Translate

VOCÊ PEGA UMA COISA E TRANSFORMA EM OUTRA. NÃO É APENAS RECICLAGEM, É ARTE!

Desde a pré-história, a arte sempre teve um sentido transformador, que não precisa de justificativas.
Esta para confundir, perturbar, provocar e incitar o espectador... um convite a reflexão sobre questões filosóficas e cotidianas.


O propósito do blog é: a experiência da ressignificação, de somar conhecimentos sobre a matéria que está sendo tratada. Especialmente aquelas que são complexas em locomover o objeto de estudo ao laboratório, por exemplo, na Astronomia. A observação junto com a experimentação, fazem parte de um método científico que trabalha de maneira complementária e permite realizar a verificação empírica dos fenômenos.

É a ressignificação da mente humana.

É a simplicidade e complexidade em um mesmo trabalho, transcendendo os limites físicos e lúdicos.

A RECICLAGEM MATERIAL , NÃO É A FINALIDADE DO BLOG.

E frente a ressignificação no que concerne a conscientização ambiental:

A relação consumista precisa ser reeducada,pois a raiz de impactos sociais e ambientais, é o consumo desenfreado, desequilibrado e descarte inadequado!

O consumo consciente ajuda a diminuir impactos negativos no meio em que vivemos.
Precisa-se ressignificar os pensamentos e conscientizar da vida em coletivo; conciliar o meio social e o natural ; e reavaliar a aprendizagem humana na perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.


SUSTENTABILIDADE NÃO É SÓ MEIO AMBIENTE. TEM A VER COM LEGADO E RELAÇÕES HUMANAS. É um ato de civilidade, faz parte de uma harmonia social que demonstra respeito pelo próximo e torna a sociedade mais justa.

Renata Bravo
brincadeirasustentavel@gmail.com
ORAI E VIGIAI

Bem vindo e muito obrigada pela visita!

Plasticidade quer dizer MOLDÁVEL. Ter capacidade de se transformar, é uma das características do nosso sistema nervoso. A plasticidade neural é uma propriedade intrínseca do ser humano que acontece durante a aprendizagem ou durante as mudanças compensatórias causadas por uma lesão. Até pouco tempo acreditava-se que a plasticidade existia somente na infância, ou seja, enquanto o cérebro não teria se formado completamente. Atualmente sabe-se que milhares de neurônios são criados diariamente também no cérebro adulto, gerando mudanças contínuas durante toda a vida.

A arte é perfeita,
é moldável ,
é alcançável,
é transformadora.

Compostagem: uma forma de reciclar

Compostagem - Por um futuro melhor. Menos poluição, menos resíduos.


A compostagem é um processo de reciclagem natural que vai decompondo até atingir a última fase - composto - material escuro semelhante ao solo. A compostagem é um processo de reciclagem da matéria orgânica, isto é, dos resíduos sólidos orgânicos-RSU. Ao reciclá-los, transformando-os em um composto rico em nutrientes - excelente para o desenvolvimento de plantas, jardins e relvados - canaliza-os com destino útil evitando a sua acumulação em aterros.

O composto enriquece a característica dos solos ao alterar-lhes a estrutura, evitando uma mais rápida erosão, sejam solos arenosos ou argilosos. A ação do composto facilita a retenção de humidade e nutrientes reduzindo consideravelmente o recurso a fertilizantes químicos.

Compostores - tipos de compostores

Podem ser feitos ou encontrados no mercado feitos em madeira, plásticos, metálicos. Existem caixas de compostagem de maior ou menor capacidade. Ao utilizar estes recipientes de compostagem para reciclagem o seu lixo orgânico, selecione entre a grande variedade de compostores disponíveis no mercado, o que permite oxigenar suficientemente os detritos, para que não produza odores fortes e elevada libertação de gases (metano) durante a decomposição de lixo bio-degradável.

Nota: As lixeiras comuns são responsáveis por cerca de 3% das emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa. Ao reciclar o seu lixo orgânico utilizando compostores e seuindo as indicações do fabricante, além de poder usufruir de um composto fertilizante limpo, isto é, sem produtos químicos, colabora para a redução desse problema.

Existem compostos ou preparados de compostos que permitem o desenvolvimento de cogumelos (biológicos) com um elevado valor nutricional e aplicações terapêuticas.

Saber colocar ou posicionar o compostor e agir no processo - Regras básicas

- Escolha um local onde exista sombra no verão e sol no inverno.
- Tenha especial atenção ao fundo do compostor e garanta uma boa drenagem.
- Virar a matéria a compostar quando verificar compactação.
- Regue se necessário para manter a humidade.
- Temperatura ideal para a compostagem - materiais verdes e castanhos - 55ºC.

Procedimentos para compostagem

- Separação dos materiais orgânicos quer da cozinha ou do jardim.
- Fragmentar os resíduos em pequenos bocados de 2 a 8 cm.
- Colocação aleatória de ramos grossos - no fundo do compostor - de maneira a evitar a compactação e possibilitar o arejamento pleo fundo do compostor. Colocando de seguida uma camada de castanhos.
- Ir regando cada camada para obter os níveis de humidade adequados.
- Adicionar sobre estes, 2 a 3 mãos cheias de composto já pronto - o composto, que ao possuir microorganismos vai garantir o início do processo de compostagem.
- Adicionar uma camada de verdes e adicionar sobre estes uma camada de castanhos.
- Repetir o processo até atingir a altura de até 150cm.
- Feche com uma última camada de castanhos para impedir odores e animais indesejáveis.

Existem compostos que podem ajudar a acelerar todo o processo de composição, sobretudo dos resíduos vegetais, transformando-os em excelentes compostos.


Recicle o seu lixo e faça da reciclagem uma rotina. Com a reciclagem do lixo, você contribui para que haja menos poluição do meio ambiente e resíduos a serem colocados em aterros específicos para os suportar. Os materiais orgânicos, desde que se cuide a separação de resíduos sólidos, atravessam um ciclo dando origem a uma forma natural de adubo tal como descrito mais acima no gráfico. Informe-se sobre iniciativas particulares de compostagem e contribua para compostar lixo, em especial resíduos sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.