POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

segunda-feira, 21 de julho de 2025

As aulas de Ciências em Singapura são reconhecidas internacionalmente por sua excelência. O país tem um dos melhores desempenhos em rankings mundiais de educação (como o PISA) e adota uma abordagem moderna, prática e baseada na investigação científica.

Veja um panorama de como essas aulas funcionam:


Como são as aulas de Ciências em Singapura?

1- Aprendizagem baseada em investigação (Inquiry-Based Learning)

Os alunos são incentivados a explorar, fazer perguntas e experimentar. Em vez de apenas memorizar fatos, eles descobrem conceitos científicos por meio de atividades práticas e resolução de problemas.

2- Uso intenso de laboratórios e tecnologia

Desde o ensino fundamental, os alunos realizam experimentos em laboratório, usam modelos 3D, realidade aumentada e simulações digitais para entender melhor os fenômenos.

3- Foco em habilidades do século 21

As aulas desenvolvem não só conhecimento científico, mas também:

Pensamento crítico e criativo

Trabalho em equipe

Comunicação

Solução de problemas

4- Currículo estruturado por ciclos

Primário (7–12 anos): Ciências são introdutórias e baseadas na natureza, corpo humano, materiais e meio ambiente.

Secundário (13–16 anos): Os temas ficam mais avançados, como física, química e biologia. Alunos fazem projetos de pesquisa e se preparam para exames nacionais.

5- Projetos de pesquisa e feiras científicas

É comum os estudantes participarem de feiras de ciências e olimpíadas, com orientação dos professores. Há incentivo à criatividade e inovação científica.

Crianças de quatro anos brincam com o BeeBot, abelha-robô usada no ensino de programação, em Cingapura.

-Formação dos professores

Os professores de Ciências passam por formação contínua, oferecida pelo Instituto Nacional de Educação de Singapura.

Eles recebem treinamento em metodologias ativas, uso de tecnologias educacionais e avaliação por competências.

- Exemplo de atividades típicas:

Investigar o crescimento de plantas em diferentes condições de luz e água.

Montar circuitos elétricos com materiais do cotidiano.

Simular mudanças de estado da matéria com experiências simples.

Debates sobre questões éticas da ciência (como inteligência artificial ou clonagem).

- Plano de aula de Ciências inspirado no modelo de Singapura, especialmente adequado para o ensino fundamental (nível primário), e fundamentado na abordagem Inquiry-Based Learning e no modelo 5E utilizado lá  .

- Detalhes do Plano de Aula

Tema: Estados da matéria (sólido, líquido, gasoso)

Faixa etária: 9–10 anos (Primary 4, no modelo de Singapura)

Duração: 1 hora

- Estrutura 5E

1. Engage (Motivar / Despertar Curiosidade)

Início com um vídeo curto mostrando gelo derretendo, condensação e evaporação.

Provocar perguntas: 

*“Por que isso muda de forma? O que acontece com a água quando esfria ou esquenta?”*

2- Explore (Explorar)

Dividir alunos em grupos e oferecer pratos com gelo, água à temperatura ambiente e uma panela de água quente (supervisionada).

Orientar observações: mudanças visuais, toque, temperatura.

Registrar como cada estado se comporta.

3- Explain (Explicar)

Cada grupo apresenta suas observações.

O professor explica os conceitos científicos: moléculas se movendo mais ou menos rápido, energia térmica, mudança de estado.

4- Elaborate (Aplicar e aprofundar)

Propor um experimento: *“Qual seria o melhor jeito de conservar gelo por mais tempo?”*

Os grupos testam diferentes embalagens (papel-alumínio, plástico, isolante).

Prever resultados, testar, coletar dados e comparar.

5- Evaluate (Avaliar)

Avaliação formativa via breve questionário oral ou escrito:

O que causa mudança de estado da matéria?

Exemplos do dia a dia.

Que embalagem manteve o gelo por mais tempo e por quê?

- Recursos necessários

Gelo, água em temperatura ambiente e quente (com supervisão), utensílios simples

Quadro, folhas de registro, instrumentos de medição simples

Vídeo introdutório sobre mudança de estado

- Segurança

Sempre usar proteção (luvas, óculos de segurança) durante interação com água quente

Material manipulável sem risco para essa faixa etária  

- Benefícios dessa abordagem no contexto de Singapura

A aula segue o modelo de investigação científica ativo e centrado no aluno, conforme meta das escolas singapurenses para desenvolver pensamento crítico, criatividade, colaboração e atitude científica  .

Utiliza o modelo didático 5E — padrão no currículo e em escolas de Singapura como Angsana, Changkat, Evergreen, entre outras  .

Promove verdadeira aprendizagem prática, com estudantes agindo como investigadores — característica central do “Fun Learning in Inquiry-Based Science (FLIBS)” aplicado entre o Primary 3 e 6  .

- Planejamento em resumo

Etapa - Atividade principal

Engage Vídeo + questionamento provocativo

Explore Experimentos em grupo com gelo, água e observação

Explain Discussão coletiva e construção dos conceitos científicos

Elaborate Experimento aplicado para testar conservação do gelo usando diferentes materiais

Evaluate Verificação do entendimento por meio de perguntas e compartilhamento de conclusões

Abaixo, três planos de aula de Ciências, inspirados no modelo de Singapura e organizados com base no modelo 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate). Cada plano é voltado para alunos do ensino fundamental (aproximadamente 9 a 11 anos).

1- Tema: Plantas – O que elas precisam para viver?

