POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

Horta e alimentação saudável

Como a criança pode exercer a cidadania política?


A criança pode e deve exercer sua cidadania política. A política não é exercitada somente na vida pública, participando do processo eleitoral por meio do voto. A cidadania política se exerce 24hs por dia, nos pequenos atos, na rotina do cotidiano. É tão importante quanto a grande política.
A criança exerce sua cidadania no relacionamento com os outros, com a família, com o trabalho, com a escola, com os vizinhos. O modo como ela se coloca na cidade define o quanto a criança exerce a sua cidadania. Esse modo de relacionamento possui algumas características.

Primeiro, é preciso cultivar a responsabilidade com a coletividade. Por exemplo: jogar lixo no lugar certo é um ato político porque beneficia a comunidade. Ações como pedir e dar orientações e solicitar serviços são políticas, pois utilizam equipamentos fornecidos pelo Estado. Se um serviço é mal prestado, tem-se o direito de reclamar. Isso também é política.

Segundo, as ações da criança não são somente individuais, mas sociais porque podem interferir no mundo. A família, por exemplo, é o primeiro grupo político da criança. Nela coexistem limites e regras comuns a qualquer relacionamento. A criança precisa aprender a respeitá-los. A escola é outro grupo político porque tem suas regras de funcionamento. Vivendo em conjunto, temos de respeitar regras de convívio (deveres) e conhecer nossos direitos.


 Em diversos espaços da sociedade é muito comum que a criança não seja considerada como um cidadão. A infância é vista como uma fase à parte do restante do desenvolvimento dos indivíduos, isto é, uma fase em que a criança não possui personalidade e pensamentos próprios. Apesar de nesse período ela ser inteiramente dependente dos cuidados de um adulto, esse indivíduo já é um cidadão que desfruta de direitos, possui deveres e pode ser participante ativo da sociedade. Sendo assim, as crianças precisam de espaço para terem sua voz e ideias levadas em consideração.


A criança pode exercer a cidadania política de várias formas, desde a participação em projetos na escola até a participação em atividades domésticas.

Na escola

Participar de projetos que ensinem sobre o funcionamento do governo local
Participar de projetos que ensinem sobre questões sociais relevantes
Participar de projetos que ensinem sobre a importância de contribuir para o bem comum
Participar de feiras de solidariedade

Em casa

Participar de debates familiares sobre decisões do dia a dia
Participar de atividades que ensinem noções de democracia na prática
Fazer paralelos com situações da vivência da criança para tornar mais claros temas complexos

Na comunidade

Participar de projetos que visem a conquista e a efetivação de direitos sociais
Participar de projetos que visem a construção de iniciativas que possibilitem avançar para a concreta concepção de criança como sujeito de direitos

A educação voltada para a cidadania estimula a participação e a construção de uma sociedade sustentável.


Cartilha para facilitar o uso em atividades escolares, oficinas comunitárias ou rodas de conversa com crianças.
Autora: Renata Bravo


Cidadania Política na Infância
1- O que é cidadania política?
Cidadania política não é só votar. É a participação ativa na vida da comunidade, exercida todos os dias, nos pequenos atos que contribuem para o bem comum.

2- Como a criança exerce cidadania?
Mesmo dependente de adultos, a criança já é um cidadão: tem direitos, deveres e pode participar da sociedade de forma significativa.

Exemplos de cidadania no cotidiano:
Respeitar regras em casa e na escola

Colaborar para manter espaços limpos e organizados

Usar serviços públicos com responsabilidade

Expressar opiniões de forma respeitosa

Reclamar ou sugerir melhorias quando um serviço não funciona bem

3-. Espaços de exercício da cidadania
Em casa:
Participar de decisões familiares (por exemplo: definir o cardápio, escolher passeios)

Conversar sobre problemas e soluções juntos

Aprender sobre respeito, direitos e deveres no convívio familiar

Na escola:
Participar de projetos sobre o funcionamento do governo

Envolver-se em ações sociais e feiras de solidariedade

Ajudar a pensar e cuidar das regras da turma

Na comunidade:
Participar de mutirões e ações coletivas

Colaborar para melhorias no bairro

Participar de projetos que defendam direitos sociais

4- Valores essenciais da cidadania política:
Responsabilidade coletiva: pensar no impacto das ações para todos

Respeito às regras e direitos: saber que a liberdade vem junto com deveres

Participação ativa: não se omitir diante de problemas

Solidariedade: agir para o bem comum, não só para o próprio interesse

5- Por que isso é importante?
Quando a criança aprende desde cedo a participar da vida coletiva:

Desenvolve senso crítico e empatia

Aprende a resolver conflitos de forma pacífica

Constrói uma visão de mundo mais justa e sustentável

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