POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Vamos trabalhar coordenação motora, criatividade e temas relacionados à natureza

Materiais utilizados:

Forminhas de papel para cupcake (asas)

Limpadores de cachimbo coloridos (antenas e corpo)

Miçangas coloridas (decoração e corpo da borboleta)

Cola ou fita adesiva (opcional)

- Objetivos da atividade:

Estimular a coordenação motora fina (dobrar, amassar, encaixar miçangas)

Desenvolver a percepção visual e sensorial (formas, cores, texturas)

Trabalhar a temática da metamorfose da borboleta

Promover a expressão artística e a criatividade

Explorar conceitos de simetria e equilíbrio de forma divertida

- Sugestões pedagógicas:

Conte uma história sobre a vida da borboleta antes da atividade.

Associe com uma aula de ciências sobre o ciclo de vida: ovo, lagarta, casulo e borboleta.

Use as borboletas prontas para montar um mural da primavera ou jardim coletivo na sala.

Pode ser inserida em um projeto de artes ou natureza.

- Plano de Aula: “A Mágica Transformação da Borboleta”

Etapa: Educação Infantil (4 a 6 anos)
Duração: 1 aula (cerca de 50 minutos)
Área: Natureza e Sociedade + Artes Visuais
Tema: Ciclo de vida da borboleta e criação artística

- Objetivos de Aprendizagem:

Compreender de forma lúdica o ciclo de vida da borboleta.

Desenvolver a coordenação motora fina por meio de dobraduras e manuseio de materiais.

Explorar formas, cores e simetrias em uma atividade artística.

Estimular a criatividade e a expressão pessoal.

- Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular):

EI03CG01: Expressar-se livremente, por meio da música, dança, artes visuais, teatro e outras manifestações artísticas.

EI03ET02: Perceber as transformações da natureza ao longo do tempo.

EI03TS01: Utilizar ferramentas, materiais e objetos diversos com finalidades variadas.

- Conteúdos:

O ciclo de vida da borboleta: ovo, lagarta, casulo, borboleta.

Formas e cores.

Produção artística com materiais alternativos.

- Materiais necessários:

Forminhas de papel (cupcake colorido)

Limpadores de cachimbo (coloridos)

Miçangas plásticas

Cola, tesoura sem ponta (se necessário)

Cartolina para montagem final ou varal para exposição

- Etapas da Aula:

1- Roda de Conversa (10 min)

Contar uma história ou mostrar um vídeo curto sobre o ciclo da borboleta.

Fazer perguntas: “Como nasce uma borboleta?”, “Você já viu uma?”

2- Exploração e Observação (5 min)

Mostrar imagens reais de borboletas e comparar com as asas feitas com forminhas.

Falar sobre simetria e cores vibrantes.

3- Mão na Massa: Criando Borboletas (25 min)

Dobrar as forminhas como sanfona para formar as asas.

Juntar com o limpador de cachimbo no meio.

Enfiar miçangas para formar o corpo.

Moldar as antenas com as pontas dos limpadores.

4- Compartilhamento e Exposição (10 min)

Cada criança mostra sua borboleta e escolhe um nome para ela.

Expor em mural ou varal com barbante e pregadores.

- Atividade Complementar (opcional):

Desenhar o “antes” e o “depois” da borboleta: uma lagarta e uma borboleta colorida.

Brincadeira de imitar os movimentos das borboletas com música suave.

- Avaliação:

Participação na roda de conversa.

Interesse e envolvimento na criação.

Capacidade de manipular materiais com autonomia e criatividade.

Compreensão básica sobre o ciclo da borboleta (observada em comentários espontâneos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.