Objetivo: Compreender os fatores essenciais para o crescimento das plantas (luz, água, solo, ar).

- Engage

Mostrar uma planta saudável e outra murcha. Perguntar:

“Por que uma está bonita e a outra não?”

“O que acontece se uma planta não tiver água?”

- Explore

Em grupos, os alunos plantam sementes (ex: feijão) em diferentes condições:

Com luz e água

Sem luz

Sem água

Sem terra

- Explain

Cada grupo observa por dias. O professor conduz uma conversa sobre:

Fotossíntese

Necessidade de luz, água e nutrientes

Função das raízes, caule e folhas

- Elaborate

Desafio: criar um "mini jardim ideal" usando garrafas PET. Explicar por que ele vai funcionar bem com base no que aprenderam.

- Evaluate

Apresentações em grupo e um quiz com perguntas como:

O que acontece sem luz?

Por que regar é importante?

2- Tema: Energia – Fontes e usos

Objetivo: Identificar diferentes fontes de energia e seus usos no cotidiano.

- Engage

Mostrar imagens/vídeos curtos de objetos em funcionamento: carro, ventilador, fogão, painel solar.

Perguntar: “O que todos eles precisam para funcionar?”

- Explore

Atividade com cartões de energia:

Separar fontes renováveis e não renováveis

Jogos de associação: “Esta energia vem de onde?”

Painel com circuitos simples (pilhas + LED)

- Explain

Discutir com os alunos:

O que é energia

Fontes de energia (solar, eólica, elétrica, etc.)

Consumo consciente e sustentabilidade

- Elaborate

Criar cartazes explicativos ou maquetes de uma “casa sustentável” com energia solar, reutilização de água, etc.

- Evaluate

Autoavaliação + debate em sala: “Como podemos economizar energia em casa e na escola?”

3- Tema: Vida Animal – Classificação e características

Objetivo: Compreender os principais grupos de animais (mamíferos, aves, répteis, peixes, anfíbios, invertebrados).

- Engage

Mostrar sons de animais e imagens. Perguntar:

“Todos esses animais são iguais?”

“Como podemos agrupá-los?”

- Explore

Jogo de classificação com figuras:

Separar em vertebrados/invertebrados

Agrupar por características: pele, modo de locomoção, habitat

- Explain

O professor apresenta os grupos de animais, com foco nas características principais de cada um.

- Elaborate

Cada grupo adota um “animal de estimação da turma” (real ou inventado) e cria uma ficha com:

Nome, grupo, alimentação, habitat, curiosidades

- Evaluate

Criação de um “zoológico ilustrado” da sala com fichas e desenhos.

Apresentação oral para fixação.


Abaixo, planos de aula adaptados para a Educação Infantil (crianças de 4 a 6 anos), mantendo a essência do modelo de Singapura - aprendizagem ativa, exploratória e divertida, com atividades práticas, observação da natureza e expressão artística.

1- Plantas – Como elas crescem?

Objetivo: Fazer a criança perceber que plantas crescem e mudam com o tempo, e precisam de água, luz e cuidado.

- Engage (Motivar)

Mostrar uma planta viva e uma murcha.

Contar uma história curta: “A plantinha que tinha sede”.

- Explore (Explorar)

Cada criança planta uma semente de feijão em algodão.

Colocar no sol e regar todos os dias.

Observar e desenhar o que muda a cada dia.

- Explain (Conversar)

Roda de conversa: O que ajudou a semente a crescer?

Introduzir palavras: raiz, caule, folha, crescer.

- Elaborate (Criar)

Fazer uma arte: "A minha planta feliz" com papel colorido, cola e lã.

Reencenar a história da plantinha com fantoches.

- Evaluate (Mostrar o que aprendeu)

Cada criança apresenta sua planta e conta o que ela precisa para viver.

2- Energia – De onde vem a luz e o calor?

Objetivo: Reconhecer que a luz e o calor vêm do sol e da eletricidade, e que usamos energia no nosso dia a dia.

- Engage

Mostrar uma lanterna e acender. Depois mostrar o sol através da janela.

Perguntar: “De onde vem essa luz?”

- Explore

Levar para um passeio ao ar livre. Pedir para apontarem:

O que está no sol?

O que está na sombra?

- Explain

Roda de conversa: Como usamos a luz e o calor?

Cantar uma música: “O Sol nasceu lá na fazendinha” 

- Elaborate

Criar um “Sol com raios de papel”, colando imagens de coisas que precisam de energia: ventilador, fogão, carro, planta.

- Evaluate

Jogo “Sim ou Não?”: O sol dá calor? A luz vem da geladeira? (respostas com plaquinhas ou pulando).

3- Animais – Quem vive com a gente?

Objetivo: Observar, nomear e classificar animais do cotidiano: domésticos, silvestres, do mar, do campo.

- Engage

Mostrar imagens ou brinquedos de animais e sons: gato, cachorro, vaca, peixe, passarinho.

“Quem conhece esse bichinho?”

- Explore

Passeio pelo pátio ou parque para observar animais reais (pombas, formigas, gatos, cachorros).

- Explain

Classificar em roda:

Onde moram?

O que comem?

Como andam?

- Elaborate

Fazer máscaras ou chapéus de animais com cartolina.

Brincar de “Desfile dos bichos”: cada um anda como seu animal.

- Evaluate

Jogo: “Adivinha o animal!” (imitar sons ou movimentos e os colegas tentam adivinhar).

Registrar os preferidos em desenho ou colagem.

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