POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Steel drum - reciclagem, som e criatividade




Meu Tamborzinho Caribenho

Faixa etária: 4 a 6 anos

Duração: 40 a 50 minutos

Campos de experiência (BNCC):

Traços, sons, cores e formas

Escuta, fala, pensamento e imaginação

O eu, o outro e o nós

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Objetivos:

Explorar sons produzidos com materiais recicláveis.

Estimular a coordenação motora ao bater nos instrumentos.

Promover a consciência ambiental ao reutilizar objetos.

Vivenciar ritmos caribenhos de forma divertida e inclusiva.

Materiais:

Latas metálicas (leite em pó, achocolatado etc.) com bordas protegidas com fita

Colheres de pau ou baquetas com ponta de EVA

Tintas guache, pincéis, lantejoulas, fitas coloridas, cola

Adesivos com símbolos musicais e carinhas felizes

Músicas caribenhas ou gravações de steel drum para escuta.

Etapas:

1- Roda de conversa (10 min)

Fale sobre Trinidad e Tobago (com imagens).

Mostre vídeos curtos de steel drum sendo tocado.

Pergunte: “Como seria fazer música com latas?”

2- Construção do instrumento (15 min)

Cada criança escolhe uma lata.

Elas decoram com tinta, fitas e adesivos.

O adulto ajuda a colar o EVA nas pontas das baquetas.

3- Exploração sonora (10 min)

Bater suavemente e experimentar os sons.

Descobrir onde a lata “soa mais grave ou aguda”.

Repetir padrões simples de batida com o professor.

4- Brincadeira musical (10 min)

Tocar junto com uma música caribenha.

Fazer “desfile de tambores” pela sala ou pátio.

Propor sequências de batida: forte/fraco, rápido/devagar.

Adaptação para inclusão:

Para crianças com deficiência visual: usar sons e texturas táteis na decoração.

Para crianças com deficiência motora: adaptar o tamanho das baquetas e apoio de fixação na lata.

Para crianças com TEA: oferecer fones abafadores e permitir exploração individual antes da roda.

Avaliação:

Participação nas etapas.

Exploração criativa do som.

Interação com colegas na roda musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.