Materiais utilizados:
Forminhas de papel para cupcake (asas)
Limpadores de cachimbo coloridos (antenas e corpo)
Miçangas coloridas (decoração e corpo da borboleta)
Cola ou fita adesiva (opcional)
- Objetivos da atividade:
Estimular a coordenação motora fina (dobrar, amassar, encaixar miçangas)
Desenvolver a percepção visual e sensorial (formas, cores, texturas)
Trabalhar a temática da metamorfose da borboleta
Promover a expressão artística e a criatividade
Explorar conceitos de simetria e equilíbrio de forma divertida
- Sugestões pedagógicas:
Conte uma história sobre a vida da borboleta antes da atividade.
Associe com uma aula de ciências sobre o ciclo de vida: ovo, lagarta, casulo e borboleta.
Use as borboletas prontas para montar um mural da primavera ou jardim coletivo na sala.
Pode ser inserida em um projeto de artes ou natureza.
- Plano de Aula: “A Mágica Transformação da Borboleta”
Etapa: Educação Infantil (4 a 6 anos)
Duração: 1 aula (cerca de 50 minutos)
Área: Natureza e Sociedade + Artes Visuais
Tema: Ciclo de vida da borboleta e criação artística
- Objetivos de Aprendizagem:
Compreender de forma lúdica o ciclo de vida da borboleta.
Desenvolver a coordenação motora fina por meio de dobraduras e manuseio de materiais.
Explorar formas, cores e simetrias em uma atividade artística.
Estimular a criatividade e a expressão pessoal.
- Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular):
EI03CG01: Expressar-se livremente, por meio da música, dança, artes visuais, teatro e outras manifestações artísticas.
EI03ET02: Perceber as transformações da natureza ao longo do tempo.
EI03TS01: Utilizar ferramentas, materiais e objetos diversos com finalidades variadas.
- Conteúdos:
O ciclo de vida da borboleta: ovo, lagarta, casulo, borboleta.
Formas e cores.
Produção artística com materiais alternativos.
- Materiais necessários:
Forminhas de papel (cupcake colorido)
Limpadores de cachimbo (coloridos)
Miçangas plásticas
Cola, tesoura sem ponta (se necessário)
Cartolina para montagem final ou varal para exposição
- Etapas da Aula:
1- Roda de Conversa (10 min)
Contar uma história ou mostrar um vídeo curto sobre o ciclo da borboleta.
Fazer perguntas: “Como nasce uma borboleta?”, “Você já viu uma?”
2- Exploração e Observação (5 min)
Mostrar imagens reais de borboletas e comparar com as asas feitas com forminhas.
Falar sobre simetria e cores vibrantes.
3- Mão na Massa: Criando Borboletas (25 min)
Dobrar as forminhas como sanfona para formar as asas.
Juntar com o limpador de cachimbo no meio.
Enfiar miçangas para formar o corpo.
Moldar as antenas com as pontas dos limpadores.
4- Compartilhamento e Exposição (10 min)
Cada criança mostra sua borboleta e escolhe um nome para ela.
Expor em mural ou varal com barbante e pregadores.
- Atividade Complementar (opcional):
Desenhar o “antes” e o “depois” da borboleta: uma lagarta e uma borboleta colorida.
Brincadeira de imitar os movimentos das borboletas com música suave.
- Avaliação:
Participação na roda de conversa.
Interesse e envolvimento na criação.
Capacidade de manipular materiais com autonomia e criatividade.
Compreensão básica sobre o ciclo da borboleta (observada em comentários espontâneos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.