A criança pode e deve exercer sua cidadania política. A política não é exercitada somente na vida pública, participando do processo eleitoral por meio do voto. A cidadania política se exerce 24hs por dia, nos pequenos atos, na rotina do cotidiano. É tão importante quanto a grande política.
A criança exerce sua cidadania no relacionamento com os outros, com a família, com o trabalho, com a escola, com os vizinhos. O modo como ela se coloca na cidade define o quanto a criança exerce a sua cidadania. Esse modo de relacionamento possui algumas características.
Primeiro, é preciso cultivar a responsabilidade com a coletividade. Por exemplo: jogar lixo no lugar certo é um ato político porque beneficia a comunidade. Ações como pedir e dar orientações e solicitar serviços são políticas, pois utilizam equipamentos fornecidos pelo Estado. Se um serviço é mal prestado, tem-se o direito de reclamar. Isso também é política.
Segundo, as ações da criança não são somente individuais, mas sociais porque podem interferir no mundo. A família, por exemplo, é o primeiro grupo político da criança. Nela coexistem limites e regras comuns a qualquer relacionamento. A criança precisa aprender a respeitá-los. A escola é outro grupo político porque tem suas regras de funcionamento. Vivendo em conjunto, temos de respeitar regras de convívio (deveres) e conhecer nossos direitos.
Em diversos espaços da sociedade é muito comum que a criança
não seja considerada como um cidadão. A infância é vista como uma fase à parte do
restante do desenvolvimento dos indivíduos, isto é, uma fase em que a criança não possui
personalidade e pensamentos próprios. Apesar de nesse período ela ser inteiramente
dependente dos cuidados de um adulto, esse indivíduo já é um cidadão que desfruta de
direitos, possui deveres e pode ser participante ativo da sociedade. Sendo assim, as
crianças precisam de espaço para terem sua voz e ideias levadas em consideração.
A criança pode exercer a cidadania política de várias formas, desde a participação em projetos na escola até a participação em atividades domésticas.
Na escola
Participar de projetos que ensinem sobre o funcionamento do governo local
Participar de projetos que ensinem sobre questões sociais relevantes
Participar de projetos que ensinem sobre a importância de contribuir para o bem comum
Participar de feiras de solidariedade
Em casa
Participar de debates familiares sobre decisões do dia a dia
Participar de atividades que ensinem noções de democracia na prática
Fazer paralelos com situações da vivência da criança para tornar mais claros temas complexos
Na comunidade
Participar de projetos que visem a conquista e a efetivação de direitos sociais
Participar de projetos que visem a construção de iniciativas que possibilitem avançar para a concreta concepção de criança como sujeito de direitos
A educação voltada para a cidadania estimula a participação e a construção de uma sociedade sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.