- Objetivos da Atividade:
Reconhecimento de cores
Coordenação motora fina
Associação e correspondência visual
Desenvolvimento cognitivo e sensorial
Organização e atenção
- Descrição da Atividade:
As crianças devem observar o cartão com a sequência de cores e usar prendedores de roupa coloridos para completar o corpo do peixe (feito de palitos e papel colorido) na mesma ordem.
- Materiais Utilizados:
Peixes de papel colorido com palitos de picolé
Prendedores de roupa coloridos
Cartões com sequências de cores
Copinhos para separar os prendedores por cor
- Habilidades Desenvolvidas:
Coordenação olho-mão (ao prender o prendedor)
Discriminação visual (comparação de cores)
Lógica e memória (ao seguir padrões)
Autonomia e iniciativa (atividade de autodescoberta)
- Público-Alvo:
Crianças de 3 a 6 anos (Educação Infantil)
- Plano de Aula: "Peixinhos Coloridos"
Etapa: Educação Infantil (3 a 6 anos)
Área: Coordenação Motora, Percepção Visual e Cores
Duração: 40 minutos
Tema: Cores e Coordenação Motora Fina
Nome da Atividade: Peixinhos Coloridos
- Objetivos de Aprendizagem:
Identificar e nomear cores básicas.
Desenvolver a coordenação motora fina por meio do uso de prendedores.
Trabalhar atenção, memória visual e raciocínio lógico.
Estimular a autonomia e a concentração.
- Campos de Experiência da BNCC:
EI01EF01: Explorar e identificar cores, formas, sons, texturas, gostos e cheiros em objetos e elementos da natureza.
EI02CG03: Coordenar suas habilidades manuais no uso de materiais e ferramentas em atividades diversas.
EI03TS01: Demonstrar iniciativa e interesse pelas brincadeiras e interações.
- Materiais Necessários:
Prendedores de roupa coloridos
Palitos de picolé
Peixes feitos com EVA ou papel colorido
Cartelas com sequências de cores (modelo visual)
Copinhos para separar os prendedores por cor
- Desenvolvimento da Atividade:
Roda de conversa (5 min):
Apresente as cores aos alunos e pergunte quais eles já conhecem. Mostre os peixinhos e os prendedores.
Demonstração (5 min):
Mostre como usar os prendedores para montar o peixe de acordo com a cartela de cores. Enfatize a sequência.
Mão na massa (20 min):
Cada criança escolhe uma cartela e procura os prendedores correspondentes. Depois, monta o corpo do peixe na ordem indicada.
Compartilhamento (5 min):
As crianças podem mostrar seus peixinhos prontos aos colegas, nomeando as cores usadas.
Organização e finalização (5 min):
As crianças ajudam a guardar os materiais e conversam sobre o que mais gostaram na atividade.
- Avaliação:
Observação contínua durante a atividade. Verificar se a criança:
Reconhece e nomeia as cores;
Segue a sequência da cartela corretamente;
Usa os prendedores com autonomia;
Interage com colegas e respeita os materiais.
- Dica Extra:
Você pode adaptar a atividade para trabalhar números, quantidades ou texturas, colando EVA liso e áspero, por exemplo.
Podemos aproveitar o interesse da criança pelo peixe colorido e incluir uma abordagem educativa para ensinar como é o corpo do peixe por dentro, de forma lúdica, sensorial e adequada à Educação Infantil.
A seguir, apresento uma atividade complementar + plano de aula simples com esse foco:
- Atividade: "O Corpo do Peixe por Dentro"
- Objetivos:
Conhecer as partes internas do corpo de um peixe.
Relacionar as funções dos órgãos principais.
Estimular a curiosidade científica e o cuidado com os seres vivos.
- Campos de Experiência da BNCC:
EI03ET03: Explorar características de animais, plantas e elementos da natureza.
EI03CG01: Observar, comparar e representar características dos seres vivos.
- Conteúdo:
Partes internas do peixe: coração, brânquias, estômago, nadadeira, espinha dorsal.
Funções básicas: respiração, alimentação, movimento.
- Materiais:
Molde grande de um peixe (pode ser de EVA, cartolina ou tecido)
Órgãos internos recortáveis ou desenhados (coração, brânquias, etc.)
Velcro ou fita dupla face para colar os órgãos
Ilustrações simples dos órgãos (ou até um “peixe de feltro” com zíper, se possível)
Massinha ou papel colorido para modelar órgãos
- Desenvolvimento da Atividade:
Roda de conversa inicial (5 min):
Mostrar imagens de um peixe real e perguntar: “Como será que ele é por dentro?”
Apresentação (5 min):
Mostrar o molde do peixe grande. Falar de forma lúdica sobre os órgãos e suas funções.
Mão na massa (15 min):
As crianças vão montar o peixe por dentro com as partes internas usando velcro ou massinha.
- Ex: Colocar o coração perto da cabeça, o estômago na barriga, etc.
Brincadeira e música (5 min):
Fazer uma musiquinha ou rima sobre os órgãos do peixe:
“O coração bate forte, dá energia pra nadar… as brânquias respiram debaixo do mar!”
Finalização (5 min):
Relembrar o que aprenderam e perguntar o que mais gostaram de descobrir.
- Avaliação:
Participação ativa
Interesse e curiosidade demonstrados
Capacidade de nomear ou apontar partes do peixe
- Sugestão Extra:
Crie um “peixinho científico” com zíper, onde a criança abre e descobre o que tem dentro. Pode ser feito com feltro e enchimentos leves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.