POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

A proposta do blog - Com múltiplas funções em épocas de crise, a arte é fundamental para ajudar a humanidade a atravessar, documentar e transformar a sua história.



Quero ver se VOCÊ PEGA essa explicação:


Entendam UMA COISA.

O brinquedo de sucata/lixo, não é um brinquedo sustentável. Para ser sustentável, precisam ser projetados para serem seguros, duráveis e, ao mesmo tempo, respeitarem a natureza, evitando impactos negativos ao meio ambiente.

Precisamos ser responsáveis, quando conversamos sobre esse assunto. Sustentabilidade é um conjunto de práticas ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis. Está relacionada diretamente ao desenvolvimento sustentável, incentivando hábitos mais conscientes e preservando os recursos naturais do planeta.

Esse hábito de pegar sucata/lixo e achar que está criando brinquedos, precisa ser TRANSFORMAdo EM OUTRA atitude, pois esse lixo NÃO É APENAS RECICLAGEM, sim reaproveitamento, pois de qualquer maneira um dia ele será descartado, e sabe-se lá onde, na rua podendo entupir bueiros; no mar podendo machucar os animais marinhos , ou transmitir doenças para quem está manuseando.

Para ser amigo do planeta é necessário ser limpo!

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa completamente diferente.

Precisamos reduzir gastos, nos reeducar financeiramente. É necessário ocorrer um equilíbrio, precisamos cooperar com a natureza, afinal de contas ela nos dá alimentos, ar puro.

Devemos aprender a descartar o lixo em local adequado.

BRINCADEIRA SUSTENTÁVEL não é um incentivo a brincar com sucata/lixo. É sim, um incentivo a trabalhar com ARTEsanato na educação infantil, fundamental e acadêmica, utilizando métodos terapêuticos, com o objetivo de mostrar que o que tem influência sobre nós não são diretamente os acontecimentos e situações diárias, mas sim a forma que interpretamos cada uma dessas situações. Analisar o contexto histórico, cultural e social em que algo é deixado como herança. É preciso compreender como esses elementos são transmitidos e preservados ao longo do tempo, e como eles podem influenciar e moldar o futuro. 

É legado e relações humanas.

É o método autodidata, que utilizei no período pós hospitalização que vivenciei/suportei.https://brinquedosmaterialreutilizado.blogspot.com/p/reciclagem-como-arteterapia.html

**Agora, juntem todas as palavras que estão em capslock e entendam, definitivamente, a frase abaixo**


VOCÊ PEGA UMA COISA E TRANSFORMA EM OUTRA.

NÃO É APENAS RECICLAGEM, É ARTE!




Também é um incentivo a conscientização.
Essa arte em mosaico é a ilustração da globalização do lixo no planeta Terra.
É o consumo desenfreado - contrário de consumo consciente



****REFORÇANDO****

A RECICLAGEM, NÃO É A FINALIDADE DESTA PÁGINA.

E frente a ressignificação, no que concerne a conscientização ambiental: a relação consumista precisa ser reeducada, pois, a raiz dos impactos sociais e ambientais, é o consumo desenfreado, desequilibrado e com descarte inadequado!

O consumo consciente ajuda a diminuir os impactos negativos no meio em que vivemos. Precisa-se ressignificar os pensamentos e conscientizar a vida em coletivo; conciliar o meio social e o natural; e reavaliar a aprendizagem humana na perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.

SUSTENTABILIDADE NÃO É SÓ MEIO AMBIENTE. TEM A VER TAMBÉM, COM LEGADO E RELAÇÕES HUMANAS.

É um ato de civilidade, faz parte de uma harmonia social que demonstra respeito pelo próximo e torna a sociedade mais justa.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre a arte

Arte é um reflexo da sociedade em que é produzida, e tem o poder de influenciá-la e moldá-la. Comunica idéias e tem prazo de validade longo.

Exemplo: a tinta na tela, o lápis no papel, criam imagens figurativas ou abstratas que estimulam a criatividade, a coordenação motora, a percepção das cores, a comunicação, a sensibilidade, e a capacidade de concentração e expressão. Produtos economicamente viáveis são transformados em obras de arte, que estimulam habilidades, propósitos, idéias e que vão deixar um legado em diversas gerações.

A arte é cíclica, tem inúmeras informações, reflexões e transformações.

A arte é sustentável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.