POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Mini Basketball Matemático

Educação Infantil (4 a 5 anos)

Objetivos:

Desenvolver a coordenação motora ampla;

Iniciar o reconhecimento de números;

Estimular contagem oral e noção de quantidade.

Como aplicar:

A criança tenta acertar a bolinha em um dos copos.

Depois, conta o número que acertou com a ajuda do professor.

Pode usar fichas ou blocos para representar a pontuação visualmente.

Exemplo de fala com a criança:

“Você acertou o número 10! Vamos contar até 10 juntos?”


Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 3º ano)

Objetivos:

Praticar adição e subtração de forma divertida;

Comparar números e pontuações;

Trabalhar resolução de problemas simples.

Como aplicar:

Cada aluno joga 3 vezes e soma os pontos obtidos.

Pode-se criar desafios, como:

“Quem faz exatamente 35 pontos em 3 jogadas?”

“Você tem 2 jogadas. Qual a maior pontuação possível?”

Variante:

Adicionar operações no jogo (ex.: acertar um copo com multiplicação).

Fazer duplas e calcular a média dos pontos.

- Materiais:

Copos coloridos

Cartolina ou papelão

Canetas coloridas

Bolinhas de papel, ping pong ou tampinhas

- Habilidades BNCC trabalhadas:

EI03ET05, EF01MA05, EF02MA06, EF03MA07

(Identificar números, realizar adições e subtrações, resolver problemas simples do cotidiano)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.