Meu Tamborzinho Caribenho
Faixa etária: 4 a 6 anos
Duração: 40 a 50 minutos
Campos de experiência (BNCC):
Traços, sons, cores e formas
Escuta, fala, pensamento e imaginação
O eu, o outro e o nós
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos:
Explorar sons produzidos com materiais recicláveis.
Estimular a coordenação motora ao bater nos instrumentos.
Promover a consciência ambiental ao reutilizar objetos.
Vivenciar ritmos caribenhos de forma divertida e inclusiva.
Materiais:
Latas metálicas (leite em pó, achocolatado etc.) com bordas protegidas com fita
Colheres de pau ou baquetas com ponta de EVA
Tintas guache, pincéis, lantejoulas, fitas coloridas, cola
Adesivos com símbolos musicais e carinhas felizes
Músicas caribenhas ou gravações de steel drum para escuta.
Etapas:
1- Roda de conversa (10 min)
Fale sobre Trinidad e Tobago (com imagens).
Mostre vídeos curtos de steel drum sendo tocado.
Pergunte: “Como seria fazer música com latas?”
2- Construção do instrumento (15 min)
Cada criança escolhe uma lata.
Elas decoram com tinta, fitas e adesivos.
O adulto ajuda a colar o EVA nas pontas das baquetas.
3- Exploração sonora (10 min)
Bater suavemente e experimentar os sons.
Descobrir onde a lata “soa mais grave ou aguda”.
Repetir padrões simples de batida com o professor.
4- Brincadeira musical (10 min)
Tocar junto com uma música caribenha.
Fazer “desfile de tambores” pela sala ou pátio.
Propor sequências de batida: forte/fraco, rápido/devagar.
Adaptação para inclusão:
Para crianças com deficiência visual: usar sons e texturas táteis na decoração.
Para crianças com deficiência motora: adaptar o tamanho das baquetas e apoio de fixação na lata.
Para crianças com TEA: oferecer fones abafadores e permitir exploração individual antes da roda.
Avaliação:
Participação nas etapas.
Exploração criativa do som.
Interação com colegas na roda musical.
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