POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quarta-feira, 23 de julho de 2025

"Costurando uma cenoura" - atividade sensorial e motora fina

Aqui está uma descrição da proposta e como aplicá-la:


- Atividade Sensorial: Costurando a Cenoura

- Objetivo:

Desenvolver a coordenação motora fina, concentração e habilidades de pré-escrita por meio da técnica de costura com fios.

- Materiais:
Papelão cortado em forma de cenoura
Fita verde (folhas)
Lã ou barbante laranja
Furador de papel
Tesoura

- Como fazer:
Corte o papelão em formato de cenoura.
Faça furos ao redor da borda da cenoura com o furador.
Amarre a fita verde no topo para simular a rama da cenoura.
Entregue à criança uma lã laranja com a ponta reforçada (pode ser com fita adesiva ou uma agulha de plástico segura).
Incentive a criança a passar o fio pelos furos, imitando o movimento de costura.

- Habilidades trabalhadas:
Coordenação motora fina
Coordenação olho-mão
Concentração e foco
Criatividade
Noções espaciais


Uma forma simples e educativa de string art (arte com fios), adaptada para crianças pequenas.

- Atividade de String Art: Costura da Cenoura
Faixa etária: 3 a 6 anos
Tema: Coordenação motora fina e arte com fios
Duração: 40 minutos

- Objetivo da Atividade
Explorar a técnica de string art de forma lúdica.
Estimular a criatividade, a paciência e a concentração.
Desenvolver a coordenação motora fina e o controle manual.

- Plano de Aula – “Costurando a Cenoura”
1- Roda de Conversa (10 min)
Mostrar uma cenoura real ou em imagem.
Conversar: "Qual a cor da cenoura? Onde ela cresce? Já comeram cenoura?"
Apresentar o papelão em forma de cenoura e os fios como parte da proposta artística.

2- Mão na Massa: String Art (25 min)
Cada criança recebe uma “cenoura” de papelão com furos nas bordas.
Explicar como passar o fio por entre os buraquinhos: pode ser em linha reta, cruzado, ou livre.
Incentivar as crianças a preencherem o interior da cenoura com o fio, formando um padrão visual divertido.
Colar as folhas (fitas verdes) no topo.

3- Exposição (5 min)
Montar um varal ou mural com as “cenouras artísticas” feitas pelas crianças.
Deixar que contem para os colegas como fizeram sua arte.

- Desenvolvimento Cognitivo e Motor
Coordenação motora fina
Planejamento visual
Expressão artística
Resolução de problemas (passar o fio no lugar certo)

- Materiais:
Papelão (formas cortadas em triângulo arredondado)
Furador
Fio de lã ou barbante colorido (principalmente laranja)
Fitas verdes
Cola e tesoura (com supervisão)

Vamos fazer uma investigação a "string art da cenoura" com muita curiosidade natural e exploração prática

- Atividade: "Cenoura por Dentro" – String Art com Ciência
Faixa etária: Educação Infantil (4 a 6 anos)
Área: Ciências Naturais
Tema: Plantas – Raízes e alimentação
Abordagem: Investigação + expressão artística (string art)
Duração: 1 aula (50 minutos)

- Objetivos de Aprendizagem (modelo Singapura)
Observar partes de uma planta (raiz, folhas).
Compreender que as raízes crescem no solo e ajudam a alimentar a planta.
Investigar texturas, formas e funções da cenoura.
Expressar conhecimento de forma criativa e manual.

- Etapas da Aula (Baseadas em Investigação)
1- Explorar e Questionar (10 min)
Apresente uma cenoura real com folhas.

Pergunte:
"Onde essa parte cresce, em cima da terra ou embaixo?"
"Por que a cenoura é laranja?"
"Você já comeu uma planta que cresce no chão?"

2- Investigar com as Mãos (10 min)
Deixe as crianças tocarem em cenouras reais e observarem as texturas.
Corte uma cenoura transversalmente: observe o miolo, a casca, as cores.
Mostre o que é a raiz (cenoura) e as folhas verdes.

