Educação Infantil (4 a 5 anos)
Objetivos:
Desenvolver a coordenação motora ampla;
Iniciar o reconhecimento de números;
Estimular contagem oral e noção de quantidade.
Como aplicar:
A criança tenta acertar a bolinha em um dos copos.
Depois, conta o número que acertou com a ajuda do professor.
Pode usar fichas ou blocos para representar a pontuação visualmente.
Exemplo de fala com a criança:
“Você acertou o número 10! Vamos contar até 10 juntos?”
Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 3º ano)
Objetivos:
Praticar adição e subtração de forma divertida;
Comparar números e pontuações;
Trabalhar resolução de problemas simples.
Como aplicar:
Cada aluno joga 3 vezes e soma os pontos obtidos.
Pode-se criar desafios, como:
“Quem faz exatamente 35 pontos em 3 jogadas?”
“Você tem 2 jogadas. Qual a maior pontuação possível?”
Variante:
Adicionar operações no jogo (ex.: acertar um copo com multiplicação).
Fazer duplas e calcular a média dos pontos.
- Materiais:
Copos coloridos
Cartolina ou papelão
Canetas coloridas
Bolinhas de papel, ping pong ou tampinhas
- Habilidades BNCC trabalhadas:
EI03ET05, EF01MA05, EF02MA06, EF03MA07
(Identificar números, realizar adições e subtrações, resolver problemas simples do cotidiano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.