesse pelos animais marinhos

- Sugestão extra:

Monte um mural com o tema “Vida no fundo do mar” com desenhos, colagens e fotos das crianças com suas fantasias!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.