3- Criar com String Art (25 min)
Apresente a atividade de costura artística da “cenoura de papelão”.
Cada criança fará sua própria cenoura com linha laranja e folhas verdes de fita.
Fale sobre a função da raiz enquanto costuram: “A linha laranja representa a raiz que guarda nutrientes.”

4 Compartilhar Descobertas (5 min)
Exposição das cenouras.
Pergunte: “O que você aprendeu sobre a cenoura hoje?”
Incentive que relatem oralmente suas observações.

- Materiais Necessários
Cenouras reais (opcional)
Papelão cortado em forma de cenoura
Furador
Lã/barbante laranja
Fita verde
Cola e tesoura
Lupa (opcional, para investigar texturas)

- Resultado Esperado
As crianças aprendem que:
A cenoura é uma raiz comestível.
As plantas têm partes diferentes com funções específicas.
A ciência também pode ser feita com arte, toque e exploração.

Aproveitando este Projeto de Ciências, vamos aprender sobre outros três grandes temas:
Plantas, Animais e Energia.
Ele segue uma abordagem baseada na exploração, investigação ativa, observação sensorial e linguagem simples.

- Projeto de Ciências – Estilo Singapura
Temas: Plantas • Animais • Energia
Faixa etária: Educação Infantil (4 a 6 anos)
Duração: 3 a 4 semanas
Eixos: Natureza, investigação, linguagem oral, arte e expressão corporal

- Objetivos Gerais
Desenvolver a curiosidade científica das crianças por meio de perguntas, observação e experimentação.
Identificar características básicas de plantas e animais.
Compreender, de forma lúdica, o conceito de energia e suas fontes no dia a dia.
Utilizar a arte e o movimento como forma de expressão do conhecimento científico.

- Organização por Temas
1- PLANTAS – “O que as Plantas Precisam para Crescer?”
Duração: 1 semana

Atividades-chave:
Investigação com sementes: plantio do feijão no algodão.
Observação diária com lupa (se possível).
Cartaz de acompanhamento de crescimento.
String art “Cenoura por Dentro” (atividade sensorial).
Jogo: “O que a planta precisa?” (sol, água, terra, amor).

Conceitos abordados:
Partes da planta (raiz, caule, folhas, flor).
Condições para crescimento: água, luz solar e solo.
Plantas como fonte de alimento.

2- ANIMAIS – “Onde Vivem? O Que Comem?”
Duração: 1 semana

Atividades-chave:
Painel “Animais da Fazenda, da Floresta e do Quintal”.
Jogo de classificação: terrestre, aquático e aéreo.
Histórias com animais (ex: “O Leão e o Ratinho”).
Atividade sensorial com fantasias ou fantoches de animais.
Mini zoológico de massinha ou papelão.

Conceitos abordados:

Diferentes habitats.
Características físicas (pelo, penas, escamas).
O que comem e como se locomovem.

-3- ENERGIA – “De Onde Vem a Força?”
Duração: 1 semana

Atividades-chave:
Brincadeiras com ventilador, lanterna, som (exploração sensorial).
Roda de conversa: “O que nos dá energia?” (comida, sol, movimento).
Desenho: “Quando eu estou com energia...”
Construção de um moinho de vento com papel.

Experimento simples: painel solar caseiro com papel alumínio e luz solar (aquecendo água em copinho preto).

Conceitos abordados:
Fontes naturais de energia: sol, vento, comida.
Energia do corpo: brincar, correr, pular.
Energia na natureza: vento move, sol aquece, comida fortalece.

- Avaliação
Observação direta: participação, curiosidade, hipóteses.
Registros orais, visuais e artísticos das crianças.
Criação de um mural ou portfólio coletivo com fotos, desenhos e frases.

- Culminância do Projeto
“Feira Científica Infantil”
Exposição de experimentos e atividades feitas:
Painel de crescimento da planta
Animais em seus habitats
Brinquedos que usam energia
Convidar famílias e outras turmas.

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